Se você acompanha a bolsa de valores já deve ter percebido que os preços não se movimentam em uma linha contínua, mas em zigue-zague. Isso acontece devido às disputas bearish vs bullish — também conhecidas como ursos vs touros.

O vencedor nessa disputa consegue direcionar o mercado a seu favor até sua força acabar. Nesse momento, a força oposta entra em cena e faz com que os preços adotem um direcionamento contrário, formando as altas e baixas do mercado.

Porém, esses momentos de dominância formam as tendências, e retratam o ânimo dos investidores em cada ciclo de mercado. Desse modo, saber identificar se o mercado está bearish ou bullish pode auxiliar nas suas decisões de investimento.

Confira tudo a respeito desse assunto neste post. Vamos lá?

O que é bearish market?

No mercado financeiro, a expressão bearish market (mercado do urso) é utilizada para períodos em que o mercado está em baixa. A figura do urso é utilizada devido à forma com que ele ataca suas presas — geralmente, suas garras são usadas em um ataque de cima para baixo.

Assim, nessas ocasiões é comum que exista um pessimismo dos investidores em relação à economia e ao mercado. Muitas vezes, o bearish market se instala em momentos em que o país está em uma recessão econômica, altas taxas de desemprego, inflação alta, desaceleração do PIB etc.

Diante disso, o comportamento de muitos diante do mercado do urso é a venda de seus ativos financeiros. Ao mesmo tempo, quando mais pessoas desmontarem suas posições, mais os preços tendem a cair — uma vez que há muita oferta e pouca demanda.

Um exemplo desse cenário aconteceu em março de 2020, quando a crise de covid-19 causou pânico no mercado. Ao acompanharem os preços caindo, muitos investidores desfizeram seus investimentos, mesmo com prejuízo — contribuindo para que a queda fosse ainda maior.

O que é bullish market?

Já o bullish market (mercado do touro) é exatamente o oposto. Nesse ciclo de mercado, observa-se o mercado em alta. A imagem do touro também faz alusão à forma de ataque desse animal. Afinal, é comum o touro projetar sua cabeça para baixo e arremessar o oponente para cima, com os chifres.

Durante o mercado do touro, existe um otimismo maior em relação à economia. Por vezes ele está relacionado à elevação do PIB, acesso facilitado ao crédito (redução dos juros), diminuição da inflação, aumento do consumo, entre outros.

Logo, é esperado que investidores e especuladores aproveitem o período para comprar ativos e derivativos financeiros. Então o aumento na procura tende a fazer com que os preços aumentem, já que a demanda se torna maior que a oferta.

Como exemplo de bullish market pode ser destacado o período pós-covid19, que encerrou o bearish market que estava em vigência. Na época, diversos mercados não somente recuperaram a pontuação que tinha perdido, mas atingiram sua máxima histórica.

INVESTIR FORA DO BRASIL? DESCUBRA COMO Investir fora do Brasil

INVESTIR FORA DO BRASIL? DESCUBRA COMO Investir fora do Brasil

Aprenda a como investir no exterior de forma prática

Por que o investidor e o especulador precisam entender esses mercados?

Depois de conhecer os conceitos de bearish e bullish market, vale a pena se aprofundar sobre a importância de saber identificá-los. Veja!

Investidor

Se você é um investidor e aloca seu capital de modo a buscar objetivos de longo prazo, saber o momento que o mercado está passando é importante. Em mercados bearish, por exemplo, a tendência de venda é predominante no mercado, mas isso pode significar oportunidades de compra.

O investidor de maior sucesso no mundo, Warren Buffett, se especializou na compra de ações em períodos de grandes quedas no mercado. Uma de suas frases mais icônicas é: seja ganancioso quando os demais estão com medo, e tenha medo quando os demais estão gananciosos.

Isso guarda relação com as tendências bearish e bullish do mercado. Agindo de acordo com a lição deixada por Buffett, você nunca será impactado pelo chamado efeito manada, em que as pessoas adotam o mesmo comportamento do grupo, mesmo sem saber se isso lhe será benéfico.

Esse comportamento coletivo pode surgir quando há um medo generalizado de perder dinheiro ou de ficar de fora do mercado (fear of missing out) e perder oportunidades. Em ambos os casos, os resultados de tomar uma decisão motivada pelo medo podem ser bastante prejudiciais.

Especulador

Caso você utilize o mercado para especular e obter lucros no curto ou curtíssimo prazo, identificar as tendências também é fundamental. Em regra, as grandes movimentações de preços no mercado são causadas pelos operadores institucionais (bancos, instituições estrangeiras etc.).

Já as tendências são os rastros deixados por esses participantes do mercado. Portanto, se posicionar a favor da tendência tende a ser mais lucrativo que estar contra ela. Isso porque dificilmente o capital de uma pessoa física será o bastante para impedir a atuação de um operador institucional.

Logo, saber identificar se a força dominante no mercado é bearish ou bullish costuma ser de grande ajuda para o trader tomar suas decisões. Ao fazer esse tipo de leitura, ele conseguirá traçar estratégias e encontrar os melhores pontos de entrar e sair de uma operação com lucro.

Como tomar boas decisões de investimento em qualquer situação?

Ao chegar até aqui você deve estar preocupado em como tomar boas decisões de investimento diante desses cenários. Correto?

Nesse caso, tenha em mente que não é possível prever todas as mudanças de direção do mercado com precisão. Então é importante que você tenha estratégias predefinidas tanto para mercados bearish quanto para mercados bullish. Assim, você saberá como se comportar diante deles.

Também vale a pena utilizar técnicas de leitura de mercado — como a análise fundamentalista e a análise técnica. A primeira é uma metodologia que analisa os fundamentos de uma empresa ou ativo. Com base nisso, o investidor pode definir se é o momento ideal de investir nele, bem como suas projeções para o futuro.

Já a análise técnica consiste na leitura do mercado por meio de gráficos e indicadores técnicos.  Ela pode ser aplicada para identificar tendências e padrões que se repetem e que podem ser utilizados como pontos de entrada e saída de uma operação.

Após ter conhecido mais a respeito da disputa bearish vs bullish (ursos vs touros), você possui melhores condições de investir ou especular no mercado. Contudo, não deixe de considerar o seu perfil de investidor e objetivos financeiros antes de tomar uma decisão.

Ainda possui dúvidas sobre investimentos? Então fale com um assessor da Renova Invest e esclareça as suas dúvidas!