Renova Invest Facebook

NOBL: ETF com foco em ações pagadoras de dividendos

ETF IRFM11
ETF IRFM11

Muitas pessoas buscam a bolsa de valores para investir em ações de empresas que pagam dividendos. No entanto, essa não é a única forma disponível de receber renda passiva. ETFs americanos como o NOBL, por exemplo, repassam ao investidor os proventos que recebe.

Além disso, o foco desse ETF é investir em ações de empresas americanas que pagam dividendos. Por esse motivo, ele costuma chamar a atenção de quem está em busca de receber dividendos provenientes do exterior.

Se você ficou interessado no assunto e quer conhecer melhor o NOBL, prossiga com a leitura deste artigo até o final e descubra como acessar esse fundo de investimento!

Vamos lá?

O que é um ETF?

O completo entendimento do que é o NOBL depende de conhecer o conceito e funcionamento de um ETF. Sigla para exchange traded fund, o ETF é uma alternativa de investimento de renda variável encontrada na bolsa de valores.

Trata-se de um veículo de investimento coletivo que tem o objetivo de espelhar a performance de um índice de mercado nacional ou internacional. Assim, ao investir em ETFs, você se torna um cotista do fundo.

Como resultado, você passa a participar dos resultados e riscos de uma carteira de investimentos montada por um gestor profissional. Esse portfólio será composto pelos mesmos ativos que integram a carteira teórica do índice espelhado.

Como forma de remunerar o serviço prestado pelo gestor, todos os cotistas do ETF pagam a chamada taxa de administração. Ademais, algumas regras acerca do funcionamento desses fundos podem variar em cada país.

Por exemplo, no Brasil, os ETFs não distribuem dividendos. Nesse caso, o gestor reinveste os eventuais valores recebidos a esse título. Já nos Estados Unidos, os ETFs podem fazer essa distribuição, sendo uma alternativa para quem investe visando renda passiva.

O que é o NOBL?

Como você viu, o NOBL é um ETF estrangeiro, negociado no mercado norte-americano. Seu nome completo é ProShares S&P 500 Dividend Aristocrats, sendo a junção do nome de sua gestora (Proshares) com o índice espelhado.

Confira suas principais características:

Quando ele surgiu?

O NOBL foi criado em outubro de 2013, sendo inicialmente listado na BATS exchange — uma das bolsas de valores dos EUA. A sua gestora é a ProShares Advisors LLC. Em maio de 2022, o cotista pagava uma taxa de demonstração de 0,35% ao ano pelos serviços da gestora.

Qual é o índice que ele espelha?

O benchmark espelhado pelo NOBL é o S&P 500 Dividend Aristocrats Index. Trata-se de um índice americano da categoria large cap blend equities — ou seja, combina ações de empresas de grande capitalização e que pagam dividendos.

São três critérios de seleção:

  • ser uma empresa que integra o S&P 500 (Standard and Poor’s 500);
  • ter aumentado a distribuição de dividendos a cada ano por pelo menos 25 anos;
  • atender ao nível de capitalização de mercado e liquidez determinados pelo índice.

Qual é a sua composição?

Como você viu, o NOBL busca apresentar uma performance semelhante ao do S&P 500 Dividend Aristocrats Index. Logo, grande parte de sua carteira é montada com ativos que pertencem a esse índice.

Entre elas estão:

  • Walmart;
  • Coca-Cola;
  • Pepsi;
  • Caterpillar;
  • McDonald’s;
  • Johnson & Johnson;

O NOBL paga dividendos?

O NOBL está entre os ETFs americanos que costumam realizar o pagamento de dividendos a cada trimestre. Especificamente, os pagamentos ocorrem na última semana dos meses de março, junho, setembro e dezembro.

Em 2021, somando os 4 pagamentos realizados, o total distribuído foi de U$ 1,86 por cota. No primeiro trimestre de 2022, o NOBL havia distribuído U$ 0,35 por cota. No entanto, é válido mencionar que resultados passados não garantem pagamentos futuros.

Quais as vantagens e riscos de investir no NOBL?

Depois de conferir as principais características do NOBL, é pertinente explorar também as suas vantagens e riscos.

A principal vantagem de investir em ETF é a diversificação proporcionada. Como você observou, ao investir em apenas uma cota, o seu capital estará exposto a diferentes companhias norte-americanas que pagam dividendos.

Como as ações dessas organizações e o próprio ETF são negociados em dólar, isso traz proteção cambial ao seu portfólio. Assim, o seu capital será menos impactado pela desvalorização do real ou eventuais crises no mercado brasileiro.

Em relação aos riscos, é importante lembrar que o ETF NOBL é um investimento de renda variável. Nesse sentido, os riscos de perder dinheiro estão presentes — afinal, a sua precificação obedece à lei da oferta e demanda.

Vale a pena investir no NOBL?

Toda a decisão de investimento deve ser tomada após a análise do seu perfil de investidor e objetivos financeiros. Logo, não há como dizer com precisão se investir em NOBL, de fato, vale a pena. Afinal, ele pode fazer sentido para determinado tipo de investidor e para outro não.

Então você precisa verificar se as características desse investimento fazem sentido no seu caso. Não se esqueça de que esse é um ETF negociado em uma bolsa estadunidense. Portanto, para investir nele, será necessário abrir uma conta de investimento no exterior.

Dessa maneira, basta buscar uma instituição que autorize a abertura de conta por não residentes. Para saber mais sobre as alternativas disponíveis, você pode contar com o suporte da Renova Invest.

Porém, também é possível encontrar alternativas próximas aos seus objetivos no mercado nacional. Como os ETFs nacionais não pagam dividendos, talvez seja o caso de pesquisar por BDRs (brazilian depositary receipts).

Os BDRs são certificados de depósito de valores mobiliários atrelados a mercados estrangeiros. Assim, embora você não se torne o titular do investimento internacional, eventuais proventos pagos pelo ativo do exterior serão distribuídos pelo emissor do BDR.

Neste artigo você aprendeu o que é o NOBL e conheceu algumas possibilidades de investir no exterior — direta e indiretamente.  Então avalie as alternativas para expor seu capital aos  mercados estrangeiros, considerando o seu perfil de investidor e objetivos.

Quer saber mais sobre os investimentos internacionais? Entre em contato com a Renova Invest — uma assessoria qualificada e completa para as suas necessidades!

 

Para aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre o mercado financeiro, nos acompanhe nas redes sociais. Estamos no YouTubeInstagramFacebook e LinkedIn!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.