Horário das 8:30-19:00
atendimento@renovainvest.com.br
11-3192-3882

Single Blog Title

This is a single blog caption
gestão de fortuna

Wealth Management: saiba mais sobre a gestão de fortunas

//
Posted By
/
Comentário0
/

Wealth Management é um termo utilizado no mercado financeiro para descrever a administração de fortunas e patrimônios.

Refere-se a um ramo de atuação no qual empresas ou profissionais autônomos oferecem serviços de consultoria, planejamento e gestão financeira para pessoas físicas e jurídicas que possuam fortunas para serem administradas.

Conhecido também como gestão de riqueza, quem trabalha com Wealth Management tem a missão de proteger e ampliar o dinheiro de seus clientes. Para isso, um serviço de gestão de fortunas gerencia bens, direitos e obrigações de clientes.

Neste artigo, explicamos melhor como funciona esta gestão de patrimônios especializada. Confira!

O que é a gestão de fortunas?

Gestão de fortunas, gestão do patrimônio, gestão de riqueza ou Wealth Management. Independentemente do termo que você utilize, saiba que se trata de um serviço de consultoria em investimentos que combina outros serviços para atender às necessidades de clientes.

Dentre esses serviços, estão:

  • Consultoria financeira e de investimento;
  • Planejamento patrimonial;
  • Serviços contábeis e tributários;
  • Assessoria jurídica;
  • Gestão de riscos;
  • Consultoria em serviços fiduciários;
  • Planejamento sucessório;
  • Planejamento de aposentadoria;
  • Serviços de family office;
  • Entre outros.

Dessa maneira, a gestão de fortunas é um processo consultivo pelo qual uma empresa ou profissional autônomo coleta informações sobre os desejos do cliente e adapta uma estratégia sob medida, utilizando produtos e serviços financeiros adequados.

Para quem o Wealth Management é indicado?

Como o nome sugere, a gestão de fortunas é um serviço focado para pessoas de alta renda que desejam construir um patrimônio de maneira responsável e/ou que desejem ver a riqueza crescendo de forma que renda bons frutos no futuro.

Ao contrário do que muitos pensam, o Wealth Management não é voltado aos grandes empresários apenas, mas para qualquer família que precise de uma assistência especializada para gestão de patrimônio.

Quem são os profissionais encarregados pela gestão de fortunas?

Por lidar com riquezas, profissionais de Wealth Management possuem uma grande responsabilidade em mãos. Justamente por isso trata-se de um serviço que deve ser conduzido por pessoas altamente qualificadas.

Empresas e profissionais autônomos focados em gestão de fortunas precisam saber gerir investimentos. Logo, devem ter um conhecimento aprofundado sobre o mercado financeiro.

Além disso, é fundamental que entendam sobre as mais diversas áreas que podem impactar o patrimônio de uma pessoa, família ou empresa.

Como lida com inúmeras áreas de atuação, o serviço de Wealth Management acaba sendo mais confiável quando prestado por uma empresa que tenha know-how e capacidade de oferecer uma equipe multidisciplinar.

Quais as vantagens da gestão de fortunas?

O trabalho de quem presta serviços de gestão de patrimônio especializada leva sempre em consideração os objetivos do cliente. Ou seja, cada cliente recebe uma atenção personalizada.

A partir daí são criadas estratégias financeiras exclusivamente para atender suas necessidades de curto, médio e longo prazo.

Por isso, com o Wealth Management, o cliente consegue ter uma maior segurança de que seu patrimônio está sendo bem gerido mesmo em condições mais adversas do mercado. Afinal, o foco da gestão de fortunas é também o de proteger a riqueza para que o padrão de vida atual possa ser mantido.

Isso é possível uma vez que profissionais que trabalham com gestão de fortunas têm um amplo conhecimento das incertezas financeiras. E, portanto, são extremamente capazes de tomar decisões críticas sempre que necessário.

O gestor de patrimônio também ajuda seu cliente a tomar as melhores decisões de investimentos – além de, se for o caso, auxiliar na tomada de decisões financeiras para salvar e criar novos negócios.

Não podemos esquecer ainda que, no âmbito do Wealth Management, o cliente passa a ter mais e melhores alternativas de investimentos à sua disposição no mercado.

Por fim, vale destacar que quem contrata o serviço de gestão de riqueza pode ter também uma assessoria profissional em áreas de maior complexidade – como é o caso da gestão fiscal, contábil e jurídica.

Como funciona a gestão de fortunas?

O primeiro passo de quem fornece um serviço de Wealth Management é conhecer os objetivos e o perfil do cliente. Aqui entra o que já mencionamos neste artigo: a definição das metas de curto, médio e longo prazo.

Uma vez que os objetivos foram definidos, o gestor cria um plano levando-os em consideração, bem como considerando também as melhores maneiras de reduzir custos relacionados aos impostos e taxas.

Para que o cliente se mantenha ciente de todas as decisões e do processo como um todo, ocorrem reuniões regulares.

No que diz respeito aos investimentos, profissionais e empresas de gestão de fortunas podem utilizar produtos próprios, mas também é possível que utilizem plataformas de investimento de outras instituições financeiras.

Tudo é sempre pensado no que é melhor para o cliente. E de que maneira ele pode ser melhor atendido em qualquer situação.

Reforçamos, mais uma vez, que, além da gestão de investimentos, quem faz a gestão patrimonial pode igualmente realizar a adequação fisco-contábil – e oferecer, dentre outros serviços, consultoria tributária e contábil, e assessoria jurídica.

Como contratar serviços de gestão de fortuna?

Se você deseja contar com os serviços de gestão de fortuna, o melhor a se fazer é obter o suporte de uma equipe multidisciplinar.

Por isso o indicado é contratar uma instituição especializada, como o banco de investimentos BTG Pactual, que conta com uma das mais competentes e premiadas equipes em serviços de gestão patrimonial.

Para se ter uma ideia, o banco foi eleito o melhor em Wealth Management em 10 das 12 categorias do “Annual Private Banking and Wealth Management Survey” da revista Euromoney – uma das principais publicações globais do segmento financeiro – no ano de 2019.

O BTG Pactual é o maior banco de investimentos da América Latina e consegue oferecer aos clientes uma estrutura global com o atendimento local especializado que a gestão de fortunas merece.

Para saber mais, clique aqui.

Concluindo

Ao longo deste artigo você pode conhecer um pouco mais sobre o serviço de gestão de fortunas – ou Wealth Management – e seus principais benefícios.

Para encerrar, não esqueça dos pontos principais:

  • A gestão de fortunas é um serviço de consultoria em investimentos que combina outros serviços, a fim de atender às necessidades de clientes de alta renda (pessoas físicas ou jurídicas);
  • O trabalho de uma empresa especializada em gestão de patrimônio é proteger e aumentar a riqueza de seus clientes. Para isso, todo o planejamento das ações baseia-se nas necessidades e metas dos clientes em curto, médio e longo prazo.

Caso queira saber mais sobre a gestão de fortunas, entre em contato conosco. E se este artigo foi útil a você, compartilhe-o com amigos e familiares que possam se interessar sobre o assunto!

[name=SIGNUP_SUBMIT_BUTTON]
[name=SIGNUP_SUBMIT_BUTTON]
[name="SIGNUP_FORM_LABEL"]
[name="SIGNUP_FORM_LABEL"]
[name='SIGNUP_BODY']
[name='SIGNUP_BODY']