O que é Nxt e como funciona essa moeda?
O que é Nxt e como funciona essa moeda?

O que é Nxt e como funciona essa moeda?

Desde a criação do Bitcoin, cada moeda digital tem procurado apresentar características ou propósitos distintos. Para conhecer uma das principais em termos de diferenciais, vale a pena saber o que é Nxt.

Essa criptomoeda está além da proposta tradicional e é capaz de constituir um sistema inteiro de pagamento. Isso é possível graças às suas particularidades. Paralelamente, é preciso entender os pontos principais para compreender qual é o impacto real que ela oferece.

Então veja neste post o que é a moeda Nxt e descubra quais são as suas principais características de funcionamento!

O que é Nxt?

A Nxt é uma moeda digital que foi criada com o objetivo de constituir uma rede de pagamentos. Sua criação aconteceu em 2013, ao mesmo tempo em que surgiram outras moedas digitais.

Ela funciona com código aberto, criado do zero. Além de utilizar o blockchain como mecanismo de segurança e registro público, traz uma nova proposta para a rede de blocos — e se autointitulou o Blockchain 2.0.

Como essa criptomoeda funciona?

O funcionamento da criptomoeda Nxt depende de uma plataforma flexível, com diversas funcionalidades. Ela, na verdade, forma um ecossistema de pagamentos, de modo que pode ser usado por usuários com diferentes necessidades.

Então, inicialmente, funcionava quase como um software. A partir de seu lançamento e de suas atualizações, passou a receber outras funcionalidades. Por exemplo, a capacidade de construir um marketplace ao redor do criptoativo, de usar plugins e adaptar conforme a necessidade.

Além do uso da moeda como câmbio digital, ela permite que haja a aquisição de licenças para quem desejar usá-la como rede de pagamentos.

Em relação à validação das transações, o mecanismo de segurança utilizada é o proof-of-stake (PoF) ou prova de participação. Nesse caso, os validadores utilizam suas próprias criptomoedas para validarem operações, que seguirão para registro público.

Em caso de fraude, o valor dado como uma espécie de garantia não é devolvido. Portanto, é uma alternativa especialmente protegida.

Quais são suas principais características?

Por ser uma plataforma flexível, uma das qualidades da Nxt é a liberdade que ela oferece a seus usuários. Mais que investir nessa criptomoeda, é possível criar suas próprias aplicações financeiras com estrutura completa.

Ela também conta com recursos adicionais, como uso de servidor DNS, sistema de mensagens e outras integrações. Por isso, há como ter acesso a diversas funcionalidades associadas ao blockchain, com foco na realização de pagamentos e transparência.

Além disso, a criptomoeda dispõe de dados em nuvem, controle de contas e sistema monetário, além de tokens e sistemas secundários. Para completar, apresenta um sistema de suporte e uma comunidade engajada — embora não seja tão grande quanto a de moedas como o Bitcoin.

Em comum com outras moedas digitais, compartilha a descentralização. Por isso, já contou com o apoio de outros contribuintes para seu desenvolvimento ao longo do tempo.

Quais as vantagens da Nxt?

O fato de ter características tão específicas faz com que a moeda Nxt apresente vantagens, especialmente em relação a outras altcoins. Por sua criação, teoricamente, ela traz mais independência para o sistema de pagamentos e de transações.

Além de não ser preciso depender de instituições financeiras tradicionais e centralizadas, ela é escalável. Graças à transparência quanto à geração de nós e blocos do blockchain, oferece maior controle ao usuário e permite realizar operações em larga escala.

O fato de usar o protocolo PoS a torna menos suscetível a ataques, diferente das que usam proof-of-work (PoF) ou prova de trabalho.

Por falar no protocolo PoF, ele exige um consumo elevado de recursos eletrônicos e energia, o que não acontece com a prova de participação. Logo, a moeda Nxt pode ter uma atuação mais verde e sustentável.

Como ela se diferencia de outras moedas?

Além de saber o que é Nxt, é importante compreender que ela tem alguns diferenciais importantes, em relação às demais moedas.

Diferentemente de outras altcoins, essa moeda não surgiu por modificações no código de base do Bitcoin. Em vez disso, seu desenvolvedor elaborou o código de modo completo. Logo, ela oferece uma estrutura que outras criptomoedas não apresentam.

Outro ponto de destaque é que não há mineração — processo que acontece no Bitcoin e em alternativas. Ao total, há 1 bilhão de unidades, que foram disponibilizadas no momento de seu lançamento para 73 investidores iniciais.

Além de isso permitir a execução do protocolo de prova de participação, é um ponto que também ajuda a torná-la menos inflacionária.

Como a Nxt foi aplicada na prática?

Em 2015, ocorreu um dos fatos mais interessantes sobre a Nxt. Ela foi anunciada como uma solução de apoio para incrementar e acelerar todo o ecossistema econômico de uma ilha grega.

Isso aconteceu, na verdade, por meio da moeda Drachmae, que foi criada com a estrutura da Nxt. A intenção, com o uso da criptomoeda, era esquentar a economia local, que vinha sofrendo com sucessivos problemas e quebras.

Então, a ilha de Agistri foi escolhida para testar na prática as características da Nxt. A principal justificativa foram as dificuldades que o setor bancário tradicional encontrava, especialmente por causa das retiradas em séries realizadas pela população.

A experiência, entretanto, começou com maior intensidade em 2019, no turismo. Os resultados ainda não foram publicados, mas o experimento foi pioneiro e até incentivou o uso de blockchain em outras economias.

A Moldávia, por exemplo, também desenvolveu projetos teóricos focados no estímulo à economia e até mesmo como parte do plano de erradicação da pobreza.

Sabendo o que é Nxt, você está diante de uma das moedas digitais com mais características diferenciadas. Com o propósito de estabelecer uma revolução nos meios de pagamento, pode ser interessante acompanhar a alternativa nos próximos anos!

Para não perder nenhuma novidade e conferir outras dicas e informações, curta nossa página no Facebook!

Compartilhe:

Deixe uma resposta


Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.