Renova Invest Facebook

Market maker: como funciona e qual sua importância?

Market maker
Market maker

O market maker é fundamental no mercado financeiro, mas muitos investidores não sabem o que ele é. Embora o conceito possa não estar entre os mais conhecidos, essa figura desempenha um papel central para a negociação de ativos e títulos — especialmente no que diz respeito à liquidez.

Nesse sentido, o market maker pode realizar diversos tipos de operação no mercado com o objetivo de influenciar o fluxo de negociação de determinadas alternativas de investimento. Por isso, vale a pena saber a lógica por trás desse tipo de trabalho.

Neste artigo, você saberá o que é o market maker, como funciona sua operação e qual a importância dele para o mercado. Acompanhe a leitura!

O que é liquidez no mercado financeiro?

Antes de conhecer o conceito de market maker, é interessante saber o que é a liquidez no mercado financeiro. Afinal, ela é um aspecto fundamental para a estratégia dos investidores e para o funcionamento do mercado como um todo.

A liquidez se refere à velocidade com que uma alternativa pode ser negociada no mercado. Ou seja, investimentos de alta liquidez são aqueles que permitem aos investidores realizar o resgate do seu capital de forma mais rápida.

Existem diversos fatores que podem contribuir para aumentar ou diminuir a liquidez de uma alternativa. Na bolsa de valores, o interesse que os investidores demonstram acerca do ativo se destaca — visto que a lei da oferta e da demanda influencia o mercado.

Já em títulos de renda fixa, a liquidez pode ser indicada pelo próprio emissor. Logo, existem títulos de liquidez diária e outros que permitem resgate apenas no vencimento. Mas também é possível vender a aplicação no mercado secundário, buscando investidores interessados.

É válido saber que a liquidez faz parte do tripé financeiro junto com a rentabilidade e a segurança. Por isso, é fundamental levá-la em consideração ao montar sua carteira de investimentos.

O que é o market maker?

Entendeu o significado de liquidez no mercado financeiro? Essa compreensão é essencial para que você saiba o que é o market maker e como ele trabalha em torno dela.

Nesse sentido, o market maker é um participante do mercado cujo objetivo é prover liquidez para um ativo ou título. Para isso, ele pode realizar diversas ofertas de compra e venda, promovendo as negociações. No Brasil, eles também são chamados de formadores de mercado.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Vale destacar que essas operações podem acontecer tanto na renda fixa quanto variável. Desse modo, o trabalho dos market makers é facilitar a negociação de alternativas que, geralmente, têm menor liquidez.

Como funciona o trabalho dele?

Agora que você sabe o que é o market maker, precisa compreender como o seu trabalho funciona. Esses participantes do mercado são pessoas jurídicas contratadas por companhias emissoras de ações, debêntures e outras alternativas de investimento.

Depois, o market maker estipula um preço máximo e mínimo para suas operações de compra e venda no mercado. Esse aspecto é necessário para controlar a volatilidade na cotação de ativos que costumam apresentar menor liquidez.

Então o market maker pode realizar diversas movimentações com ativos e títulos. O objetivo é proporcionar liquidez para as alternativas de investimento e, como consequência, aumentar as negociações desses títulos e ativos no mercado financeiro.

O lucro desse participante vem do chamado spread — que é a diferença na cotação de compra e venda. Isto é, ao realizar a compra, o market maker exige um preço menor que o preço real. Já na venda, ele usa uma cotação mais alta. Ademais, ele também pode ter ganhos com comissões pela instituição que o contratou.

Qual a função do market maker?

Depois de aprender o que é market maker e como o trabalho funciona, é preciso saber que funções o formador de mercado exerce. Confira!

Proporcionar liquidez

Como vimos, analisar a liquidez de uma alternativa é essencial antes de realizar o aporte nela. Isso acontece porque você deve entender se um ativo ou título está alinhado à sua estratégia, especialmente considerando o prazo durante o qual pretende manter o aporte.

Desse modo, o formador de mercado desempenha um papel valioso ao proporcionar negociabilidade para determinadas alternativas. Logo, os investidores poderão ter a segurança de que não ficarão com o capital indisponível, caso precisem resgatá-lo.

Controlar a volatilidade

Os market makers também são relevantes para controlar a volatilidade do mercado. Geralmente, alternativas com menor volume de negociações podem estar mais expostas à oscilação de preços — o que gera discrepâncias na cotação.

Esse participante ajuda a controlar a volatilidade ao estabelecer um preço máximo e mínimo para a negociação com os ativos. Assim, junto à liquidez, esse aspecto beneficia investidores.


Por que o market maker é importante?

Já que você alcançou um melhor entendimento sobre a função dos formadores de mercado, vale conhecer a importância desse trabalho para as alternativas de renda fixa e de renda variável.

Saiba mais!

Na renda fixa

Existem diversas alternativas de investimento presentes na renda fixa. Entretanto, muitos investidores optam por títulos mais tradicionais e seguros, como aqueles do Tesouro Direto e os certificados de depósitos bancários (CDBs).

Assim, produtos mais arriscados, como as debêntures, costumam apresentar uma liquidez mais baixa. Então é interessante que as empresas emissoras desses títulos viabilizem a presença de um market maker para atrair investidores.

Na renda variável

Os formadores de mercado também têm relevância na renda variável, especialmente para as ações. Isso acontece porque o mercado de investimentos brasileiro é pouco desenvolvido — o que faz com que o número de compradores e vendedores seja baixo.

Nesse sentido, muitos investidores optam por empresas de grande porte. Dessa forma, ações de empresas de média ou baixa capitalização tendem a ser menos negociadas. Por isso, contratar o market maker pode ajudar a companhia a atrair investidores, ao controlar a volatilidade e prover liquidez aos seus papéis.

Quem são os market makers no Brasil?

Até aqui, você entendeu as principais informações relevantes sobre o market maker. Mas, afinal, quem exerce essa função no mercado brasileiro? Geralmente, os market makers são pessoas jurídicas como bancos de investimento, fintechs e demais instituições financeiras.

Como vimos, a contratação costuma partir do emissor do título ou ativo. Além disso, é necessário fazer o registro dessa atuação nos devidos órgãos e instituições reguladoras do mercado financeiro do país.

Neste conteúdo, você viu que entender o conceito de liquidez pode trazer benefícios para a sua estratégia de investimentos. Portanto, é importante o que é market maker e as vantagens que ele traz para a liquidez e o controle da volatilidade em diversas alternativas do mercado.

Quer saber mais sobre o tripé financeiro? Entenda como calcular a rentabilidade de um investimento!

 

Para aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre o mercado financeiro, nos acompanhe nas redes sociais. Estamos no YouTubeInstagramFacebook e LinkedIn!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.