Renova Invest Facebook

6 Principais ações do Ibovespa para conhecer

ações do Ibovespa
ações do Ibovespa

Quem busca rentabilizar seu dinheiro através do mercado acionário no Brasil precisa conhecer as principais ações do Ibovespa. Como esse é o índice mais conhecido da bolsa e traz um termômetro do mercado, pode ajudar nas suas análises.

Se o Ibovespa é movido pelas ações que o compõem, uma queda ou alta em um dos ativos que fazem parte dele pode fazê-lo cair ou subir. Assim, o IBOV, como também é conhecido, ajuda a entender o cenário do mercado de ações.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo você entenderá o que é o índice Ibovespa e como é feita a sua composição. Ao final, conhecerá 6 das principais ações que o compõem.

Confira!

O que é o Ibovespa?

O índice Ibovespa, Índice Bovespa ou IBOV é uma carteira teórica que representa as ações mais negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3, em um determinado período. Portanto, nem todos os papéis listados na bolsa fazem parte dele.

Por conter as ações com maior negociabilidade, ele mostra a média de resultados desse conjunto de empresas. Assim, consegue refletir o movimento geral do mercado e pode ser usado como referência por muitos investidores.

Qual é a composição do índice Ibovespa?

Agora que você sabe o que é o Ibovespa, é preciso entender como é feita a composição da carteira de ações das maiores empresas da B3. Para definir os papéis que entram no IBOV, existem critérios de elegibilidade.

Por exemplo:

  • a empresa não pode estar em recuperação judicial;
  • os papéis devem ter sido negociados, no mínimo, em 95% dos pregões dos últimos 3 anos;
  • a empresa deve ter movimentado, pelo menos, 0,1% do mercado à vista nos últimos 3 anos;
  • o ativo precisa ter preço de negociação acima de 1 real nos últimos 3 anos;
  • a ação deve ter alto Índice de Negociabilidade (IN) nos últimos 3 anos.

Além de decidir as ações a serem incluídas, há um cálculo para os pesos de cada uma na carteira. Isso é definido com base na sua negociabilidade. Portanto, as ações mais representativas terão impacto maior no Ibovespa do que as menos negociadas (com limite de até 20%).

Para se manter atualizado, o índice Ibovespa é reavaliado a cada 4 meses e considera os volumes dos 12 meses anteriores. Portanto, há 3 variações durante o ano, que podem incluir e excluir empresas.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Cada carteira vale durante os seguintes períodos:

  • janeiro a abril;
  • maio a agosto;
  • setembro a dezembro.

Por que acompanhar esse índice é importante para o investidor?

O Ibovespa serve como um benchmark para muitos investidores de ações. Ou seja, ele pode ser utilizado para medir a eficiência da sua carteira de investimentos. Assim, por exemplo, se os seus rendimentos forem mais elevados na comparação com o índice, o resultado é positivo.

Caso contrário, pode ser um indicativo de que você precisa rever suas estratégias de investimentos. Ou seja, pode ser a hora de buscar opções que possam trazer rentabilidades mais interessantes para a sua carteira. O índice também pode ser utilizado para avaliar fundos de investimento em ações.

Para quem deseja investir de maneira mais passiva, sem escolher investimentos e assumir riscos em busca de superar o IBOV, existem investimentos no mercado que seguem esse indicador. É o caso de exchange traded funds (ETFs) do Ibovespa.

Além disso, quem busca proteção contra quedas ou pretende especular com o índice pode se interessar por operar contratos futuros de Ibovespa ou contratos de mini índice Ibovespa. Em qualquer desses casos, é importante conhecer e acompanhar o índice.

Quais são as principais ações do Ibovespa?

Depois de entender um pouco mais sobre o índice Ibovespa, é válido conferir 6 das principais ações que costumam fazer parte dele. Aqui, consideramos o quadrimestre de setembro a dezembro de 2021.

A lista completa e atualizada pode ser encontrada no site da B3 neste link.

Veja!

1. Vale S. A. (VALE3)

Negociada na bolsa de valores sob o ticker VALE3, a Vale S.A. é uma mineradora multinacional brasileira, que também tem importantes operações nas áreas de logística, energia e siderurgia. Ela conta com milhares de acionistas ao redor do mundo.

Em setembro de 2021, a Vale apresentava um peso de 14,478% no Ibovespa. No início de 2021, ela atingiu a maior alta da sua história, mesmo durante a pandemia de covid-19, diante da alta nos preços do minério.


2. Itaú Unibanco (ITUB4)

Criado a partir da fusão entre o Banco Itaú e o Unibanco, em 2008, esse é considerado o maior banco privado do Brasil e a maior instituição financeira da América Latina. Foi considerado por 16 anos consecutivos como a marca mais valiosa do país, de acordo com o ranking Interbrand.

Na bolsa de valores brasileira, o Itaú Unibanco pode ser encontrado pelo ticker ITUB4. E, em setembro de 2021, ele representava 6,181% do Ibovespa.

3. Petrobras (PETR4)

A Petrobras é uma estatal de economia mista, cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil. Com sede no Rio de Janeiro, ela opera em diversos países no segmento de energia, com exploração, produção, refino e comercialização de petróleo e gás natural.

Em 2011, foi considerada uma das maiores petrolíferas de capital aberto do mundo. Seus papéis são negociados na bolsa de valores sob o ticker PETR4 e, no terceiro quadrimestre de 2021, sua participação no Ibovespa era de 5,222%.

4. Bradesco (BBDC4)

Fundado em 1943, em São Paulo, o Bradesco é um banco brasileiro que já foi considerado uma das marcas mais valiosas da América Latina em 2012. Em 2016 ele entrou para a lista dos maiores bancos do mundo na revista Forbes.

Seus ativos são negociados na bolsa brasileira sob o ticker BBDC4 e eles representavam 4,518% da carteira do Ibovespa em setembro de 2021.

5. Ambev (ABEV3)

A Ambev nasceu em 1999 da união entre a Cervejaria Brahma e a Companhia Antarctica. Ela é conhecida pela produção de cervejas pilsens, como Budweiser, Brahma e Skol. Além do Brasil, ela está presente em mais 15 países.

Você pode encontrá-la na bolsa através do ticker ABEV3. Sua participação no Ibovespa representava cerca de 3,135% da carteira no segundo semestre de 2021.

6. Magazine Luiza (MGLU3)

A sexta entre as principais ações do Ibovespa no período indicado é a Magazine Luiza, uma das maiores varejistas brasileiras. A companhia está presente em uma plataforma de varejo digital, e também conta lojas físicas — fundadas em 1957 por Luiza Trajano Donato e seu esposo.

A Magazine Luiza, ou simplesmente Magalu, já ganhou 12 vezes o troféu diamante no Prêmio Excelência em Qualidade Comércio Eletrônico. Suas ações são negociações sob o ticker MGLU3 e representavam, em setembro de 2021, cerca de 2,315% do Ibovespa.

Depois de conferir 6 das ações que têm maior peso na carteira do Ibovespa, se torna mais fácil entender a movimentação do índice. Como vimos, o IBOV pode ser um termômetro importante do mercado brasileiro e também pode ajudar a basear suas decisões de investimentos.

Quer começar a investir em ações, mas ainda tem dúvidas sobre o assunto? Então entre em contato com a nossa assessoria e conte com o suporte de especialista para dar o próximo passo no mercado acionário!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.