Renova Invest Facebook

Como escolher um fundo imobiliário de tijolo? Confira!

Como escolher um fundo imobiliário
Como escolher um fundo imobiliário

Diversos investidores buscam formas de construir uma renda passiva, tanto para não ter que trabalhar mais por obrigação quanto para usufruir uma vida financeira mais confortável. O fundo imobiliário de tijolo pode contribuir com esse propósito, já que ele costuma distribuir dividendos.

Porém, ao explorar essa opção, é comum surgirem dúvidas sobre como escolher a melhor alternativa para a sua carteira de investimentos. Isso acontece porque existem diferentes tipos de fundos — cada um com suas particularidades. Assim, é preciso saber como tomar uma decisão vantajosa.

Continue a leitura e descubra como escolher um fundo imobiliário de tijolo para você!

O que é um fundo imobiliário e como funciona?

Para começar, é preciso entender o que é um fundo imobiliário (FII). Essa é uma modalidade de investimento coletivo. Nesse caso, os investidores adquirem cotas com o objetivo de investir em oportunidades do setor de imóveis.

Assim, ao comprar cotas do fundo imobiliário, o cotista tem direito à participação nos resultados conquistados por um gestor profissional. Nesse sentido, é possível obter ganhos tanto com a valorização do preço das cotas quanto pela distribuição de dividendos.

Vale destacar que os recursos do fundo imobiliário são movimentados pelo gestor conforme o tipo e a estratégia do FII. O fundo pode ser de papel (quando foca em títulos de renda fixa), de fundos (quando compra cotas de outros FIIs) ou de tijolo — que você conhecerá a seguir.

Para realizar o seu trabalho, o gestor é remunerado por meio de uma taxa de administração. Também pode haver a cobrança de uma taxa de performance. Ela funciona como um prêmio pago ao gestor pelo seu bom desempenho, incidindo apenas quando os resultados superam um indicador de referência.

Como funciona o fundo imobiliário do tipo de tijolo?

Agora que você já sabe o conceito de fundo imobiliário, é a hora de aprender como funciona o fundo de tijolo. Ele é um tipo de FII que investe prioritariamente os recursos dos cotistas na construção ou aquisição de imóveis físicos. O objetivo é vendê-los ou alugá-los para gerar renda aos investidores.

Apesar de parecerem uma categoria homogênea, há diferenças significativas entre os diferentes fundos de tijolo. Por exemplo, alguns deles podem investir em diversos empreendimentos, localizados em regiões distintas, enquanto outros podem se concentrar em apenas um imóvel.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Além disso, há fundos imobiliários que focam em determinados setores da economia, como agências bancárias, lajes corporativas, hospitais ou shopping centers. Já outros FIIs possuem um portfólio bastante diversificado no que diz respeito aos tipos de construções.

Quais as vantagens de investir em um fundo imobiliário de tijolo?

Depois de conhecer o fundo imobiliário de tijolo, é interessante saber quais são as principais vantagens de investir nele. Assim, ficará mais fácil identificar se ele é uma boa oportunidade de investimento para você.

Um dos pontos positivos é o acesso facilitado ao mercado de imóveis. Afinal, o preço de uma cota é mais acessível que o custo para comprar um imóvel diretamente. Assim, o investidor pode lucrar com o aluguel ou venda de propriedades sem precisar dispor de um capital elevado para comprá-la.

Há também a possibilidade de diversificação da carteira. Dependendo da estratégia adotada pelo fundo, você pode se expor a diferentes imóveis adquirindo cotas de apenas um FII. Com isso, é possível reduzir riscos envolvidos — como o risco de vacância.

Outra vantagem de investir em um fundo imobiliário de tijolo é a isenção da cobrança de Imposto de Renda sobre os proventos. Isso porque os dividendos pagos aos cotistas são isentos. Dessa forma, o fundo pode gerar um retorno maior para o investidor por meio da renda passiva, especialmente a longo prazo.

O que avaliar antes de investir em um fundo imobiliário de tijolo?

Até aqui, você conferiu as principais informações sobre os FIIs. Então é o momento de aprender a escolher os melhores fundos imobiliários de tijolo para a sua carteira de investimentos.

A seguir, confira os principais pontos que você deve avaliar antes de investir!

Considere seu perfil de investidor e objetivos

Em primeiro lugar, é preciso analisar o seu perfil de investidor. Isso garante que você construa uma carteira mais adequada para as suas características, de acordo com o seu nível de tolerância aos riscos.

Além disso, é importante considerar os seus objetivos para saber se essa modalidade pode ajudar a alcançá-los. Geralmente, os FIIs costumam atrair investidores interessados no mercado de imóveis e na obtenção de renda passiva por meio de dividendos.

Conheça a gestora e a administradora do fundo

Outra questão para considerar é a gestão do fundo, já que as decisões do profissional responsável pela alocação dos recursos interferem diretamente nos resultados obtidos. É necessário avaliar o seu histórico de desempenho e sua filosofia de gestão, por exemplo.


Também é recomendado conhecer a administradora do fundo. Afinal, ela é a responsável por fazer a prestação de contas aos cotistas, manter os registros atualizados e distribuir os rendimentos dos FIIs.

Analise os fundamentos do fundo em questão

Depois de conhecer a gestora e administradora de um fundo, o próximo passo é fazer uma avaliação de seus fundamentos. Esses indicadores podem fornecer informações importantes para a sua tomada de decisão, como:

  • vacância dos imóveis: nos fundos de aluguel, você deve avaliar qual é a taxa dos imóveis desocupados;
  • taxas cobradas no fundo: pagamentos dos serviços prestados pelo gestor;
  • dividend yield: histórico de distribuição de dividendos nos últimos 12 meses.

Verifique quais imóveis compõem o fundo

Por fim, vale a pena verificar quais são os imóveis que fazem parte do portfólio do fundo. Dessa forma, é possível saber se os ativos são de boa qualidade e estão bem localizados. Essas são características que podem interferir na valorização deles e nos resultados obtidos.

A análise do portfólio pode ajudar você a entender se o investimento em determinado fundo imobiliário de tijolo é vantajoso para a sua carteira. Portanto, lembre-se de considerar esse aspecto ao avaliar um FII antes de investir.

Conhecendo mais sobre o funcionamento de um fundo de tijolo, é possível considerar a inclusão dessas alternativas na sua carteira. Porém, não se esqueça de avaliar seu perfil de investidor e objetivos financeiros. Assim, é possível tomar decisões de investimentos mais acertadas.

Quer contar com apoio na hora de investir em FIIs? Entre em contato conosco da Renova Invest e converse com um de nossos profissionais!

Para aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre o mercado financeiro, nos acompanhe nas redes sociais. Estamos no YouTubeInstagramFacebook e LinkedIn!

 

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.