Você conhece o BFPI39? Essa é uma alternativa de exposição ao mercado internacional pela bolsa de valores brasileira, a B3. Trata-se de um BDR (brazilian depositary receipt) lastreado em um ETF (exchange traded fund) do mercado norte-americano.

Para avaliar se o BDR de ETF em questão vale a pena para a sua carteira, é importante entender o que cada um desses conceitos significa, além de conhecer as características do investimento. Assim, você poderá observar o alinhamento ao seu perfil e objetivos.

Neste artigo, você conhecerá mais sobre o que são os BDRs de ETFs e as características do BFPI39. Acompanhe!

O que é um BDR?

O primeiro passo para analisar essa alternativa oferecida pela B3 é entender o que é um BDR. A sigla pode ser traduzida como certificado de depósito de valores mobiliários. Assim, ela representa um investimento realizado em território brasileiro, mas que representa ativos estrangeiros.

Para que isso aconteça, uma instituição depositária adquire os ativos internacionais da bolsa em que originalmente são negociados. Então ela mantém os investimentos originais sob a responsabilidade de um agente custodiante e pode emitir BDRs a serem negociados na B3.

Os investidores interessados adquirem os certificados emitidos, mas isso não significa que contarão com os ativos em sua carteira. Na verdade, trata-se de um veículo para a exposição indireta aos mercados estrangeiros.

O que é um ETF?

Esclarecido o conceito de BDR, você também precisa compreender o que são ETFs. Eles são fundos de investimentos, ou seja, modalidades coletivas que são administradas por um gestor profissional e contam com diversos investidores.

As regras são determinadas previamente e ficam disponíveis aos interessados pela lâmina do fundo. Os fundos de investimentos podem ter muitas formas de composição do portfólio — como ações, títulos de renda fixa, ativos do mercado imobiliário, entre outros.

No caso dos ETFs, o objetivo é replicar algum indicador do mercado financeiro, chamado de benchmark. Por esse motivo, eles são chamados de fundos de índice. Nesse caso, a gestão é passiva, pois o gestor replicará o portfólio de um indicador.

O que é o BFPI39?

Após compreender o que são BDRs e ETFs, você poderá entender as particularidades do First Trust International Equity Opportunities ETF — identificado pelo ticker BFPI39 na B3. Como indicado, ele consiste em um BDR de ETF.

Assim, esse é um certificado de depósito de valores mobiliários lastreado em um fundo de índice — que, por sua vez, é negociado em uma das bolsas de valores dos Estados Unidos. O BFPI39 foi lançado em 15 de setembro de 2021, fruto de uma parceria entre a gestora de investimentos internacional First Trust e a B3.

Além dele, outros 12 BDRs foram anunciados na ocasião, todos lastreados em fundos de índices listados em bolsas de valores norte-americanas. Portanto, são alternativas cotadas em dólar e trazem a oportunidade de diversificação nos Estados Unidos.

INVESTIR FORA DO BRASIL? DESCUBRA COMO Investir fora do Brasil

INVESTIR FORA DO BRASIL? DESCUBRA COMO Investir fora do Brasil

Aprenda a como investir no exterior de forma prática

O BFPI39 replica o índice Ipox International, que é ponderado por capitalização de mercado. Desse modo, ele seleciona as 50 empresas do índice IPOX Global Composite com maior capitalização, que também tendem a ser mais líquidas, domiciliadas fora do território dos Estados Unidos.

A constituição do peso dos ativos é limitada a 10% e o rebalanceamento é realizado trimestralmente. Se você tiver interesse no BDR, deve observar as taxas e tributos que incidem no investimento. Afinal, além dos custos internacionais, existem os que são cobrados no Brasil.

Outro aspecto importante sobre o BFPI39 é o fato de, por enquanto, ser destinado exclusivamente a investidores qualificados. Para se enquadrar, é preciso ter certificação técnica comprovada para atuar no mercado financeiro ou uma quantia igual ou superior a R$ 1 milhão comprovadamente investida.

Vale a pena investir em BDRs?

Após conhecer as informações essenciais sobre BDRs de ETFs e sobre o BFPI39, é importante analisar se vale a pena fazer aportes neles. Essa é uma resposta pessoal, que deve ser dada por você depois de avaliar a adequação dos investimentos às suas preferências.

De antemão, é preciso saber que, ainda que as 13 alternativas lançadas pela First Trust em parceria com a B3 em 2021 sejam exclusivas para investidores qualificados, existem outros BDRs que podem ser negociados por investidores comuns.

Além disso, a bolsa de valores brasileira já retirou a restrição de outros certificados de depósito de valores mobiliários lastreados em ETFs. Então é possível que essa condição seja alterada também para os BDRs da First Trust no futuro.

Quer saber o que avaliar para pensar se esse ou outros BDRs combinam com sua estratégia? Confira alguns fatores!

Perfil de investidor

Entre os aspectos mais importantes para nortear a seleção de investimentos para o portfólio pessoal está o perfil de investidor. Considere que os BDRs são alternativas da renda variável. Logo, eles contam com mais riscos. Portanto, a sua tolerância precisa ser verificada.

Objetivos pessoais

Expor a carteira ao mercado internacional pode ser uma forma de diversificação, pois os resultados tendem a ser descorrelacionados dos ativos brasileiros. Mas é preciso verificar os prazos, riscos e potencial de retorno para entender se os BDRs estão alinhados aos seus objetivos pessoais.

Interesse no setor

Os BDRs são diferentes entre si, sendo importante conhecer o setor ou os critérios para a seleção dos ativos para uma análise mais profunda. No caso do BFPI39, você viu que o foco está em empresas com alta capitalização de mercado. Logo, avalie se isso condiz com as suas expectativas.

Como investir em BDRs?

Como vimos, o investimento nos BDRs é realizado pela B3. Assim, o primeiro passo para fazer o aporte é ter uma conta ativa em um banco de investimentos de sua confiança. No home broker, é necessário identificar o código da alternativa desejada e emitir a ordem de compra.

Caso precise de ajuda para compreender melhor os investimentos e fazer os aportes de maneira mais consciente, você pode contar com a assessoria de investimentos. Esse serviço apresenta alternativas do mercado financeiro e tira suas dúvidas.

Agora que você já sabe o que é o BFPI39 e quais são as particularidades desse BDR de ETF, precisa avaliar se ele faz sentido para a sua estratégia financeira. Observe as condições e o prospecto do veículo para se decidir com assertividade.

Ainda tem dúvidas sobre como investir? A assessoria de investimentos pode ajudar. Entre em contato com a Renova Invest e saiba o que podemos fazer por você!