Renova Invest Facebook

NGDR3: vale a pena ter Neogrid na carteira? Confira!

NGDR3
NGDR3

O setor da tecnologia passa por constantes transformações e pode revelar oportunidades de investimento. Isso porque as empresas que atuam nesse segmento precisam inovar e se adaptar às novas tendências. Uma das opções no mercado nacional é a Neogrid (NGDR3) — você já a conhece?

Embora a empresa já esteja no mercado há mais de 20 anos, a abertura de seu capital aconteceu apenas no final de 2020. Então vale a pena saber mais informações sobre essa companhia para entender se vale a pena investir em suas ações.

Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura deste artigo. Nele, você conhecerá um pouco da história da Neogrid (NGDR3) e terá mais informações para avaliar se vale a pena incluir as ações na sua carteira.

Não perca!

Qual é a história da Neogrid?

A Neogrid nasceu no ano de 1999. Na ocasião, a internet ainda estava começando a se desenvolver no país e tinha um alto custo. O empresário fundador da Datasul, Miguel Abuhab, percebeu a necessidade de integrar diferentes sistemas de empresas para garantir a comunicação entre elas.

Com isso, Miguel abriu a Neogrid com foco em desenvolver softwares e redes colaborativas para gerir a troca de dados entre indústria e varejo. Acompanhando o crescimento da internet, a Neogrid conseguiu expandir seus negócios e se tornar referência no seu segmento.

Em 2006, ela entrou no mercado de soluções para gestão de planejamento e reposição de estoques. No ano seguinte, foi a vez oferecer soluções para integração de sistemas ERP (planejamento de recursos empresariais).

A partir de 2008, a Neogrid passou a atuar nos Estados Unidos, Inglaterra, Japão e Holanda, tornando-se uma das maiores empresas de tecnologia do país. Dez anos mais tarde, a Neogrid anunciou sua fusão com a Accera — empresa que fornecia soluções de gestão de vendas.

Já em dezembro de 2020, a companhia decidiu abrir seu capital na bolsa de valores. Na ocasião, ela captou R$ 486 milhões, sendo que 70% foi para o caixa da empresa e os 30% remanescentes para os seus acionistas administradores.

No ano de 2021, a Neogrid adquiriu a Smarket e a Arker para complementar seu portfólio de soluções para o varejo e indústria, bem como investiu na Horus — startup de inteligência de mercado. Portanto, atualmente, ela é considerada uma empresa de software as a service (SaaS), data e tecnologia.

Renda fixa
Seta Tripla

Descubra agora a
NOVA RENDA FIXA
que pode turbinar seus ganhos. 


Então, praticamente, toda a cadeia de suprimentos pode integrar a rede da Neogrid. Isso engloba fabricantes de matérias primas, distribuidores, varejistas, comércios online, bancos e órgãos públicos.

O que é o NGDR3?

Quando uma empresa abre capital na B3 (a bolsa de valores brasileira), ela recebe um ou mais códigos de negociação que a identificam. Esse código, também chamado de ticker, é composto por letras e números. Portanto, NGDR3 representa o ticker da empresa Neogrid.

Isso significa que, caso você queira comprar ou vender o lote padrão (100 ações) de papéis da Neogrid, precisará digitar esse código no seu home broker. Agora, se você quiser adquirir frações do lote padrão, precisará incluir a letra “f” ao final do ticker —que fica NGDR3F no mercado fracionário.

Quais as principais características da ação NGDR3?

Depois de conhecer um breve histórico da Neogrid e saber que NGDR3 é o ticker de negociação de seus papéis, é importante explorar as principais características do ativo.

A ação NGDR3 é do tipo ordinária (ON), o que significa que ela garante ao investidor o direito de votar nas decisões importantes da companhia. Porém, para conseguir exercer influência nessas votações, o investidor precisa ter uma grande quantidade de papéis.

Ações preferenciais (PN), por sua vez, resguardam ao seu investidor a preferência no recebimento de dividendos. No entanto, a Neogrid não emitiu esse tipo de ação no mercado — o que não significa que ela deixe de distribuir os proventos para seus acionistas.

Na verdade, toda a companhia de capital aberto no Brasil é obrigada, por lei, a distribuir seus lucros em forma de dividendos. Mas, para que isso ocorra, ela necessariamente precisa registrar lucro no respectivo período fiscal. Ademais, o percentual de distribuição pode variar de acordo com a empresa.

No caso da Neogrid, a primeira distribuição de dividendos ocorreu em junho de 2021. Ou seja, em apenas 6 meses após a abertura de capital. De toda a forma, se o seu foco for o recebimento de renda passiva, será preciso acompanhar se a empresa continuará pagando esses proventos ao longo do tempo.

Quais as vantagens e riscos de investir na Neogrid?

Grande parte das empresas de tecnologia estão listadas em bolsas internacionais, o que exige que o investidor faça o aporte fora do Brasil ou precise recorrer ao investimento indireto. Assim, uma possível vantagem de NGDR3 é viabilizar a exposição a esse setor via mercado brasileiro.

Além disso, como você viu, as ações da Neogrid podem oferecer ao investidor a possibilidade de lucrar com a valorização do papel ou com o recebimento de dividendos. Desse modo, a companhia pode atender o investidor que visa lucros no longo prazo ou pretende receber dividendos — embora não haja garantia de resultados em ambos os casos.


Em relação aos riscos, não se pode esquecer que ações fazem parte da renda variável. Isso significa que não há como prever se haverá ganhos ou prejuízos. Antes de investir, portanto, tenha em mente que você estará exposto ao risco do mercado — e que os períodos de crise, por exemplo, podem impactar seus resultados.

Vale a pena investir em NGDR3?

Chegando até aqui, você pode estar se perguntando se vale a pena investir em NGDR3, certo? Saiba que não há uma resposta única para esse questionamento. Afinal, cada investidor possui perfil e objetivos diferentes.

Nesse sentido, Neogrid pode fazer sentido para quem tem um apetite maior aos riscos — como investidores com perfil arrojado. Entretanto, isso não significa que não possa atender ao investidor conservador ou moderado, basta diminuir o nível de exposição de seu capital para mitigar os riscos, por exemplo.

Também é essencial considerar a análise de fundamentos da companhia. Afinal, apenas após uma avaliação robusta é possível identificar se o investimento faz ou não sentido para sua estratégia de alocação na bolsa de valores.

Agora que você sabe o que é NGDR3, poderá avaliar se a exposição ao setor da tecnologia faz sentido para o seu portfólio. Na hipótese de seguir com o investimento, não deixe de adotar estratégias para proteger seu capital e, se for preciso, consulte uma assessoria qualificada.

Precisa de ajuda para entender melhor o investimento em ações? Entre em contato com a Renova Invest e esclareça todas as suas dúvidas!

 

 

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.