Renova Invest Facebook

Garantia firme: veja mais sobre o que é e como funciona!

Você sabia que ao fazer a subscrição de ações no mercado primário, as empresas podem contar com a garantia firme? Esse conceito pode estar presente em contratos de emissão de títulos, com as famosas debêntures. Porém, muitos investidores não estão familiarizados com isso e acabam não entendendo qual é a sua finalidade e influência nos investimentos.

Será que isso acontece com você? Se sim, tudo bem. Com tantos termos no mercado financeiro, é normal não entender todos. Até por isso que pode contar com um assessor de investimentos do time Renova Invest e tirar todas essas dúvidas. Agora, você verá o que é e como funciona a garantia firme. Continue a leitura e saiba mais!

O que é garantia firme e como funciona?

A garantia firme é conhecida no mercado como underwriting firme ou puro, que se refere ao processo de intermediação feito entre companhias que precisam de dinheiro e instituições subscritoras. Sendo assim, o objetivo é levantar capital para facilitar a oferta dos papéis.

Essa garantia é realizada sempre que uma empresa ou governo busca recursos para financiar seus investimentos. Assim, as subscritoras ajudam na busca por investidores e, em alguns casos, assumem os riscos da transação. E é nessa hora que entra a modalidade de garantia firme, é nela que a instituição tem maior responsabilidade na venda das ações. Isso porque ela se compromete com a subscrição integral dos papéis e assume o risco caso eles não sejam comercializados.

A instituição subscritora precisa se enquadrar como banco múltiplo, banco de investimento ou sociedade corretora e distribuidora. Ao atuar dessa maneira, ela passa a ter o direito de negociar as ações ou títulos de crédito no mercado. Além disso, é possível atuar de maneira isolada ou por meio de um consórcio, situação em que uma empresa deverá ser eleita a líder. Ao lançar os investimentos no mercado, a instituição ou o consórcio subscrevem o valor total.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Caso a operação fracasse, a companhia emissora terá recebido o valor total. Ou seja, somente o underwriter terá riscos de perdas. Mas não se esqueça que a subscritora é a que realiza o lançamento das ações no mercado. Para isso, a instituição segue a legislação vigente e os requisitos necessários para a abertura de capital, com a oferta pública inicial de Ações (IPO). Além de garantir a subscrição de todos os ativos, a prática reduz o tempo necessário para que a empresa emissora consiga levantar caixa.

Principais características desse tipo de subscrição

Antes de tudo, vale lembrar a importância da subscrição. Isso porque quando a empresa decide pelo IPO, ela precisa ter um intermediário financeiro, que é quem operacionaliza o lançamento. Nesse momento, surge a primeira grande característica: a existência de um contrato, que indicará o tipo de garantia.

Para entender melhor os diferenciais do underwriting firme, vamos conhecer outras modalidades. No total, são três: melhores esforços, residual ou firme.

  1. Melhores esforços: Nessa modalidade, a subscritora se compromete a vender as ações. No entanto, ela exclui de suas responsabilidades a subscrição dos papéis que não forem vendidos. Conforme o nome, há a obrigação de empregar os maiores esforços para comercializar todos os ativos. Contudo, o risco é totalmente da empresa emissora dos ativos.
  2. Residual ou stand by: Aqui, a subscritora se compromete apenas com as Ações que não forem adquiridas pelo público, então o risco é da emissora e da intermediária. Assim, ao término do prazo, a subscritora pode decidir entre subscrevê-las ou devolvê-las à empresa.
  3. Firme ou straight: Essa garantia faz com que a subscritora atue como um revendedor que assume os riscos da operação. Se as ações não forem bem aceitas pelo mercado, a empresa emissora ficará protegida. A modalidade permite a inserção de uma cláusula de market out, que traz condições que permitem a instituição intermediária se eximir da responsabilidade por ocorrências que prejudiquem a qualidade dos papéis.

Quando a garantia firme pode ser utilizada?

A modalidade de garantia é válida apenas para a oferta base, ou seja, quando as ações são lançadas no mercado. Nos demais casos, as empresas não podem negociar o underwriting firme com as instituições financeiras. Também pode ser aplicada na emissão de debêntures, que são títulos de crédito. Nesse caso, a subscritora cumpre diversos procedimentos que buscam verificar a viabilidade econômico-financeira da garantia.

De modo geral, isso abrange riscos econômicos de liquidez, custo de oportunidade e conformidade da empresa. A ideia é determinar se o risco compensa, além de ter subsídios para formular o contrato. Alguns pontos tratados são o preço acordado e a data de liquidação.


E quais são as vantagens que a garantia firme proporciona?

A principal vantagem da operação da garantia firme é a maior segurança. O conceito consegue reduzir os riscos da emissão de ações para a empresa, já que a subscritora se compromete com a compra dos ativos. Isso facilita a realização dos planos de expansão das atividades e de investimentos.

Apesar de ser um benefício para a empresa, também impacta o investidor. Quando as instituições financeiras ou os consórcios estão dispostos a oferecer a garantia, costuma haver uma boa perspectiva em relação ao lançamento. Assim, embora não seja uma característica que deva ser analisada individualmente, ela pode ser um indicativo da segurança do investimento.

Vale fazer a análise considerando diversos indicadores, assim como o seu perfil de investidor e objetivos com o aporte. Como vimos por aqui, a garantia firma, essa modalidade de subscrição garante a compra dos ativos, trazendo segurança para empresas emissoras e investidores. Ter o conhecimento pode auxiliar na avaliação de ativos e na tomada de decisão antes de comprar ações!

Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.

Ficou com alguma dúvida? Caso queria conhecer mais alternativas de investimentos, conte com a nossa assessoria! Entre em contato conosco, temos uma equipe preparada para ajudar você!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.