Renova Invest Facebook

Axie Infinity: entenda os riscos e como funciona esse jogo

Axie Infinity
Axie Infinity

As criptomoedas revolucionaram o mercado financeiro devido às movimentações dos últimos anos. Nesse sentido, uma das novidades trazidas por elas é a criação de jogos, com a proposta de remunerar os jogadores com criptoativos. É o caso do Axie Infinity e sua cripto, a AXS.

Esse é um jogo que envolve os “non-fungible tokens” (NFTs). Inicialmente, esses tokens foram criados como a moeda para ser usada no jogo. Porém, diante de sua rápida valorização, eles entraram no radar de muitos investidores e especuladores.

Ficou interessado no assunto e quer entender melhor como isso funciona? Então prossiga com a leitura deste artigo e saiba o que é e quais os riscos do Axie Infinity. Acompanhe!

O que são os NFTs?

Como você viu, NFT é a sigla para non-fungible token. Eles funcionam como uma espécie de certificado digital de autenticidade e propriedade, estabelecido em blockchain. É bastante comum associá-los a outros itens não fungíveis, como obras de arte.

Imagine que você adquiriu um quadro de um artista famoso. Ele tem um certificado de autenticidade e aquele quadro é não-fungível. Ou seja, ele não pode ser trocado por outros da mesma espécie, pois possui um valor intrínseco.

A pintura pode ser copiada, pintada por outros artistas e, até mesmo, livremente distribuída. No entanto, o quadro original é único e mantém o seu valor por conta dessa autenticidade. Os NFTs funcionam da mesma maneira, mas com propriedades digitais.

Assim, eles são tokens não fungíveis que representam uma propriedade no meio virtual. Os tokens podem representar imagens originais que viraram memes, arquivos únicos e, até mesmo, personagens de jogos virtuais.

O que é o Axie Infinity?

Axie Infinity é um jogo virtual online para PC e Android, lançado pelo estúdio vietnamita Sky Mavis no ano de 2018. Baseado em trocas e lutas, ele permite aos jogadores coletar, criar, batalhar e trocar criaturas conhecidas como “Axies”, digitalizadas como NFTs.

Além do token nativo da plataforma (cripto AXS — (axie infinity shard)), outro token dentro do universo do jogo também contribuiu para o seu sucesso — o chamado Small Love Potion (SLP). Tanto o AXS quanto o SLP tiveram uma valorização expressiva no primeiro semestre de 2021.

Vale saber que o jogo é inspirado no Pokémon, uma das franquias de maior sucesso da Nintendo, e no tradicional jogo de cartas Magic. No entanto, seu grande diferencial está no fato de a proposta ir além da diversão e permitir que o jogador ganhe dinheiro.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Esse é um modelo conhecido como play to earn (jogue para ganhar). Devido às altas recompensas pagas enquanto se joga e cumpre missões, o jogo ficou conhecido por sua suposta capacidade de proporcionar rendas superiores aos salários mínimos de diversos países — inclusive o Brasil.

Como o Axie Infinity funciona?

Depois de conhecer o jogo e a cripto AXS, vale entender como ele funciona. Não há um enredo ou história de fundo para os personagens. A proposta é utilizar os seus Axies para batalhar contra Axies de outros jogadores no modo arena — ou contra monstros do próprio jogo no modo aventura.

Para começar a jogar é preciso ter um time de, pelo menos, 3 Axies. E cada criatura possui características e poderes específicos, que podem ser de planta, água, inseto, réptil, pássaro, besta, crepúsculo e alvorecer.

Assim como no Pokémon, eles têm forças e fraquezas que determinam a quantidade de dano de ataque e defesa. Além disso, cada criatura é formada por 6 partes: olhos, orelhas, chifre, boca, costas e cauda. São elas que definem as cartas dos Axies, com seus ataques e características.

Ademais, é possível que os Axies reproduzam, sendo necessário possuir no mínimo 4 criaturas e SLP disponível. Eles podem gerar, no máximo, 7 novos descendentes. O primeiro “filho” requer 150 SLP de cada pai, e para o sétimo a quantia é de 3150 SLP.

Qual a relação desse jogo com as criptomoedas?

Até agora você já viu o que é o jogo e um pouco sobre a sua mecânica. Então talvez esteja em dúvida sobre qual a relação que ele tem com criptomoedas. O primeiro ponto diz respeito à tecnologia utilizada — o blockchain do ethereum.

Ademais, o jogo roda com a ajuda da Ronin, uma sidechain que valida dados de outros blockchains. Isso reduz as taxas e possíveis atrasos nas transações e proporciona uma experiência de jogo mais suave.

Outra relação trata da necessidade de que você adquira uma cripto para começar a jogar — o token AXS. Como visto, é preciso de 3 criaturas para montar seu time e cada uma delas representa um token.

As criaturas mais baratas no marketplace do jogo custavam, em janeiro de 2022, cerca de US$ 50. Logo, era necessário um investimento inicial de US$ 150 — que pode oscilar, dependendo do câmbio.

