Renova Invest Facebook

PUBL11: Fundo que investe em empresas estatais

PUBL11:
PUBL11:

Quem quer expor a carteira de investimentos a empresas estatais pode avaliar o aporte no PUBL11. Ele é um ETF listado na bolsa de valores brasileira, a B3, que tem o objetivo de seguir um índice desse setor relacionado a companhias com participação governamental.

Mas você sabe o que é um ETF e como os índices podem ajudar na exposição a setores ou companhias? Entender essas questões melhora seu conhecimento sobre o mercado financeiro e ajuda a pautar suas decisões.

Por isso, a seguir você aprenderá o que é um ETF, como funciona o PUBL11 e suas principais características. Não perca!

O que é um ETF e como funciona?

Antes de conhecer melhor o PUBL11, você precisa saber o que é e como funcionam os ETFs (exchange traded funds). Eles também são conhecidos como fundos de índice, e são um tipo de fundo de investimento.

Os fundos são uma maneira de fazer aportes coletivos em um veículo de investimento com regras e estratégias próprias. Um gestor profissional é indicado para administrar o patrimônio do fundo e ele é responsável por toda a negociação dos ativos que compõem o portfólio da modalidade.

Já os investidores interessados em participar do fundo podem comprar cotas que representam uma fração ideal desse patrimônio. Os cotistas não administram a carteira nem têm poder de decisão sobre as negociações realizadas para o gestor.

Nesse contexto, o fundo de investimento pode ser de diversas modalidades, como imobiliários, de ações, multimercado, de renda fixa etc. Por sua vez, os ETFs são fundos que replicam uma carteira teórica de índices do mercado financeiro.

Ou seja, eles compõem o seu patrimônio com os ativos ou títulos incluídos no índice para cálculo, espelhando seus resultados. Como o objetivo é replicar o índice, a gestão dos ETFs é feita de forma passiva.

Dessa maneira, o gestor não visa proteger o patrimônio contra desvalorizações ou perdas. Ou seja, se o índice tiver ou resultado negativo no período, o fundo replicará esse resultado por conta de seus aportes.

É possível encontrar ETFs que seguem índices de diversas modalidades, como o Ibovespa, o S&P 500 (um indicador internacional), índices de sustentabilidade, entre outros. Ainda, vale ressaltar que as cotas de ETFs são listadas na bolsa de valores.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

O que é o PUBL11?

Agora que você já sabe o que é um ETF, fica mais fácil conhecer o PUBL11. Esse ticker representa o fundo de índice chamado Inter EQI Teva ETF Bolsa Estatais. Ele foi lançado na bolsa de valores brasileira no dia 27 de dezembro de 2021.

O PUBL11 busca replicar os resultados do índice chamado Teva Bolsa Estatais Index. Então, é fundamental conhecer esse indicador para entender o objetivo e o mercado a que esse ETF se expõe.

Veja só:

Teva Bolsa Estatais Index

O índice Bolsa Estatais é calculado e mantido pela Teva, uma empresa voltada ao provimento de indicadores para o mercado de ETFs brasileiros. A função desse índice é refletir o retorno de preços e proventos de uma carteira teórica composta por empresas com controle ou influência estatal.

Para isso, o Bolsa Estatais Index utiliza uma metodologia própria para selecionar as empresas que fazem parte da carteira. Essas companhias são dos setores do petróleo, bancos, energia, saneamento, seguros, entre outros.

A carteira é rebalanceada a cada 3 meses para avaliar se é preciso retirar ou incluir empresas. Portanto, o índice mantém um portfólio atualizado e que condiz com as condições do mercado e da metodologia aplicada.

Assim, o PUBL11 compõe seu patrimônio com ações das mesmas empresas da carteira teórica do Bolsa Estatais, de forma proporcional ao índice. A gestão do PUBL11 é feita pela Intel Asset e EQI Asset e o administrador é o banco BTG Pactual.

Quais são as vantagens e riscos de investir no PUBL11?

Após conhecer todos esses detalhes sobre o ETF PUBL11 é preciso entender quais são suas vantagens e riscos. Com essas informações, será mais fácil avaliar o aporte e basear sua decisão de investimento.

A primeira vantagem que deve ser considerada é a facilidade de diversificação dos investimentos com apenas um aporte. Como o ETF compõe sua carteira com várias ações relacionadas a empresas estatais, há diversificação de setores e áreas.

Assim, ao comprar uma cota desse ETF, o investidor está se expondo a todas essas companhias, seguindo seus resultados. Essa característica ajuda a diluir os riscos do investimento.


Ademais, outra vantagem é a facilidade da gestão profissional. Administrar uma carteira de investimento exige tempo, estudos e análises. Logo, é prático contar com um gestor no fundo para manter a paridade com o índice e se expor ao mercado.

Contudo, também é preciso considerar os riscos envolvidos. Por se tratar de um investimento da renda variável, não há garantias de rendimentos. Lembre-se de que o PUBL11 possui gestão passiva, então se o índice apresentar desvalorização, os preços das cotas acompanham esse movimento.

Ainda, há o risco de mercado envolvido nas empresas estatais. Elas podem ter problemas específicos, principalmente por conta de má gestão governamental ou até mesmo problemas de desvio de verbas.

Portanto, considere esses riscos ao investir. Uma forma de avaliar o desempenho das empresas é acompanhar o gráfico de resultados do índice. Apesar de esses resultados históricos não garantirem rentabilidade futura, eles podem servir como base de informações.

Vale a pena investir no PUBL11?

Você já conhece as principais características do PUBL11, suas vantagens e riscos. Assim, você já deu um passo importante para começar a avaliar se vale a pena investir nessa alternativa.

Nesse momento, além de fazer uma análise completa acerca da modalidade, você deve considerar seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros.

O perfil define qual é a sua tolerância aos riscos atrelados ao aporte. Assim, é preciso ter um perfil compatível com o investimento em ETFs que, como você viu, pode sofrer desvalorizações e ter oscilações constantes.

Já os objetivos do PUBL11 estão voltados à exposição ao mercado de empresas estatais e, de forma geral, focando no longo prazo. Logo, considere suas metas ao investir e veja se esse ETF pode ajudá-lo a conquistá-las.

Conseguiu entender melhor como funciona o PUBL11 e suas características? Se você tem interesse no investimento em empresas estatais, ele pode ser uma opção — se fizer sentido para seu perfil e objetivos.

Quer contar com suporte para entender melhor as alternativas do mercado? Então procure a assessoria da Renova Invest!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.