Renova Invest Facebook
Busca de Artigos no blog

BEWG39: Conheça o BDR do ETF iShares MSCI Germany

BEWG39
BEWG39

Investir internacionalmente não precisa se limitar a mercados tradicionais, como os Estados Unidos. Pensando na Europa, a economia alemã tem destaque e pode trazer boas oportunidades. Para aproveitá-las sem sair da bolsa brasileira, há o BEWG39.

Esse é um BDR disponível na B3 desde o começo de 2021 e que pode apresentar características interessantes quanto ao ETF lastreado e ao potencial de retorno. Para saber se ele vale a pena no seu caso, é preciso saber quais são os pontos principais do investimento.

A seguir, veja como funciona o BDR BEWG39 e entenda quais são as possibilidades que ele oferece aos investidores!

O que é BDR?

A bolsa de valores brasileira, a B3, tem buscado lançar alternativas diferentes no mercado financeiro para contemplar as necessidades dos investidores. Entre as escolhas, estão novos BDRs. Mas você sabe como eles funcionam?

Sigla para brazilian depositary receipt ou certificado de depósito em valores mobiliários, o BDR é criado por uma instituição intermediária que adquire ativos no exterior.

Feito isso, a responsável emite os certificados, com lastro nos ativos adquiridos. Assim, BDRs são alternativas para investir no mercado externo pela bolsa brasileira — em reais.

Nos primeiros certificados negociados na B3, os BDRs eram de ações. Mas, em 2020, a B3 já havia lançado mais de 30 BDRs de ETF, que acompanham índices de mercado. Também existem BDRs de títulos de dívidas, como os bonds.

O que é o BEWG39?

Agora que você já tem uma ideia do papel dos BDRs, é interessante conhecer uma das alternativas disponíveis no mercado brasileiro: o BEWG39. Sendo um BDR de ETF, ele é lastreado no iShares MSCI Germany, o qual é gerido pela BlackRock.

A estreia oficial do BEWG39 na B3 aconteceu em março de 2021. A partir dessa data, todos os investidores (qualificados, profissionais ou não) passaram a ter acesso ao investimento nesse BDR.

Como o BEWG39 funciona?

Para entender o funcionamento do BEWG39, o aspecto mais relevante é compreender em qual ETF ele está lastreado. Assim, é possível saber como é feito o investimento e quais são as características mais relevantes dele.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Como você viu, o ETF iShares MSCI Germany é o lastro desse BDR. O seu indicador de referência é o MSCI Germany. Esse índice é composto por mais de 60 empresas alemãs e foca em ações que sejam do tipo mid cap e blue chips.

Em relação aos setores, os principais incluem:

  • bens de consumo;
  • indústria;
  • setor financeiro;
  • tecnologia da informação;
  • saúde, entre outros.

Como parte da carteira, em 2021 empresas como SAP, Siemens, Allianz, Bayer e Adidas se destacavam pelo volume de participação. Portanto, investir no BDR BEWG39 é uma forma de realizar, indiretamente, o investimento em empresas alemãs importantes.

Outro ponto relevante desse BDR é que ele tem exposição cambial. Então, você terá diversificação em outras moedas ao investir indiretamente na Alemanha.

Esse BDR paga dividendos?

Tradicionalmente, os ETFs brasileiros não distribuem dividendos para os seus cotistas. Os proventos obtidos costumam ser usados para reinvestimento, de acordo com as características da carteira teórica do indicador.

Porém, os BDRs podem pagar dividendos — e é o que acontece com o BEWG39. Os valores distribuídos são repassados pelo fundo entre os cotistas de modo proporcional, alcançando os investidores do BDR.

Inclusive, o ETF no qual esse certificado está lastreado é conhecido por pagar proventos de maneira consistente. Mas vale ter atenção quanto à cobrança de imposto sobre os dividendos desse BDR, que segue as regras de outro país.

Quais as vantagens de investir no BEWG39?

O investimento em BDR, por si só, já se mostra vantajoso em alguns aspectos. Afinal, essa é uma solução para investir no exterior, mas com a praticidade de negociar os ativos no Brasil. Tudo é feito pela B3 e em reais, o que torna as etapas mais simples.

Além disso, o BDR lastreado em ETFs é útil para diversificar seu portfólio. Você tem a oportunidade de expor seu capital ao resultado de dezenas de ativos com apenas uma ordem de compra. Por sinal, é uma característica que torna a escolha mais acessível com menor capital.

No BEWG39, ainda existe a vantagem de exposição cambial para sua carteira. Assim, existe a chance de acompanhar moedas mais fortes que o real, evitando uma desvalorização muito intensa do seu patrimônio quando nosso dinheiro perde valor.


Além disso, há as vantagens associadas à economia alemã. O país tem alto nível de industrialização e é o local de origem de grandes empresas multinacionais — algumas das quais fazem parte do índice.

Também é um país que investe em tecnologia, inovação e produtividade. Isso ajuda a garantir que as companhias tenham equipes eficientes e que estejam alinhadas com a transformação digital. Na prática, são condições que tendem a aumentar a lucratividade e a robustez dos negócios.

Para completar, o país tem estabilidade e consolidação política e econômica. Como parte da União Europeia e da Zona do Euro, a economia alemã se consolida como a maior da região e tende a prosperar.

Como investir no BEWG39?

Conhecendo as características do BEWG39, você pode definir se vale a pena investir em BDR e se a alternativa é interessante para os seus objetivos. Em caso afirmativo, é preciso saber como realizar o investimento.

Você deve começar avaliando o seu perfil de investidor, já que é um investimento de renda variável e que traz mais riscos. Também é necessário estar disposto a investir no médio e no longo prazo, para haver maior manejo de risco e consolidação dos resultados.

Após avaliar todos os pontos, é preciso ter conta em uma instituição financeira que disponibilize a aquisição desse BDR. Na hora da compra, confira o ticker, avalie as informações e emita a ordem de compra conforme desejado.

Agora que você já conhece o BEWG39, é possível fazer uma avaliação para entender se o investimento faz sentido para você. Em caso afirmativo, a aquisição pode ser feita pela instituição financeira da sua escolha, como um banco de investimentos que dê acesso ao home broker.

Precisa de ajuda para conhecer melhor essa alternativa antes de tomar a decisão? Entre em contato conosco da Renova Invest e aproveite a nossa assessoria de investimentos!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.