Renova Invest Facebook

Como funcionam os processos de fusões e aquisições

fusões e aquisições
fusões e aquisições

As mudanças no cenário econômico, as novas necessidades dos consumidores e o surgimento de oportunidades fazem com que os negócios se atualizem. Uma das formas de atuar de modo diferente é por meio dos processos de fusões e aquisições.

Eles são relativamente comuns e podem mudar a maneira como os resultados são obtidos. Para os investidores, podem tornar certas companhias mais atraentes e com maior potencial. Então vale a pena entender como tudo funciona.

Pensando nisso, confira as principais informações sobre fusão e aquisição que você deve conhecer!

O que é são fusões e aquisições?

As fusões e aquisições envolvem transações financeiras entre negócios, em relação a seus ativos tangíveis e intangíveis. No ambiente corporativo, também é comum utilizar o termo Merger and Acquisitions, que é abreviado como M&A.

Quais são os principais tipos de fusão?

Além das diferenças específicas entre fusões e aquisições, vale a pena saber que as companhias podem se fundir de modos variados. Tudo depende das características de atuação e do resultado esperado.

Nas fusões horizontais, por exemplo, as empresas fazem parte do mesmo setor. Já as fusões verticais ocorrem quando elas participam da mesma cadeia de produção.

As fusões por conglomerado, por sua vez, são aquelas que acontecem entre setores diferentes. Portanto, é comum que a companhia formada pelo processo tenha um ramo de atividade que é distinta dos negócios que a originaram.

Quais as diferenças entre fusões, aquisições e oferta pública?

Além das variações que existem entre as fusões, há distinções entre as aquisições e também em relação às ofertas públicas. Como você viu, as fusões se baseiam na união de dois negócios. Isso faz com que as originais se dissolvam.

Ou seja, passa a haver apenas a atuação do empreendimento formado. Entre os exemplos desse processo de empresas no mercado brasileiro, há a fusão entre a Sadia e a Perdigão. Ele originou a BRF.

Na aquisição, por sua vez, uma empresa compra outro negócio em sua totalidade ou passa a deter o controle acionário dele. Isso prevê menos mudanças legais e estruturais, já que as duas companhias tendem a continuar funcionando normalmente.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Entre os exemplos brasileiros, há a compra da Nextel por parte da Claro e as aquisições realizadas pelo Magazine Luiza ao longo de 2020.

Por fim, as ofertas públicas consistem na venda de participação acionária no mercado financeiro. A oferta pública inicial (IPO), por exemplo, representa a abertura de capital de um negócio, que passa a ter ações disponibilizadas na bolsa de valores.

É diferente do processo de fusão ou de aquisição de empresas, já que qualquer pessoa física ou jurídica pode comprar ações. Normalmente, os investidores são minoritários e, portanto, não têm controle acionário.

Além disso, a abertura de capital não prevê as mudanças no funcionamento ou na estrutura legal que ocorrem no M&A. Considerando apenas as que abriram capital em 2021, exemplos de oferta pública incluem Multilaser, Raízen, CSN Mineração e outros.

Por que as empresas realizam processos de fusão e aquisição?

Vale saber que a fusão e a aquisição de empresas são processos realizados por razões distintas. Por exemplo, se um negócio está em uma situação que coloque em risco sua continuidade, a fusão com outra companhia pode ajudar a reverter a situação e ser benéfica para ambas as partes.

O processo de M&A também pode acontecer por uma questão estratégica. Com essa mudança de estrutura, a atuação no mercado pode ser favorecida. Logo, os motivos giram em torno de oportunidades de investimento, crescimento ou proteção para os negócios envolvidos.

Quais as vantagens das fusões e aquisições?

A realização de fusões e aquisições também se justifica pelos benefícios que podem ser obtidos. Na sequência, você conhecerá quais são as principais vantagens observadas!

Expansão de negócios

Tanto a fusão quanto a aquisição de empresas ajudam no desenvolvimento do empreendimento. Afinal, esse tipo de operação pode gerar resultados de modo mais eficiente que a expansão orgânica individual.

Isso ocorre porque pode-se aproveitar um modelo de negócio já formatado e validado, além de uma carteira de clientes ativa — em vez de construir tudo do início.

Aumento na participação de mercado

As fusões e aquisições também ajudam os envolvidos a terem maior participação de mercado. Dependendo do alcance e do volume de vendas, por exemplo, é possível se consolidar no setor e obter um market share mais elevado.


Na prática, é um benefício que pode facilitar a conquista de resultados. Há a chance de realizar mais vendas e de aumentar o faturamento e a lucratividade.

Reforço da competitividade

No geral, a fusão e a aquisição servem para ampliar o nível de competitividade do novo negócio formado ou daquele que faz a compra. Isso está relacionado aos benefícios anteriores e também a questões de consolidação no mercado.

Uma empresa adquirida pode ajudar a nova controladora a alcançar novos mercados e a consolidar sua estratégia de negócios. Já o empreendimento que resulta de uma fusão pode se tornar maior que os competidores e ter mais estrutura. Logo, a competitividade também tende a ser maior.

Como fusões e aquisições são realizadas?

Além de entender o que é fusão e aquisição de empresas, vale a pena compreender como acontece o processo. Normalmente, o ponto de partida é o interesse de uma das partes em um negócio específico — e isso ocorre tanto com companhias listadas na bolsa quanto com as de capital fechado.

A partir dessa aproximação, começam a acontecer discussões sobre a possibilidade de fusão ou venda. Nessa etapa, é comum que haja um acordo de confidencialidade, de modo que as operações não sejam prejudicadas.

Caso o interesse de fusão ou venda se concretize, são executadas etapas burocráticas e operacionais. A Due Diligence, por exemplo, visa a levantar todos os riscos da negociação, para que a tomada de decisão seja estratégica.

Também ocorre um processo de valuation, que busca entender o preço justo do negócio e do acordo. Outro ponto importante é a discussão de condições. Podem ser definidos pontos como a manutenção de empregos, o período de transição e a nova estrutura adotada, caso aplicável.

Porém, a negociação só é concluída com a autorização do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Essa autarquia fiscaliza procedimentos de M&A para manter o mercado saudável e viável.

Como você aprendeu, os processos de fusões e aquisições podem gerar benefícios para os negócios e até criar oportunidades para investidores. Porém, lembre-se de que tudo deve ocorrer de forma estruturada e ter a autorização de realização do Cade.

Se tiver interesse em investir em ações de empresas, aproveite para conferir 5 setores para acompanhar em 2021 e nos próximos anos!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.