Renova Invest Facebook

HTEK11: conheça o ETF de tecnologia em saúde da B3

HTEK11
HTEK11

A tecnologia tem transformado a sociedade de modo radical, e uma das áreas mais influenciadas é a da saúde. Por isso, muitos investidores buscam alternativas de expor seus recursos ao segmento. O objetivo é aproveitar o desenvolvimento desse setor. E isso é possível por meio do ETF HTEK11.

Assim, você pode investir em um portfólio diversificado e contar com um gestor profissional. Mas, para entender quais são as vantagens e desvantagens desse investimento, é preciso primeiro compreender a modalidade e saber o que significa investir em fundos de índice (ETF).

Quer saber mais sobre a alternativa? Então continue a leitura e descubra o que são e como funcionam os ETFs, conheça as características do setor de tecnologia em saúde e saiba mais sobre o HTEK11.

Confira!

O que é e como funciona um ETF?

O HTEK11 é um ETF. Logo, o primeiro passo para avaliar a oportunidade é entender como funciona essa modalidade. O exchange traded fund — também conhecido como fundo de índice — é um investimento que tem como objetivo reproduzir o desempenho de indicadores.

O mercado financeiro apresenta diversos índices que reúnem ativos em uma carteira teórica para facilitar o acompanhamento do conjunto. Esses referenciais apresentam a performance média de um determinado setor.

O Ibovespa, por exemplo, seleciona as ações mais negociadas na bolsa brasileira. Já o IFIX é um índice que mede o desempenho dos fundos imobiliários. É normal que investidores e fundos de investimento tomem esses referenciais como parâmetro de rentabilidade.

Um fundo de índice também faz isso, mas com a diferença de que ele visa replicar diretamente o indicador, enquanto outros tipos de fundo podem usá-lo como limite a ser superado. Essa diferença se deve ao tipo de gestão.

Muitos fundos usam o benchmark para buscar rendimentos superiores à média do mercado. Isso porque eles têm uma gestão ativa. Assim, desenvolvem uma estratégia autônoma para escolher os próprios ativos e buscar ganhos superiores à média do mercado.

Por sua vez, os ETFs apresentam uma gestão passiva. O intuito é fazer investimentos semelhantes ao indicador. Então eles acompanham a performance do benchmark, sem buscar superá-la.

O que é HTEK11?

O ETF HTEK11 se baseia em um indicador que acompanha a média do mercado de tecnologia em saúde a partir das principais empresas do segmento. Ele foi lançado pela Itaú Asset Management em 9 de junho de 2021.

Seu código de negociação na bolsa é HTEK11 e ele faz parte de um grupo de fundos de índice que têm ganhado popularidade no Brasil: os ETFs temáticos. Eles têm a particularidade de expor o capital investido a setores muito específicos da economia.


DESCUBRA COMO INVESTIR COMO UM PROFISSIONAL Investir como um profissional

DESCUBRA COMO INVESTIR COMO UM PROFISSIONAL Investir como um profissional

Saiba tudo sobre ETFS - a forma de sostificar os seus investimentos


No caso de HTEK11, o benchmark é o índice Morningstar US Exponential Technologies Healthcare. Essa é a principal referência mundial do setor de tecnologia em saúde.

A seguir, conheça melhor as características desse ETF!


Setor de tecnologia em saúde

Os avanços em engenharia genética, neurociência, bioinformática e outros campos da medicina e biologia têm sido potencializados a cada dia pelo progresso tecnológico. Por isso, muitos investidores enxergam nesse setor uma oportunidade de crescimento patrimonial.

O índice de referência do HTEK11 pode ajudar, ponderando o peso de empresas da área da saúde e indústrias ligadas à tecnologia segundo critérios particulares. Dessa forma, tem-se uma medida de segmentação desse cenário.

Composição de HTEK11

Como você viu, o HTEK11 tem o objetivo de replicar um índice. Portanto, os ativos que compõem a cesta de investimentos do fundo contemplam as principais empresas do setor saúde, além de indústrias relacionadas à tecnologia. É o caso da General Eletric.

Até julho de 2021, havia 50 empresas formando o índice. Entre elas:

  • Tenet Healthcare Crop — corporação multinacional sediada no Texas, nos Estados Unidos, responsável por oferecer diversos serviços na área hospitalar;
  • Charles River Laboratories Inc — empresa farmacêutica especializada em produtos de tratamento preventivo;
  • Laboratory Corporation of America Holdings — listado também no índice S&P 500, o grupo é o maior conglomerado de laboratórios clínicos do mundo.

Tributos e taxas

As cotas de HTEK11 foram lançadas a um preço inferior a R$ 100. Além disso, sua taxa anual de administração era de 0,5% em julho de 2021. Mas é preciso considerar que esses dados podem mudar ao longo do tempo.

Outros custos relacionados implicam a incidência de Imposto de Renda sobre o lucro obtido na liquidação do investimento. A alíquota do IR é de 15% sobre os ganhos na venda das cotas nas operações comuns.

Quais as vantagens e riscos de investir em um ETF como HTEK11?

Agora que você entende como funciona um ETF como o HTEK11, vale a pena considerar suas principais características antes de investir. Confira!

Acessibilidade

A acessibilidade de HTEK11 é um de seus aspectos mais notáveis. Afinal, com baixo investimento inicial é possível montar uma carteira que se beneficia do desempenho de um setor em desenvolvimento no mundo, sem a necessidade de mandar recursos para o exterior.

Diversificação

De modo geral, ETFs oferecem aos investidores uma oportunidade simplificada de diversificação de investimentos. Por meio de um fundo de índice como o HTEK11, o investidor tem a chance de diluir seu capital em diversos ativos — nesse caso, internacionais.

Exposição da carteira

A exposição dos seus investimentos ao setor de tecnologia em saúde pode ser uma vantagem ou uma desvantagem. Portanto, a escolha depende do seu conhecimento estratégico na hora de investir. Como se trata de renda variável, não há garantias.

Ao adquirir cotas de HTEK11, você estará sujeitando seu capital não apenas à dinâmica desse mercado específico, mas também à variação do dólar. Ou seja, sem um plano cuidadoso, os riscos podem ser elevados. Isso demanda maior tolerância à possibilidade de prejuízos.

Vale a pena investir em HTEK11?

Como você pôde notar, HTEK11 oferece uma oportunidade singular de exposição a um mercado muito específico. Isso quer dizer que, por meio dessa modalidade de investimento, é possível criar um portfólio com ativos selecionados de maneira tática.

Porém, saber se HTEK11 vale a pena depende da análise do seu perfil e objetivos. Sendo assim, antes de tomar a decisão de investir nesse ETF, é fundamental que você tenha um plano de investimento estabelecido e avalie a possibilidade com cuidado.

Neste artigo você aprendeu o que são ETFs e como funciona o HTEK11. É importante considerar as informações para decidir se esse investimento faz sentido na sua carteira. Portanto, continue estudando o mercado e suas alternativas para otimizar suas escolhas de investimento.

O que você achou desse fundo de índice? Parece uma boa alternativa para o seu portfólio? Responda nos comentários e aproveite para esclarecer suas dúvidas!

Veja também

botão de concordância

0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.