plataforma para trader
plataforma para trader

Como escolher uma plataforma para trader?

Quem busca especular no mercado de renda variável precisa abrir conta em um banco de investimento para intermediar suas negociações. No entanto, o uso de uma plataforma trader também pode ser essencial. Você já pensou em contratá-la?

No day trade, por exemplo, qualquer segundo pode fazer uma diferença considerável nos seus resultados. Nas demais estratégias de especulação, a agilidade e a estabilidade da plataforma também são fatores importantes.

Então, se você ainda não considerou a contratação de uma plataforma para operar no mercado financeiro, pode ser interessante conhecer a alternativa.

Quer saber mais? Então entenda melhor as características e vantagens da plataforma para trader e saiba como escolher aquela que faz sentido para seu caso! Vamos lá?

O que é uma plataforma trader?

A plataforma trader é uma ferramenta digital criada para conectar o trader ao ambiente de negociações da bolsa de valores. Ela é responsável por facilitar a compra e venda de ativos e derivativos entre especuladores e bancos de investimento.

De modo geral, trata-se de um software customizado para as necessidades de um trader – que possibilita o envio de ordens de forma mais rápida e simples. Por meio dele o especulador consegue operar de qualquer lugar que esteja. Basta ter conexão à internet.

Algumas plataformas disponíveis atualmente oferecem funcionalidades especiais para traders. Isso porque eles precisam de maior agilidade e recursos diferenciados – como análise gráfica, boletas rápidas, mecanismos de stop e outros.

Por isso, geralmente as plataformas trader são pagas. Assim, não é difícil encontrar pessoas com dúvidas se vale a pena contratá-las ou se devem utilizar o home broker – que não costuma ter custo. Logo, é preciso considerar os benefícios em relação aos gastos.

Quais as principais características e vantagens da plataforma para trader?

É importante identificar os detalhes e funcionalidades das opções para tomar uma decisão. Portanto, a seguir você verá algumas características específicas das plataformas e poderá identificar se valem a pena.

Confira!

Velocidade no envio de ordens

O trader que busca alta performance precisa de velocidade no envio de ordens. Isso porque eventuais interrupções ou atrasos enquanto se opera podem resultar em prejuízos. Em especial, quando se está diante de grandes oscilações no mercado.

Algumas plataformas contam com o chart trading, que possibilita enviar ordens com um clique no gráfico. Caso o trader seja adepto do tape reading, existe o superdom, que mostra a relação de preços em profundidade com possibilidade de compra ou venda com um clique no preço.

Estabilidade de conexão com a bolsa

Muitas plataformas investem na conexão do usuário com a bolsa, para que o envio de ordens não esteja sujeito a interrupções. Isso é chamado de DMA (Direct Market Access) e existem plataformas com conexão:

  • DMA1 – a ordem vai para o banco de investimento e posteriormente para a bolsa;
  • DMA2 – a ordem vai para um provedor próximo a bolsa, e depois segue para ela;
  • DMA4 – a ordem é lançada diretamente na bolsa, como se estivesse lá em tempo real.

Funcionalidades disponíveis

Dentre as funcionalidades disponíveis, as plataformas levam vantagem em relação ao home broker. Isso porque elas são dotadas de gráficos e ferramentas de análise técnica, como: médias móveis, projeção e retração de Fibonacci, Bandas de Bollinger, linhas e canais de alta e baixa, etc.

Para o trader que prefere o uso do tape reading para realizar suas operações, algumas plataformas oferecem ferramentas específicas. Por exemplo: o livro de ofertas, times & trades, volume at price, a posição dos participantes e outras.

Suporte e facilidade de customização

Outra vantagem das plataformas para trader é a possibilidade de customização de seu ambiente de trabalho. Diversas delas permitem que o próprio especulador monte a sua tela operacional. Nesse sentido, ele pode mesclar elementos e aumentar sua capacidade analítica.

Na falta de algum indicador, ou caso o trader queira criar seu próprio, a programação pode ser feita na própria plataforma. Na hipótese de não conseguir ou encontrar erros no seu funcionamento, o especulador pode contatar o suporte da plataforma e receber ajuda.

Como você viu, as plataformas trader podem se revelar mais completas que os home brokers tradicionais. E o seu uso pode otimizar o operacional do trader de curtíssimo prazo. Sabendo disso, é comum ter dúvidas sobre como escolher a melhor alternativa para seus trades

Como escolher a melhor plataforma trader?

A escolha da melhor plataforma trader depende diretamente da forma como você opera, e dos seus objetivos. Isso varia muito entre os traders. Afinal, o que funciona para um pode não se encaixar no estilo operacional do outro. Então, saiba qual é o seu.

Com isso, você poderá saber se vale a pena contratar uma plataforma trader – e conseguirá escolher uma. O uso de plataformas diferenciadas pode tornar mais fácil tomar uma decisão, principalmente se o seu foco for o day trade, por exemplo.

Por outro lado, caso seu foco não seja o day trade, mas ainda queira especular no mercado – como no caso do swing trader, talvez um home broker tradicional já seja o suficiente. Isso porquee ssas são operações que podem ser feitas com mais tranquilidade.

Se você concluir que não quer ter gastos adicionais com a contratação de uma plataforma ou não precise de todas as funcionalidades, o uso de um bom home broker – como o do BTG Pactual digital – pode ser o que você precisa.

Home broker do BTG Pactual digital

O BTG Pactual digital possui o home broker mais completo do mercado. Seu acesso é gratuito e toda a sua comunicação é feita pela internet, sem necessidade de instalação de programas ou aplicativos no seu computador.

Ademais, ele serve para day trade, swing trade ou para investimento de longo prazo. Entre suas principais características aponta-se:

  • agilidade;
  • praticidade;
  • segurança;
  • recepção de informações atualizadas;
  • customização do workspace;
  • mini book de ofertas;
  • boleta rápida e outras funcionalidades.

Conclusão

Como foi visto, o uso de uma plataforma operacional pode ser importante para o sucesso de um especulador de mercado – principalmente o day trader. E existem diversas opções disponíveis no mercado, cada qual com suas especificidades.

A escolha caberá a você. Antes de escolher uma ferramenta, avalie o que precisa na sua rotina. Na sequência, avalie o custo-benefício para saber o que vale a pena.

Gostou do conteúdo? Se você conhece amigos interessados em realizar trader, compartilhe o texto nas suas redes sociais!

Compartilhe:

Deixe uma resposta


chatbot Renata

Quer fazer seus investimentos renderem mais?

Clique aqui e fale com os nossos Assessores

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.