Renova Invest Facebook

Mercado livre de energia: veja como funciona

Como funciona o mercado livre de energia
Como funciona o mercado livre de energia

O mercado livre de energia está se tornando cada vez mais popular. É um ambiente competitivo de negociação de energia elétrica, onde os consumidores possuem a liberdade de escolher de quem vão comprar a energia. Isso surgiu no Brasil na década de 90, como uma resposta à necessidade de modernização e diversificação do setor elétrico. Mas como isso funciona e quais as vantagens?

Este mercado foi criado como uma alternativa encontrada pelo Governo Federal para gerar competitividade no setor de produção de energia. Além disso, beneficiou o comércio e o setor industrial, pois começaram a escolher o seu fornecedor de energia elétrica.

Nele os participantes podem negociar todas as condições comerciais como fornecedor, preço, quantidade, prazo de fornecimento e formas de pagamentos.  Quer saber mais? Continue a leitura!

Como funciona o mercado livre de energia?

A negociação de energia acontece por meio de contratos bilaterais, onde consumidores e geradores acordam livremente as condições de compra e venda de energia, incluindo preço, volume e período de fornecimento. Isso porque a estruturação do setor elétrico no Brasil buscar promover o acesso da energia a todos, a segurança no suprimento e a moderação dos preços.

O mercado de energia é divido em ACR (ambiente de contratação regulada) e ACL (ambiente de contratação livre). Nesse modelo, o consumidor depende das concessionárias de energia regionais, com tarifas regulamentadas pelo Governo. Já no modelo ACL, o consumidor é livre para escolher de quem comprará energia, bem como pode negociar o preço e condições.

No mercado livre, temos quatro principais participantes:

  1. Consumidores;
  2. Geradores;
  3. Comercializadores;
  4. Importadores/exportadores.

Veja abaixo um pouco mais sobre cada um deles!

  • Consumidores: são aqueles que consomem a energia. No mercado livre, eles têm a liberdade de escolher o fornecedor de energia que oferece as condições mais vantajosas.
  • Geradores: são os responsáveis por produzir a energia que é vendida no mercado livre. Eles podem ser usinas hidrelétricas, termelétricas, eólicas, solares, entre outros.
  • Comercializadores: atuam como intermediários na compra e venda de energia. Eles são responsáveis por negociar contratos de energia entre geradores e consumidores.
  • Importadores e exportadores: são agentes que compram energia em um país para vendê-la em outro. No Brasil, a energia pode ser importada de países vizinhos, como Argentina e Paraguai, e também pode ser exportada para esses países.

No entanto, existem algumas regras específicas que precisam ser observadas com atenção. Para participar do mercado livre de energia o consumidor será classificado de acordo com a sua demanda de energia. As principais categorias são:

  • consumidores livres: aqueles com demanda igual ou superior a 2.000kw;
  • consumidores especiais: aqueles que demandam 500kw ou mais.

Dentro da sua categoria, o interessado poderá negociar livremente com as geradoras ou comercializadoras de energia elétrica. O contrato é feito de forma bilateral, de modo que as partes negociam as condições, o preço, o prazo, o volume e assim por diante.

Qual é o preço da energia nesse mercado?

Embora a negociação do preço seja livre, normalmente se observa um referencial de preço – como o PLD (Preço de Liquidação de Diferenças). O indicador é calculado pela diferença entre o volume de energia contratado e o montante consumido, nas operações de mercado de curto prazo, contribuindo para equilibrar as diferenças regionais na geração elétrica que impactam nos preços.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Por exemplo, na região Sul a produção de energia é mais concentrada em usinas hidrelétricas – como a usina de Itaipu. Já na região Nordeste, a presença de usinas eólicas é maior. Os preços também são baseados em três patamares de carga:

  • leve: horários do dia em que o consumo de energia é baixo;
  • médio: horários do dia em que o consumo de energia é mediano;
  • pesado: horários de pico no dia, onde o consumo de energia é alto.

As negociações são registradas na plataforma online da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) e caberá ao vendedor inserir o contrato na plataforma, e ao consumidor realizar a validação das informações da compra de energia.

É importante pontuar que o consumidor precisará manter dois contratos. Um com a geradora, responsável pela produção de energia, e outro com a distribuidora, em razão da necessidade do uso da fiação de transmissão.

Ainda que no mercado livre de energia existam as peculiaridades vistas, nele podem ser encontrados bons negócios. Com um preço fechado, o consumidor tem maior previsibilidade quanto aos gastos com energia, e não ficam sujeitos às oscilações de preços com as mudanças das bandeiras tarifárias.

Quais alternativas de investimentos?

Se você se interessou por esse tipo de setor após saber como o mercado livre de energia funciona, saiba que pode investir em alguns tipos de ativos no setor de energia elétrica, confira algumas alternativas disponíveis no mercado financeiro:

  • Ações

Diversas empresas produtoras — e também transmissoras — de energia elétrica estão listadas na B3 (a bolsa de valores brasileira). As ações são uma pequena fração do capital social dessas companhias. Ao comprar o ativo, você se tornará acionista do negócio e participará dos lucros e prejuízos.

Muitas companhias de capital aberto realizam o pagamento de dividendos (parte do lucro do negócio) aos acionistas. Logo, possuir ações de empresas do setor elétrico que fazem a distribuição poderá resultar em uma renda passiva recorrente.

  • ETFs

ETFs (exchange traded funds) ou fundos de índice são veículos de investimento que – através de um gestor profissional – aportam em ativos ligados a um índice de referência. Na bolsa, por exemplo, existe o IEE (índice de energia elétrica) composto por ações de empresas do setor elétrico.

O gestor de um ETF vinculado ao IEE distribuirá o patrimônio do fundo em ações que compõe o referido índice. Deste modo, o investidor que tiver cotas desse ETF terá seu capital exposto a diversas companhias de energia elétrica.

  • BDRs

BDRs (brazilian depositay receitps) são títulos atrelados a papéis que não são negociados no Brasil. Uma instituição depositária compra títulos internacionais, como ações, ETFs, títulos públicos etc., e emite BDRs para negociá-los na bolsa brasileira.


Assim, adquirir um BDR seria equivalente a investir no exterior, mas sem sair do Brasil. Essa pode ser uma alternativa para quem está à procura de investir no setor de energia elétrica estrangeiro, aproveitando oportunidades variadas.

Sabendo como funciona o mercado livre de energia, vale a pena?

Já sabendo como funciona o mercado livre de energia e suas características, tenha em mente que o  futuro do mercado livre de energia é promissor. A tendência é de que ele continue crescendo e se tornando cada vez mais competitivo, com a entrada de novos participantes e o desenvolvimento de novas tecnologias.

Assim como oferece diversas vantagens, para os consumidores, a principal delas é a possibilidade de negociar diretamente com os geradores, o que pode resultar em economia na conta de luz. Enquanto para os geradores, a vantagem é a garantia de venda da energia produzida, o que traz segurança e previsibilidade para os seus negócios.

Além disso, a expansão do mercado livre de energia é uma realidade. Cada vez mais consumidores estão optando por migrar para esse mercado, em busca de melhores condições de fornecimento de energia.

A sustentabilidade também é um fator importante no mercado livre de energia. Consumidores e geradores estão cada vez mais conscientes da importância de utilizar fontes de energia renováveis, o que impulsiona o desenvolvimento de projetos de geração de energia limpa.

Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.

Para saber mais sobre o mercado financeiro, acompanhe nossos conteúdos no YouTubeInstagram e LinkedIn!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.