engolfo de baixa e alta
engolfo de baixa e alta

O que é engolfo de baixa e engolfo de alta na análise técnica?

A especulação na bolsa de valores traz oportunidades de ganhos em curto e curtíssimo prazo para quem tem uma tolerância maior à volatilidade. Para explorar as possibilidades, entretanto, é preciso fazer uma boa análise técnica — e um de seus padrões gráficos é o engolfo de baixa.

Ele aponta uma possível reversão de tendência e exige atenção para que você encontre o momento ideal de fechar sua posição e realizar os lucros. Além de identificá-lo, vale a pena conhecer o engolfo de alta, que segue o caminho oposto e também apoia a tomada de decisão.

Na sequência, descubra mais sobre o engolfo de baixa e de alta e entenda o que cada um representa!

O que é a análise técnica?

Antes de tudo, vale reforçar que a análise técnica ou análise gráfica consiste em uma avaliação de informações como preço dos ativos e derivativos financeiros, volume de negociação e relação entre demanda e oferta.

Portanto, utiliza-se como base o histórico de negociação. Ela é usada para avaliar as tendências e basear decisões dos traders. Nesse sentido, é comum procurar e analisar padrões gráficos, que se formam com o surgimento de tendências em relação ao comportamento dos preços.

Esse tipo de análise é diferente da análise fundamentalista. Os fundamentos são usados em investimentos de longo prazo e consideram os pilares do funcionamento de um negócio em busca de informações sobre sua solidez e perspectiva de lucro.

Por que a análise técnica é importante para especuladores?

Como você viu, o principal objetivo da análise técnica é encontrar tendências no comportamento dos preços. Por meio delas, podem-se antecipar movimentos e aproveitar oportunidades geradas pelas oscilações de cotações.

A ferramenta é especialmente utilizada por quem especula no mercado financeiro. Afinal, graças a ela é possível identificar e explorar chances de obter ganhos no curto e no curtíssimo prazo. Portanto, trata-se de um recurso de apoio à tomada de decisão dos especuladores.

O que é engolfo de baixa?

O engolfo de baixa é um dos padrões observados em gráficos de candles do mercado financeiro. Em inglês, é chamado de bearish engulfing e representa um padrão de reversão de um movimento de alta.

Para identificá-lo graficamente, é necessário conferir os padrões de candles. De um lado, existe um candle de alta, que faz parte do movimento de valorização. Imediatamente após surge um candle de baixa — o qual é grande o bastante para encobrir o corpo do primeiro candle.

Em termos financeiros, o candle que caracteriza o engolfo de baixa tem um preço de abertura que é igual ou superior ao preço de fechamento do candle de alta.

A identificação desse padrão também depende da consideração do movimento que vem acontecendo. Para caracterizá-lo, é preciso que os candles surjam após um período de alta.

O que ele significa?

Na prática, o engolfo de baixa significa que a força vendedora tem superado a força compradora, o que indica um aumento da oferta. Considerando a lei da oferta e da procura, isso faz com que o preço entre em uma tendência de queda.

É importante notar que o surgimento do engolfo de baixa, por si só, não garante a reversão de tendência. Para confirmar a ocorrência desse movimento, é necessário avaliar outros elementos e padrões gráficos da análise técnica.

Ao mesmo tempo, alguns sinais dão força à possibilidade de a reversão acontecer. quanto menor for o primeiro candle e quanto maior for o segundo, mais intensa é a chance de o movimento se inverter.

O aumento de volume de negociação ou do tamanho do segundo candle também são indicadores da força do movimento. O momento imediatamente antes de a reversão se concretizar pode aparecer como uma boa oportunidade para realizar a venda.

O que é engolfo de alta?

Além do movimento de reversão da tendência de alta, existe o que prevê a reversão de uma tendência de queda. Ele é conhecido como engolfo de alta e também está relacionado às características do candle no início do movimento reverso.

Em inglês, ele é conhecido como bullish engulfing e pode ser identificado graficamente. Assim como o engolfo de baixa, o de alta conta com um candle cujo corpo é maior que o do candle anterior.

A diferença é que ele surge em um momento de baixa, prevendo uma reversão da tendência de baixa e um novo crescimento dos preços de negociação.

O que ele representa?

Ao comparar engolfo de alta e de baixa, o de alta significa que a força compradora tem superado a força vendedora. Com um aumento da demanda, os ativos e derivativos poderão ficar mais valorizados.

Os mesmos fatores que aumentam as chances de o engolfo de baixa representar uma reversão de tendência que se concretiza podem ser considerados no engolfo de alta. Então, além do primeiro candle do dia é necessário observar o comportamento mais geral.

Antes que a reversão de tendência se concretize, pode surgir o momento ideal para fazer a aquisição de um ativo ou derivativo. Considerando que a tendência seguinte é de crescimento, esse será a cotação mais baixa até que o preço perca o suporte.

Como usar o engolfo de alta e de baixa a seu favor?

Se você opta pela especulação na bolsa valores, ser capaz de identificar um engolfo pode trazer boas oportunidades de lucros. No engolfo de baixa, por exemplo, há a chance de vender pelo melhor preço dentro de um período, evitando perdas.

Mas é importante, primeiramente, reconhecer se existe um movimento concreto de alta ou baixa. A partir disso, a avaliação dos candles na abertura permite perceber quando há a perda da força vendedora ou compradora.

Com esse acompanhamento, você pode emitir ordens para abrir ou fechar sua posição. Contudo, não se esqueça de que o engolfo deve ser usado junto a outros indicadores — que servirão para confirmar a reversão de tendência.

Como você viu, o engolfo de baixa e o engolfo de alta ajudam a prever os momentos de reversão de tendência sobre os preços. Ao ser capaz de reconhecê-lo antes que o movimento se concretize é possível obter boas oportunidades de lucrar com a especulação.

Aproveite o espaço dos comentários para dizer se ainda tem dúvidas sobre esses padrões gráficos e debata sobre o assunto com outros especuladores!

Compartilhe:

Deixe uma resposta


Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.