Renova Invest Facebook

Joesley Day: o que foi e como ele afetou o mercado?

Joesley Day
Joesley Day

Você sabe o que foi o Joesley Day? Foi nesta data que o mercado acompanhou uma grande queda na bolsa de valores brasileira, a B3. Isso porque Joesley Batista, empresário envolvido no escândalo de corrupção que também abrangeu o presidente da República da época, promoveu uma tensão no mercado financeiro.

Como esse dia foi marcante para a história da bolsa de valores, é interessante entender sobre ele e os seus impactos. Desse modo, é possível compreender impactos que eventos semelhantes podem gerar no futuro e proteger os seus investimentos.

Quer descobrir o que foi o Joesley Day e como ele impactou o mercado financeiro? Siga a leitura e confira!

Quem é Joesley Batista?

Primeiro, é necessário saber quem é Joesley Batista — personagem central do Joesley Day. Ele é um empresário brasileiro, proprietário de uma das principais empresas do agronegócio no Brasil, a JBS.

Considerado um dos setenta maiores bilionários do Brasil, segundo a revista Forbes, em 2016, Joesley foi investigado por pagamento de propina a Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados.

Já em 2017 ele foi afastado de sua própria companhia por conta de seus crimes e delações premiadas na Operação Lava Jato. No mesmo ano, o dono da JBS foi preso pela primeira vez sob acusação das seguintes violações:

  • fraude financeira;
  • pagamento de propina;
  • manipulação do mercado (insider trading);
  • corrupção.

Além disso, ele pagou 8 bilhões de reais como ressarcimento ao Governo Federal por conta dos prejuízos que seus crimes causaram.

O que foi o Joesley Day?

Sabendo quem é Joesley Batista, é o momento de entender o que foi o Joesley Day. Para tanto, vale a pena compreender o contexto histórico dessa data.

Em 2015, o país passava por uma crise causada por problemas fiscais, alta da inflação e baixa credibilidade do Banco Central. Com isso, houve a movimentação para o impeachment da então presidente da República, Dilma Rousseff, concluído em agosto de 2016.

Com Michel Temer na presidência, a reforma trabalhista voltou a ser pauta e o Congresso se preparava para a votação da reforma da Previdência — o que trouxe esperança ao mercado. Porém, no dia 17 de maio de 2017, houve a divulgação do conteúdo de uma conversa entre Joesley Batista e Michel Temer.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

No áudio, o presidente dava ao empresário o aval para comprar o silêncio do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que estava preso. A publicação do material fazia parte do plano de delação premiada acordado entre Joesley e a Procuradoria Geral da República.

Dessa forma, o empresário teve redução de sua pena por lavagem de dinheiro e corrupção. Contudo, a divulgação estabeleceu uma crise política no país, pois a possibilidade de um novo impeachment e da saída de Temer do poder poderia abalar os planos das reformas que já estavam em andamento.

Essa turbulência atingiu o mercado financeiro imediatamente, provocando queda na bolsa de valores brasileira. Desde então, a data 17 de maio de 2017 é conhecida como Joesley Day.

Quais os impactos do Joesley Day no mercado financeiro?

Após entender o que é Joesley Day, você pode conferir quais foram os impactos sentidos pelo mercado financeiro. A gravação revelada na data trouxe consequências para a bolsa já no dia seguinte.

O envolvimento de Michel Temer em uma grande polêmica trouxe ainda mais incertezas ao mercado. Como visto, o país já passava por grandes instabilidades econômicas e políticas oriundas do impeachment.

Desse modo, o receio de uma nova troca de presidente fez com que o índice Bovespa — principal indicador da B3 — caísse em mais de 12% em menos de uma hora, na maior queda em 9 anos até então. Esse movimento fez com que a bolsa recorresse a um circuit breaker — que você entenderá mais à frente.

Como resultado, o Ibovespa fechou com recuo de 8,8%. Para ter uma base da importância do impacto do Joesley Day, ele só não foi maior que a queda do dia 22 de outubro de 2008, quando houve a consolidação da crise financeira internacional dos subprimes — nessa data, o recuo foi de 10%.

Ademais, ao mesmo tempo em que o Ibovespa caía, o dólar teve um grande aumento, com uma valorização de 10% somente naquele dia. Assim, diversas companhias tiveram recuos e grandes perdas. As ações da Cemig, empresa de energia elétrica de Minas Gerais, por exemplo, apresentaram queda de mais de 40%.

Diante de todos esses impactos, a bolsa brasileira levou 3 meses e 5 dias para se recuperar do Joesley Day. Sendo assim, o dia foi marcado pela preocupação de empresários e investidores, que observaram os preços de seus ativos despencarem.

O que é insider trading?

Como você viu, Joesley Batista cometeu o crime de manipulação do mercado, chamado insider trading. Como a violação envolve diretamente o mercado financeiro, é interessante saber o que ela significa.


O insider trading consiste em utilizar informações privilegiadas para obter vantagens na bolsa de valores. Por exemplo, negociar ativos antes que uma notícia que impacta o mercado se torne pública.

No caso de Joesley, ele sabia que a gravação seria divulgada e afetaria negativamente a bolsa de valores, especialmente as ações da sua companhia, e que o dólar seria valorizado.

Com essa informação, ele e seu irmão, Wesley Batista, venderam grande parte dos papéis da empresa e compraram dólares. A partir dessa prática, os empresários teriam faturado por volta de 70 milhões de reais.

O que é circuit breaker?

Após saber o que é o insider trading, é a vez de entender o que é o circuit breaker. Esse termo tem origem na eletricidade — isso porque os circuitos eletrônicos possuem um sistema de proteção para descargas elétricas.

O mesmo acontece no mercado financeiro. Nesse caso, o circuit breaker é uma ferramenta de segurança da bolsa de valores que interrompe todas as atividades por determinado período. Dessa forma, a pausa serve para o mercado acalmar os ânimos e se recuperar de uma crise.

Durante o circuit breaker, o pregão é suspenso, encerrando a compra e a venda de ações. Afinal, durante uma queda intensa, a volatilidade do mercado é intensificada e se torna prejudicial para empresas e investidores. Ao utilizar o método, é possível amenizar os movimentos do mercado e trazer maior estabilidade.

No decorrer deste post, você descobriu o que foi o Joesley Day, além de aprender termos interessantes do mercado financeiro. Com esse conhecimento, é possível entender melhor o impacto que notícias podem trazer no mercado e alinhar as suas decisões de investimento — protegendo a sua carteira.

Para entender ainda mais sobre o mercado financeiro, não deixe de contar com o suporte de uma assessoria de investimentos. Acesse o nosso site e conheça os serviços da Renova Invest!

 

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.