Caso o jogador não tenha dinheiro ou não queira adquiri-los, também é possível alugá-los. Isso porque existem grupos de jogadores que já possuem Axies e os alugam sob a perspectiva de divisão de ganhos com os tokens SLPs recebidos nas missões. Isso é feito nas chamadas scholarships, sendo que muitas delas possuem fila de espera para a locação.


Quais são os riscos presentes nesse jogo?

Embora a alternativa pareça atrativa, é preciso entender os riscos envolvidos. Um dos mais relevantes é o risco de volatilidade.

Por se tratar de criptoativos, seus preços obedecem à lei da oferta e da demanda. Assim, o investimento pode ter um alto potencial de retorno, mas as perdas também podem ser expressivas.

Outro risco está relacionado à segurança. Embora o blockchain tenha alta capacidade para proteger uma criptomoeda, o mesmo não se aplica aos servidores do jogo e às carteiras virtuais dos clientes. Nesse sentido, é possível que um ataque hacker cause prejuízos inesperados.

Por fim, se a alternativa for considerada um investimento, é preciso destacar que o investidor não conta com proteção institucional. Afinal, todas as negociações são feitas com entidades estrangeiras.

Portanto, elas não se submetem às regras e legislações nacionais — o que pode dificultar a resolução de eventuais problemas.

Como se expor às criptomoedas de maneira regulamentada e segura?

Caso você esteja interessado em aproveitar as oportunidades que as criptomoedas oferecem, mas de maneira regulamentada e com segurança de órgãos nacionais, existem alternativas.

É possível contar com os investimentos disponíveis na B3 (a bolsa de valores brasileira) e na plataforma do seu banco de investimentos. Desde 2018, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) permitiu a negociação de criptomoedas por fundos de investimentos e ETFs (fundos de índice).

Nesse sentido, você poderá expor seu capital a criptoativos ao adquirir cotas desses fundos. Confira mais sobre eles:

ETFs

O exchange traded fund, conhecidos pela sigla ETF e por fundo de índice, é um tipo de fundo de investimento. Assim, ele permite um aporte coletivo em uma carteira composta por ativos selecionados de acordo com determinada estratégia.

Nos ETFs, a ideia é replicar os resultados de um índice financeiro previamente escolhido. Esse indicador pode ser de diversos mercados e países. Por exemplo, índices de ações, índices de commodities, índices de mercados globais ou emergentes, etc.

Entre esses índices, podem ser escolhidos aqueles que acompanham resultados de cotações de criptomoedas. Dessa maneira, o ETF compõe a sua carteira com os mesmos ativos presentes na carteira teórica do indicador, conforme a gestão do gestor profissional designado.

Com essa estratégia, o patrimônio do fundo tem as mesmas oscilações que os índices alvo. Então quem deseja participar desses fundos pode adquirir cotas. Elas representam uma fração ideal do patrimônio do veículo e, no caso dos ETFs, são negociadas na bolsa de valores.

Existem diversas alternativas para os investidores interessados em criptoativos. Entre elas estão o HASH11, um ETF que segue o índice da Nasdaq voltado às criptomoedas, e o BITH11 — que espelha o índice da Nasdaq relacionado ao bitcoin.

Fundos de investimentos em criptomoedas

Os fundos de investimento em criptomoedas funcionam de forma parecida com ETF, mas eles não têm o objetivo de replicar índices. Esses fundos têm gestão ativa e compõem a sua carteira, majoritariamente, com cripto — geralmente mais tradicionais do que a AXS.

Cada veículo terá suas próprias regras, então eles podem ter uma exposição maior a determinadas moedas ou mesmo objetivos diferentes. Logo, o investidor pode encontrar alternativas que trazem mais segurança ou aquelas que são mais arrojadas.

As cotas desses fundos não são negociadas em bolsa de valores. Para adquiri-las é preciso ter conta em um banco de investimento que tenha alternativas de fundos assim em seu portfólio. Logo, você pode investir pela plataforma da instituição.

Vale ressaltar que ambas as alternativas, fundos de criptomoedas e ETFs, possuem regulamentação dos órgãos fiscalizadores do mercado financeiro brasileiro. No entanto, tanto ETFs quanto fundos de investimentos em criptomoedas ainda trazem riscos.

Afinal, o mercado é bastante volátil e seus resultados dependem das cotações das criptomoedas ou mesmo das oscilações dos índices relacionados.

Quais são as vantagens e riscos dessas alternativas?

Entre as vantagens de investir nesses tipos de fundos, vale destacar o preço — que tende a ser mais acessível que a aquisição da criptomoeda diretamente. Ainda, o investidor contará com proteção institucional, já que os fundos são regulamentados e seguem as regras do mercado brasileiro.

Porém, é importante ter em mente que cada fundo conta com diferentes níveis de exposição aos criptoativos. Logo, vale a pena pesquisar quais estão mais alinhados ao seu perfil e objetivos antes de fazer o investimento.

Agora que você viu o que é Axie Infinity e como funciona a cripto AXS, não deixe de levar em conta os riscos envolvidos na exposição ao jogo. Se você busca opções mais seguras para expor seu capital às criptomoedas, os fundos e ETFs podem trazer alternativas para a sua carteira.

Precisa de ajuda para investir em criptoativos de maneira regulada? Contate uma assessoria de investimentos — como a Renova Invest!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.