Renova Invest Facebook

A inflação dos EUA influencia seus investimentos

A inflação dos EUA
A inflação dos EUA

Os Estados Unidos têm a maior economia do mundo e, por isso, as movimentações do país podem afetar diretamente os mercados de outras nações. Nesse contexto, uma característica que pode impactar seus investimentos é a inflação nos Estados Unidos.

Por isso, é importante entender como essa situação é gerenciada nos EUA e quais podem ser os efeitos dela para o Brasil. Assim, você saberá qual é a melhor maneira de se proteger e como potencializar o seu portfólio.

A seguir, descubra como a inflação dos Estados Unidos influencia os seus investimentos!

O que é e para que serve a inflação?

A inflação é um fenômeno que decorre do aumento generalizado e contínuo dos preços em uma economia. Ela serve para medir o quanto os preços de produtos e serviços avançam com o passar do tempo e, consequentemente, quanto valor o dinheiro perde.

Cada economia tem a própria forma de medir esse avanço. No Brasil, por exemplo, o indicador oficial da inflação é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Já nos Estados Unidos é utilizado o Consumer Price Index (CPI).

Em geral, os índices são acompanhados mensalmente e, no final de 12 meses, é possível obter o acumulado do ano. Assim, é possível saber qual foi a inflação durante o período.

Qual é o cenário da inflação dos EUA hoje?

Agora que você sabe o que é a inflação e para que ela serve, vale a pena conferir como está o cenário inflacionário nos Estados Unidos. Em maio de 2022, a inflação atingiu 8,6% no acumulado de 12 meses.

Esse é o maior valor para a taxa desde 1981. Entre os produtos que mais contribuíram para o aumento dos preços estão os alimentos e os combustíveis.

Nesse sentido, dois fatores têm maior responsabilidade sobre os aumentos nos preços: a pandemia do coronavírus e a guerra entre Rússia e Ucrânia. No caso da pandemia, a interrupção de atividades criou quebras na cadeia produtiva. Com a oferta menor, os preços subiram.

Além disso, os Estados Unidos implementaram políticas de estímulo à economia para conter efeitos negativos na pandemia. Desse modo, o consumo aumentou e favoreceu o avanço dos preços.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Já a guerra entre Rússia e Ucrânia afetou a disponibilidade de petróleo, gás natural e outros combustíveis. Isso ocorreu porque a Rússia é uma das maiores produtoras dessas commodities, mas o país passou a sofrer sanções dos EUA e da Europa, principalmente.

Ainda, a Ucrânia é uma grande produtora de alimentos. Com o ataque russo, a produção e a exportação dos itens foram prejudicadas, diminuindo a oferta e contribuindo com o aumento da inflação nos EUA.

Como a inflação nos Estados Unidos se relaciona aos mercados globais?

Após compreender o cenário de inflação dos EUA, é preciso entender como essa situação se relaciona aos mercados globais.

Na prática, o Federal Reserve (Fed) é a entidade responsável por definir e implementar a política monetária do país. Entre as medidas adotadas, existem aquelas que buscam o controle do movimento inflacionário.

Nesse caso, quando há um aumento acelerado de preços, o Fed realiza o aumento da taxa de juros da economia americana. Foi o que aconteceu no primeiro semestre de 2022, quando a instituição aumentou a taxa de juros americana 3 vezes.

Em junho de 2022, a taxa avançou 0,75 pontos percentuais — o maior aumento desde 1994. A partir desse momento, a taxa anual do país passou a ficar na faixa entre 1,5% e 1,75%.

Esse movimento afeta a economia global, primeiramente, pelas previsões para a economia americana. Com juros maiores, há um desestímulo econômico. Com isso, o cenário passou a ser de apreensão sobre uma possível crise econômica dos Estados Unidos.

Como o país tem a maior economia do mundo, os acontecimentos nos EUA tendem a se refletir em outros mercados. Logo, diversos países podem sofrer baixas em seus ambientes de investimentos.

Além disso, pode haver uma fuga de capital estrangeiro do Brasil e demais países em desenvolvimento. Afinal, diante do aumento dos juros norte-americanos, os títulos do Tesouro dos EUA passam a ter maior rentabilidade.

Como essas aplicações são consideradas os investimentos mais seguros do mundo devido à solidez econômica do país, elas tendem a atrair mais investidores. Então quem investe em outros mercados pode optar por tirar o dinheiro deles para investir em títulos americanos.


Como a inflação dos EUA pode influenciar os seus investimentos?

Conforme você acompanhou, a inflação dos EUA estimula o aumento dos juros no país e fomenta a atração de investidores para a economia norte-americana. Consequentemente, os seus investimentos no Brasil podem ser afetados.

Afinal, o mercado brasileiro é considerado emergente e mais arriscado, por ter maior volatilidade. Portanto, um aumento no retorno de títulos dos EUA pode potencializar a saída de capital estrangeiro do país — em especial, da bolsa de valores brasileira (B3).

Esse movimento diminui a circulação de dólar na economia nacional e pode forçar a taxa de câmbio para cima. Diante disso, pode ocorrer um aumento na inflação, devido à dolarização da nossa economia.

Nesse cenário, o mercado também se torna mais volátil. Com um volume menor de investidores, as movimentações podem gerar mais impactos. Então as oscilações podem ser mais intensas ou mais frequentes, aumentando o risco geral.

Como proteger a sua carteira de investimentos desses movimentos?

Até aqui, você descobriu quais impactos a inflação nos Estados Unidos pode causar nos mercados mundiais e nos seus investimentos. Considerando que o cenário econômico pode se tornar mais volátil, é preciso saber como se proteger.

Uma das formas de fazer isso é por meio da diversificação da carteira. Ao alocar recursos em investimentos com riscos distintos, você evita que todo o seu patrimônio se movimente da mesma maneira. Assim, é possível diluir parte dos riscos.

Além de diversificar o investimento em renda fixa e renda variável, é interessante considerar a diversificação de mercados. Portanto, vale a pena pensar na dolarização de uma fatia da sua carteira.

Para isso, você pode investir no mercado norte-americano de duas formas principais: direta ou indireta. Na modalidade indireta, o foco está em aproveitar oportunidades disponíveis no mercado brasileiro.

Entre os exemplos, estão os fundos de índice (ETFs) internacionais e os certificados de depósitos de valores mobiliários (BDRs) da bolsa brasileira. Ademais, há fundos internacionais ou cambiais nas plataformas de investimento.

Para o investimento direto, você pode abrir uma conta em instituições norte-americanas, como a Avenue. Assim, é possível tentar se proteger do avanço cambial e aproveitar as movimentações da maior economia do mundo.

Neste artigo, você descobriu que a inflação nos Estados Unidos pode impactar diretamente os mercados de diversos países. Considerando que os seus investimentos também podem ser afetados, vale a pena ter atenção para gerenciar sua carteira de modo estratégico e com foco na proteção.

Quer ajuda para ter mais informações na hora de investir? Fale conosco da Renova Invest e aproveite o suporte da nossa assessoria!

 

 

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.