Renova Invest Facebook
Busca de Artigos no blog

Permuta: como funciona e quais as vantagens e riscos desse tipo de negociação?

Como funciona a permuta e quais as vantagens e riscos desse tipo de negociação?
Como funciona a permuta e quais as vantagens e riscos desse tipo de negociação?

A permuta é uma prática bastante antiga, que surgiu antes de existir a moeda — semelhante ao que conhecemos hoje. Nessa época, as pessoas conseguiam os produtos que desejavam por meio de trocas. Quem plantava milho trocava parte de sua colheita com quem plantava trigo e feijão, por exemplo.

Dessa forma, era possível ter os alimentos necessários para a sobrevivência. Contudo, com o passar dos anos, a moeda surgiu e a barganha não era mais a única maneira de obter bens. Entretanto, o modelo ainda é muito utilizado para negociação de produtos e serviços.

Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura e saiba como funciona a permuta e quais as vantagens e desvantagens dessa modalidade de comercialização!

O que é e como funciona a permuta?

A permuta é um processo que não se baseia apenas no dinheiro envolvido no pagamento, portanto diferentemente do que acontece em uma compra e venda tradicional. Assim, as partes trocam serviços, propriedades ou objetos de forma mútua.

Entenda mais detalhes a seguir!

Preço da troca

Na permuta, os bens não precisam ser do mesmo tipo, mas devem ter equivalência de preços em comum acordo entre as partes da operação. Por exemplo, um apartamento avaliado em 200 mil reais é trocado por um carro com o mesmo preço de avaliação.

Entretanto, em situações em que os bens de troca apresentam disparidade de preços, é comum que a diferença seja paga em dinheiro. Nessas circunstâncias, a transação portanto se chama permuta com torna.

Tipos de permutas

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, é possível permutar qualquer item que seja passível de venda — não somente imóveis e carros. Um exemplo de permuta comum no mercado financeiro é com ações.

Esse movimento pode acontecer quando duas empresas firmam um contrato de permuta de ações. Assim, o investidor que detém uma ação do negócio X passa a ter, na carteira, um papel da empresa Y. Foi o caso, por exemplo, das ações das companhias Randon e Fras-Le.

Outras possibilidades dessa modalidade de negociação, fora do ambiente de bolsa de valores, são:

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

  • publicidade;
  • procedimentos de estética e beleza;
  • serviços na construção civil, como pintura, marcenaria etc.;
  • compra de imóveis;
  • comercialização de animais na pecuária ou de insumos na agricultura, etc.

Tempo de acordo

O tempo de acordo da permuta pode ser temporário ou definitivo. No caso de transações de serviços, não há como fazer uma devolução, mas o contrato pode ser encerrado. Para maior entendimento, suponha uma agência de marketing que troca o serviço de social media com o de marmitas de um restaurante.

Nesse contexto, a agência cuida das redes sociais do restaurante enquanto recebe a alimentação para a sua equipe. A dinâmica se mantém enquanto houver interesse das duas partes. Além disso, há possibilidade da determinação prévia do tempo em que o contrato permanecerá em vigor.

Se a permuta é feita com bens, também é possível que seja temporária. Para tanto, basta acontecer a devolução dos itens trocados ao final do contrato.

Quais são as vantagens e os riscos da permuta?

Sabendo o que é uma permuta, é hora de descobrir as vantagens e os riscos desse tipo de negociação. Entenda a seguir!

Vantagens

O primeiro benefício dessa prática é a oportunidade de obter o que deseja, sem precisar dispor de recursos financeiros — basta ter um objetivo ou serviço que interesse a outra parte. Ademais, há agilidade na transação, pois não é preciso vender o item para então comprar o objeto ou serviço de desejo.

Por exemplo, se uma pessoa possui um terreno grande e deseja construir em uma parte dele, pode fazer uma permuta com a construtora. Nesse caso, a empresa constrói a casa e fica com o lote correspondente como forma de pagamento — ou parte dele.

Outra vantagem se refere ao regime de tributação. Nas permutas sem torna realizadas entre pessoas físicas, há isenção do pagamento de Imposto de Renda. Contudo, se houver necessidade de complementação da negociação em dinheiro, o tributo deverá ser pago sobre a diferença.

Desvantagens

De modo geral, as desvantagens da permuta estão relacionadas ao não cumprimento do acordo entre uma ou ambas as partes. Considerando a situação hipotética do tópico anterior, imagine que a construtora não realizou a obra do imóvel no prazo estabelecido, gerando prejuízo ao dono do terreno.

Isso geraria transtornos e dificuldades para solução do problema. Entretanto, é possível se precaver desse tipo de problema adicionando cláusulas ao contrato que possam resguardar os envolvidos.

Por que é importante entender esse conceito?

Além de conhecer os benefícios e o risco dessa modalidade de negociação, é necessário saber por que esse conceito é tão importante. O principal motivo é a possibilidade de utilizar a permuta em suas negociações, conhecendo os detalhes sobre o seu funcionamento.


Como você viu, existem diversos tipos de permuta. Por essa razão, é válido conhecer essas particularidades antes de optar por esse tipo de negociação. Afinal, uma decisão equivocada pode afetar os custos envolvidos — como no caso dos contratos em que haverá complementação em dinheiro.

Além disso, independentemente do tipo de permuta, é fundamental verificar se documentação e impostos dos itens negociados estão regularizados. Essa prática evita surpresas desagradáveis que podem trazer prejuízos para as partes.

Vale a pena fazer permuta?

Depois de entender sobre a permuta, é o momento de saber se vale a pena aderir a esse tipo de negociação. Na prática, a resposta é muito pessoal, pois cabe a cada indivíduo avaliar e compreender se realmente a troca é o que faz mais sentido para os objetivos.

Nesse sentido, algumas das questões que você precisa ponderar são:

  • Existe algum risco no negócio?
  • A situação do bem ou serviço a receber em troca está regularizada?
  • Negociar em dinheiro pode trazer maiores benefícios, como descontos?
  • O item oferecido em troca tem valor equivalente ao que você tem a oferecer ou será necessária uma torna?

Se, após refletir sobre o assunto, você entender que a permuta vale a pena, procure um profissional qualificado que possa ajudar na negociação. Desse modo, você assegura que o acordo será benéfico para as partes envolvidas e evita transtornos.

Para facilitar o processo, confira alguns dos principais detalhes que devem constar no contrato:

  • condições;
  • prazo;
  • preços estimados;
  • multa rescisória em caso de descumprimento do tratado;
  • beneficiários para situações de falecimento ou incapacidade.

Ao longo deste post, você entendeu como funciona a permuta, conhecendo mais uma possibilidade de negociação. Agora você tem informações relevantes para ponderar se vale a pena adotar essa opção em suas próximas transações.

Quer continuar bem informado sobre finanças e investimentos? Nos siga nas redes sociais! Estamos no Facebook, LinkedIn, YouTube e Instagram!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
1 Comentário
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.