O investimento no mercado de ações não se limita à busca pela rentabilidade que pode ser obtida com a venda dos papéis. A partir da compra de ações pagadoras de dividendos, você também pode compor um retorno passivo ao longo do tempo.

No entanto, essa decisão deve ser embasada nos fundamentos dos negócios e em suas perspectivas. Se você tem dificuldade em fazer a avaliação, pode conhecer as indicações de profissionais do mercado de investimentos para ajudá-lo a identificar as melhores oportunidades.

Quer descobrir como investir com foco em dividendos? Conheça 10 das ações que distribuem esse tipo de provento e entenda a estratégia de modo completo!

O que é preciso saber antes de investir em ações?

Para investir em ações, é necessário considerar aspectos como o seu perfil de investidor e os objetivos financeiros. Como elas são investimentos de renda variável, as ações costumam fazer sentido para investidores moderados e arrojados.

Além disso, é preciso saber que elas são investimentos de longo prazo. Afinal, com um período maior, pode ocorrer a maturação dos ativos e diluição dos riscos. Porém, essas não são as únicas questões a considerar.

Também vale considerar fazer uma análise fundamentalista, que se baseia em uma avaliação dos principais indicadores das empresas. Por meio da metodologia, é possível conhecer quais são os fundamentos financeiros e operacionais do negócio.

Assim, você pode avaliar questões como:

  • balanço patrimonial;
  • endividamento;
  • lucratividade;
  • rentabilidade;
  • capacidade operacional;
  • distribuição de proventos e mais.

Nesse momento, é preciso selecionar as ações que estiverem mais alinhadas ao seu tipo de investimento e estratégia. Você pode preferir ações de empresas consolidadas ou então papéis de negócios com grande potencial de crescimento, por exemplo.

Como o foco está no longo prazo, o importante é selecionar empresas com boas perspectivas em relação ao futuro. Assim, aumentam as chances de as ações se valorizarem com o tempo e trazerem bons resultados.

Por que investir em ações pagadoras de dividendos?

Como você viu, fazer a análise fundamentalista é essencial para definir quais são os melhores investimentos no mercado de ações. Entre os critérios para utilizar, está o pagamento de dividendos. Eles são tipos de proventos distribuídos pelas empresas da bolsa de valores.

Os dividendos são formados por uma parte do lucro líquido que é dividida proporcionalmente entre os investidores. Ou seja, quando a empresa obtém lucro líquido, ela distribui uma porcentagem para os acionistas do negócio.

Quando você foca nas ações que são boas pagadoras de dividendos, há benefícios para considerar. Um deles envolve os impactos positivos que podem ocorrer no retorno da sua carteira.

INVESTIR FORA DO BRASIL? DESCUBRA COMO

INVESTIR FORA DO BRASIL? DESCUBRA COMO

Aprenda a como investir no exterior de forma prática

Ações de pagadoras de dividendos — sejam eles mensais ou em qualquer outra frequência — trazem uma nova forma de conquistar rendimentos. Afinal, o ganho não ocorre apenas mediante a venda dos papéis. Em vez disso, você pode obter retorno enquanto as ações ficam na sua carteira.

Como o foco do investimento é o longo prazo, é viável aproveitar o impacto do tempo sobre os investimentos. O período maior ajuda a acumular mais recursos com os dividendos, o que favorece a construção de patrimônio.

Ainda, receber dividendos ao longo do tempo pode aumentar sua capacidade de aporte. Afinal, existe a chance de reinvesti-los. Se você optar por essa estratégia, pode expandir e fortalecer o seu patrimônio.

Ademais, focar nas melhores ações pagadoras de dividendos pode ajudá-lo a viver de renda passiva. Desse modo, é possível construir patrimônio e se aproximar da independência financeira.

Quais são 10 das melhores ações pagadoras de dividendos para investir?

Você aprendeu que investir no mercado de ações depende de uma análise fundamentalista da empresa e também da avaliação de seus critérios individuais, certo?

Então você deve realizar a análise de acordo com sua estratégia e seus interesses para entender quais oportunidades de ações podem fazer sentido. Assim, é possível compor um portfólio voltado ao recebimento de dividendos.

Mas como avaliar as ações sozinho? Essa pode ser uma tarefa difícil para muitos investidores. Então, se você preferir, pode recorrer a uma carteira recomendada. Ela corresponde a um conjunto de ativos que é selecionado por profissionais do mercado financeiro e que atendem a objetivos específicos.

Com a carteira recomendada de dividendos do BTG Pactual, por exemplo, você tem acesso a uma alternativa diversificada e com foco no recebimento desses proventos.

Como referência, veja 10 ações que estavam no portfólio sugerido pelo BTG para o período entre fevereiro e abril de 2022!

  1. BBDC4: ações preferenciais do Bradesco;
  2. ALUP11: units da Alupar;
  3. CPFE3: ações ordinárias da CPFL;
  4. TRPL4: ações preferenciais da Isa CTEEP;
  5. AGRO3: ações ordinárias da BrasilAgro;
  6. ITUB4: ações preferenciais do Itaú Unibanco;
  7. EGIE3: ações ordinárias da Engie;
  8. VIVT3: ações ordinárias da Telefônica Brasil;
  9. PSSA3: ações ordinárias da Porto Seguro;
  10. BBSE3: ações ordinárias do BB Seguridade.

Para entender os motivos que levaram à seleção desses ativos específicos, você pode conferir o relatório completo da equipe de analistas. Caso decida usar o portfólio, é interessante acompanhar as atualizações da carteira, de modo a comprar e vender os papéis conforme as novas indicações.

Como investir em ações pagadoras de dividendos?

Para aproveitar essas ou outras ações pagadoras de dividendos, é importante saber como investir no mercado de ações. Além da análise fundamentalista ou do uso da carteira recomendada, você precisa ter conta em um banco de investimentos.

Antes de emitir as ordens de compra por meio do home broker, também é oportuno aumentar seu nível de informação sobre o mercado e as oportunidades, não é mesmo? Para isso ser possível, vale a pena recorrer à ajuda de uma assessoria de investimentos.

Com o apoio dos assessores, você saberá como funciona investir em ações pagadoras de dividendos, entenderá melhor as condições do mercado e poderá tirar dúvidas. Assim, as informações obtidas poderão fazer parte do seu processo de decisão.

Após comprar as ações pagadoras de dividendos, vale acompanhar os comunicados das companhias ao mercado. Por meio deles, você pode saber quando ocorrerá o próximo pagamento de dividendos, quais são os valores a serem distribuídos e as demais condições.

Neste artigo, você aprendeu por que pode ser interessante investir em ações que sejam pagadoras de dividendos. Além disso, conheceu 10 alternativas disponíveis na carteira recomendada do BTG Pactual. Avalie as informações para compor sua estratégia!

Gostou de conhecer esses papéis? Se quiser ajuda para explorar o mercado financeiro por completo, entre em contato conosco da Renova Invest e fale com um de nossos assessores!