O mercado de criptoativos ganha cada vez mais popularidade e desperta o interesse dos investidores. Com atenção a esse movimento, o setor de esportes e e-sports desenvolveu o Cripto Chiliz (CHZ), um token dedicado a essa área.
Quem tem interesse em investir em criptoativos e no setor esportivo, não pode deixar de conferir esse ativo. Afinal, ele une o universo cripto ao dos esportes, oferecendo experiências únicas aos usuários.
Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura e saiba o que é, como ele funciona e se vale a pena investir em Cripto Chiliz!
Vamos lá?
O que é e como funciona o Cripto Chiliz?
O Cripto Chiliz é um token utilitário dedicado à indústria de esportes e entretenimento. Ele foi desenvolvido em 2018 pela plataforma Socios.com, criada por Alexandre Dreyfus, e lançado oficialmente em dezembro de 2019.
A plataforma Socios.com viabiliza a interação entre torcedores com seus times, equipes e atletas preferidos. Nela, os fãs podem trocar tokens de clubes e votar em pesquisas e enquetes. Além disso, eles têm vantagens exclusivas.
O CHZ é um ativo nativo desse ecossistema e garante a quem o detém o acesso a um produto ou serviço específico. Com esse token, os fãs podem usufruir de diversos benefícios, como entrada aos jogos do seu time, inclusive de e-sports, ou às lutas de UFC.
Por essa razão, ele também é conhecido como token de fã. Vale saber que CHZ apresenta número limitado e são fungíveis. Na prática, eles podem ser negociados entre interessados e o preço estabelecido pelo mercado.
Quais são as características do Cripto Chiliz?
Sabendo o que é e como funciona o Chiliz, é hora de conhecer as características desse token. A seguir, você confere as principais!
Blockchain
A blockchain é a principal tecnologia utilizada pelas redes de criptoativos para funcionar. Ela armazena as informações das transações e de rastreamento de ativos, como se fosse um livro-razão imutável e incorruptível.
Descubra agora a
NOVA RENDA FIXA
que pode turbinar seus ganhos.
O Chiliz não possui a sua própria blockchain, por isso ele utiliza a da rede ethereum. Trata-se de uma plataforma descentralizada em que é possível executar contratos inteligentes e aplicações descentralizadas.
Além disso, ele é um token do tipo ERC-20, ou seja, um contrato inteligente no qual os programadores podem implementar funcionalidades diversas.
Fãs tokens
Por permitir essa proximidade entre os fãs e seus clubes preferidos, mais de 20 grandes organizações esportivas já fizeram parceria com a Socios.com visando desenvolver os próprios fãs tokens. Entre elas, estão Juventus FC, FC Barcelona, AC Milan, Paris Saint Germain, Professional Fighters League e UFC.
Leia também:
Mineração
A mineração é o processo de registro das transações na blockchain. É por meio dele que os tokens e as criptomoedas são criados. Como o CHZ é um token pré-minerado, todas as unidades disponíveis para circulação já existem — há um total de 8.888.888.888.
Por conta dessa característica, quanto mais o ecossistema Chiliz cresce, maior é a demanda pelo token, o que pode aumentar a pressão em seu preço e gerar a valorização.
Estrutura
O Chiliz utiliza um protocolo de consenso chamado proof of authority (PoA), ou prova de autoridade em português. Nesse caso, os nós que validam a transação são de escolha aleatória. Ademais, esse protocolo consegue processar maior quantidade de operações.
ICO
Em sua oferta inicial de moedas (ICO), o CHZ levantou US$ 66.000.000, sendo que 58% do valor arrecadado foi alocado para o desenvolvimento da plataforma Socios.com.
Além disso, 20% desse montante foi direcionado para aquisição de clientes e os 22% restantes para manter a estrutura jurídica, corporativa, segurança e o apoio ao ecossistema da Malta, que é a sede da empresa.
Como o Chiliz é utilizado?
Após saber as características do Chiliz, é o momento de entender como ele é utilizado. Na prática, o proprietário de CHZ deve baixar o aplicativo oficial da Socios.com, que funciona como uma carteira digital.
Com os Chiliz na plataforma, é possível trocá-lo pelos fãs tokens dos clubes que você deseja e ter acesso exclusivo aos benefícios de cada time. Por exemplo, você pode comprar ingressos, ter experiência com atletas e, até mesmo, votar em assembleias.
Vale destacar que o desempenho da equipe pode estar atrelado à valorização do token. Desse modo, passar de fase em uma competição e subir no ranking de classificação pode valorizar o fã token.
Vale a pena investir no Cripto Chiliz?
Se você se interessou pelo CHZ, é preciso definir se vale a pena investir nesse token como forma de rentabilizar o seu capital. Inicialmente, independentemente do tipo investimento, é necessário analisar e considerar diversos fatores antes de se decidir pelo aporte.
Nesse sentido, o primeiro passo é identificar o seu perfil de investidor, que permite entender o nível de tolerância aos riscos. Como os criptoativos têm volatilidade elevada, os perfis moderado e arrojado costumam se adaptar melhor a esses ativos.
Ademais, você deve considerar os seus objetivos financeiros ao fazer o investimento. Os criptoativos tendem a ter um perfil mais especulativo. Então considere o prazo das suas metas e os riscos que elas podem envolver para definir se vale a pena adquirir os tokens.
Como investir em CHZ?
Caso tenha decidido que o Chiliz se encaixa em sua estratégia, é necessário saber como investir nessa alternativa. Na prática, uma das formas regulamentadas no Brasil de alocar em criptoativos é por meio de fundos de investimentos.
Esse veículo financeiro funciona como um investimento coletivo cuja gestão é feita por um gestor profissional. No caso dos criptoativos, é possível investir em fundos de criptomoedas, que podem ter diferentes percentuais de exposição aos ativos. Eles são negociados na plataforma do seu banco de investimento.
Ademais, é possível investir em fundos de índice (ETFs) que replicam a carteira teórica de indicadores do mercado cripto. Nesse caso, as cotas podem ser encontradas na bolsa de valores brasileira, a B3.
Ao longo deste artigo, você pôde conhecer o cripto Chiliz e entender mais sobre esse ativo. Agora você tem informações relevantes para ajudar em sua análise e fazer a melhor escolha para a sua carteira de investimentos.
Que tal contar com uma assessoria de investimentos para ajudar a entender mais sobre as alternativas disponíveis no mercado financeiro? Entre em contato com um de nossos assessores!