Renova Invest Facebook

ABGD39: BDR de ETF que replica índice o LBMA Gold Price

ETF
ETF

Para muitos investidores, investir em ouro significa proteger o patrimônio. Por isso, eles buscam alternativas relacionadas ao metal. É o caso do BDR ABGD39. Embora essa alternativa seja lastreada em ativos do mercado internacional, ela pode ser encontrada na bolsa de valores brasileira (B3).

Dessa maneira, esse BDR de ETF se torna uma forma simples e prática de se expor ao ouro. Então, se você se interessa por esse tipo de investimento, não pode deixar de conferir este post.

Aqui, você entenderá o que é e como funciona o ABGD39 e descobrirá como investir nesse ativo. Acompanhe!

O que é um BDR de ETF?

Antes de conhecer o ABGD39, é importante saber o que é um BDR de ETF. Para isso, você precisa ter bem definido os conceitos de BDR e de ETF.

Veja!

ETF

A sigla ETF significa exchange traded fund, ou fundo de índice em português. Ela se refere a um tipo de fundo de investimento — um veículo de investimento coletivo. Essa modalidade funciona como um condomínio, no qual é necessário adquirir cotas para participar.

A carteira do fundo é manejada por um gestor profissional, que aloca os recursos dos cotistas conforme a política de investimentos do veículo. Vale saber que existem diversos tipos de fundos de investimentos — que se diferem segundo o foco das alocações.

No caso de um ETF, a estratégia consiste em replicar o portfólio teórico de um índice de mercado. Assim, o gestor aloca o capital nos mesmos investimentos e na mesma proporção que o indicador. Desse modo, o objetivo de um fundo de índice é obter resultados semelhantes ao seu benchmark.

BDR

Sabendo o que é um ETF, agora você deve entender o que é um BDR. Essa sigla significa brazilian depositary receipt ou certificado de valores mobiliários, em tradução livre. Ela se refere a um certificado negociado na B3 e lastreado em investimentos no mercado externo.

Nesse caso, uma instituição depositária adquire investimentos em outros países e emite recibos para disponibilizá-los na bolsa de valores brasileira. Com isso, é possível encontrar BDRs de ações, de ETFs ou de títulos internacionais de dívida.

Sendo assim, um BDR de ETF trata-se de um certificado de investimento em um fundo estrangeiro negociado na B3. Logo, se as cotas do ETF se valorizarem, o preço do BDR acompanha o movimento — e o mesmo acontece na queda.

O que é o ABGD39?

Agora que você já sabe o que é um BDR de ETF, é hora de conhecer o ABGD39. Esse é um recibo de investimento no fundo de índice estrangeiro Abrdn Physical Gold Shares. Por sua vez, esse ETF replica o índice LBMA Gold Prince — referência mundial para o acompanhamento do preço do ouro.

O ABGD39 está disponível somente para investidores qualificados. Ou seja, é preciso ter mais de 1 milhão de reais investidos em seu nome ou possuir certificações do mercado financeiro para negociar esse ativo.

Ademais, esse BDR de ETF é gerido pela gestora britânica Aberdeen (Abrdn), sendo um dos primeiros lançamentos da empresa no Brasil. Vale saber que a Abrdn é uma gestora global, com escritórios em diversos locais do mundo e investidores em mais de 80 países.

Quais as vantagens e riscos de investir nesse BDR de ETF?

Após conhecer o ABGD39, é importante entender as vantagens e os riscos de investir nesse BDR de ETF.

Confira!

Vantagens

A primeira possível vantagem de investir nessa alternativa está relacionada à diversificação de investimentos. Ao aportar em diferentes alternativas, você dilui os riscos e aumenta o potencial de rendimentos da sua carteira.

Além disso, o ABGD39 pode ajudar a proteger o seu patrimônio, pois está ligado ao ouro. A proteção acontece porque o metal é considerado uma reserva de valor, sendo procurado durante crises econômicas mundiais e em cenários de aumento da inflação.

Outro ponto interessante é que esse BDR de ETF permite que você tenha acesso ao mercado de commodities internacionais via B3. Assim, não é necessário negociar diretamente em bolsas estrangeiras.

Riscos

Os riscos de investir no ABGD39 estão relacionados aos investimentos de renda variável, como o de mercado. Assim, há volatilidade — e a oscilação nos preços das cotas do ETF pode influenciar nos resultados dos investidores.

O risco de mercado está relacionado à oferta e procura do ouro no mercado internacional, fazendo com que o preço das cotas do ETF — e do BDR — possa se alterar ao longo do tempo. No entanto, se os riscos forem bem calculados em uma estratégia equilibrada e focada em diversificação, eles podem ser minimizados.

Como investir no ABGD39?

Conhecendo o ABGD39, você pode ter curiosidade em saber como investir nesse ativo. Primeiramente, é importante entender se essa alternativa faz sentido para a sua carteira de investimentos.

Para isso, você deve analisar critérios individuais, como perfil de investidor e objetivos financeiros. O primeiro se refere à sua tolerância aos riscos.

Nesse caso, por se tratar de uma alternativa de renda variável, o ABGD39 tende a se encaixar nas estratégias de investidores de perfil moderado ou arrojado. Afinal, esses perfis suportam mais riscos.

Já em relação aos objetivos, pode ser interessante considerar metas de longo prazo ao investir no ABGD39. Isso porque o horizonte mais longo tende a diluir os riscos de investimentos na renda variável.

Se, após avaliar esses e outros fatores, você decidir investir no ABGD39, é necessário ter conta em um banco de investimentos. Essa instituição oferece acesso ao home broker — a plataforma digital que insere o investidor no ambiente de negociações da B3.

Nela, você pode comprar não somente BDRs, como também outros ativos listados na bolsa brasileira. Com a conta aberta e o dinheiro na carteira, você deve buscar pelo ticker do ativo desejado — nesse caso, o ABGD39.

Então basta emitir a ordem de compra indicando o número de BDRs que deseja adquirir. Por fim, aguarde até que a transação seja efetuada. Depois disso, ela será liquidada e, em poucos dias úteis, o ativo fará parte da sua carteira.

Neste artigo, você descobriu o que é o ABGD39 e como funciona essa alternativa. Assim, é possível ter informações relevantes que podem ajudar a decidir se vale a pena investir nesse ativo para proteger o seu portfólio.

Quer contar ajuda profissional ao fazer seus investimentos? Acesse o site da Renova Invest e agende uma reunião com um de nossos assessores!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.