Uma das formas de diversificação de investimentos é expor sua carteira ao mercado internacional. Contudo, tirar seu capital do país e investir no exterior pode ser custoso e burocrático. Assim, os BDRs surgem como alternativas para atingir esse objetivo, como é o caso do BDR BSIZ39.

Ele é lastreado no ETF iShares MSCI USA Size Factor, que contém diversas empresas de média e grande capitalização dos Estados Unidos. Desse modo, permite ao investidor diversificar o portfólio com ativos estrangeiros de maneira acessível.

Quer saber mais a respeito desse BDR de ETF disponível na bolsa brasileira? Então confira este conteúdo e veja quais empresas internacionais seu capital estará exposto ao investir nele.

Vamos lá?

Você sabe como o BDR funciona?

Apesar de ser um tipo de investimento que existe há um certo tempo, o BDR ainda é desconhecido por diversos investidores. Então vale aprender mais sobre esse ativo. A sigla é a abreviação de brazilian depositary receipt, ou certificado de depósito de valores mobiliários.

Ele é um investimento pertencente à classe da renda variável, negociado na bolsa de valores — semelhante a uma ação. Porém, para entender seu funcionamento, vale saber como o BDR é emitido.

Primeiro, uma empresa depositária faz investimentos em mercados internacionais e emite, no Brasil, os BDRs com lastro nesses ativos. A partir disso, eles passam a ser negociados na bolsa brasileira. Perceba que você não investe diretamente em um ETF do exterior, por exemplo, mas em um certificado lastreado nele.

Ao falar sobre os BDRs, é interessante saber que, até 2020, eles só podiam espelhar ações de empresas estrangeiras. Entretanto, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) alterou as regras e permitiu que eles fossem emitidos com base em outros ativos, como títulos de dívida, ETFs etc.

Quando o BSIZ39 surgiu?

A partir da flexibilização das regras para a emissão de BDRs, a gestora de ativos BlackRock em parceria com a B3 (a bolsa de valores brasileira) lançou uma grande variedade de BDRs no Brasil. Nesse sentido, o BSIZ39 teve seu anúncio de lançamento em 29 de abril de 2021.

Nos primeiros meses, a negociação desse BDR era restrita a investidores qualificados — que possuem mais de R$ 1 milhão investidos ou são certificados para atuar no mercado financeiro. No entanto, a partir de 12 de julho de 2021, houve a liberação para os investidores em geral.

Os BDRs, portanto, podem agora ser adquirido por qualquer pessoa interessada em contar com eles na carteira.

Em qual investimento o BSIZ39 está lastreado?

Como você aprendeu, o BSIZ39 possui lastro no ETF iShares MSCI USA Size Factor. Mas você sabe o que é um ETF? A seguir, você descobrirá mais sobre esse veículo de investimento e as características do fundo de índice vinculado ao BDR.

Confira!

O que é um ETF?

Um exchange traded fund (ETF) — também chamado de fundo de índice — é um tipo de fundo de investimento. Ele é formado pelo patrimônio de diversos investidores que adquirem as cotas, enquanto os recursos são geridos por um gestor profissional.

Em relação à estratégia, os ETFs têm como objetivo acompanhar um índice de referência. Dessa forma, o gestor fica responsável por administrar o patrimônio do fundo, investindo nos mesmos ativos da carteira teórica que compõe o indicador escolhido.

Quem faz a gestão do ETF iShares MSCI USA Size Factor?

A gestão do ETF iShares MSCI USA Size Factor é feita pela BlackRock — a mesma empresa que lançou o BDR BSIZ39. Trata-se de uma empresa norte-americana criada em 1988, considerada uma das maiores gestoras de ativos no mundo.

As cotas desse fundo de índice são negociadas na NYSE Arca (uma das bolsas de valores de Nova York) sob o código SIZE. Na prática, cada cota confere à depositária a emissão de 15 BDRs.

Qual é o índice que esse ETF busca replicar?

O ETF iShares MSCI USA Size Factor tenta se aproximar do desempenho do MSCI USA Low Size Index. Esse índice é composto por ações de companhias norte-americanas de grande e média capitalização, mas com uma capitalização relativamente menor na comparação às maiores empresas do país.

Vale destacar que a carteira teórica do índice conta com diversas empresas mundialmente conhecidas. Por exemplo: Twitter, Nvidia, Adobe, Ford Motor, Domino’s Pizza, PayPal, Ebay, Netflix, entre outras. Logo, ao investir no BSIZ39 você estará exposto a todas elas.

Quais as vantagens e desvantagens de investir em BDRs?

Depois de conhecer diversas informações importantes sobre o BSIZ39, talvez você ainda não saiba se vale a pena incluir a alternativa na sua carteira. Por conta disso, é importante conhecer as vantagens e riscos existentes ao investir em BDRs.

Entre as vantagens, vale destacar a praticidade. Ao contrário de fazer um investimento no exterior e ter que retirar capital do país, fazer câmbio e abrir conta no exterior, os BDRs podem ser adquiridos diretamente na B3. Para complementar, a movimentação financeira acontece em reais.

Outra vantagem está relacionada à internacionalização da sua carteira de investimentos. No caso do BSIZ39, como visto, seu capital estará exposto a diversas companhias americanas que não possuem ações em negociação no Brasil. Então pode ser uma alternativa para aumentar a diversificação.

Ainda, ao investir em BDRs você poderá se proteger contra a desvalorização do real. Isso porque diversos certificados são atrelados a investimentos negociados em dólar — como o BSIZ39.

Também conta como vantagem a possibilidade de receber dividendos — especialmente no BSIZ39, que repassa aos cotistas os proventos recebidos. Apesar de o titular dos BDRs não ser o dono das ações que compõem o ETF, a instituição depositária faz esse repasse descontando os tributos e taxas internacionais.

Por fim, é importante conhecer os riscos existentes no investimento, que estão presentes na renda variável. Por exemplo, você não tem como saber se terá lucros ou prejuízos e se expõe à volatilidade do mercado, inclusive com riscos de perdas financeiras.

Como investir no BSIZ39?

Se você entender que a alternativa representa um investimento interessante para a sua carteira, precisará abrir uma conta em um banco de investimento. Com isso, você terá acesso à ferramenta de negociação de ativos e derivativos da bolsa — o home broker.

Nele, digite o ticker de negociação do BDR (como o BSIZ39). Em seguida, informe a quantidade e o preço que quer negociar e lance a ordem no mercado. Se o negócio for executado significa que uma contraparte aceitou sua proposta. E em poucos dias, a B3 faz a sua liquidação e o ativo integra sua carteira.

Percebeu como investir em BDRs como o BSIZ39 não é complicado? Porém, antes de realizar o investimento, é importante saber o seu perfil de investidor e os objetivos que você pretende alcançar. Caso surja alguma dúvida, não hesite em procurar ajuda de uma assessoria de investimentos.

Que tal saber mais sobre BDR e outros investimentos que podem se encaixar no seu perfil? Entre em contato com a Renova Invest e fale com um assessor de investimentos!

Investir em empresas estrangeiras não precisa ser difícil!

Baixe nosso e-book e saiba como ser sócio das gigantes internacionais: Amazon, Google, Apple, Facebook, entre outras!