Renova Invest Facebook

YDRO11: o ETF focado em empresas de hidrogênio

YDRO11:
YDRO11:

Para investir seu dinheiro de maneira inteligente e buscar os melhores resultados, é necessário conhecer as diferentes oportunidades do mercado financeiro. Nesse sentido, o ETF YDRO11 pode ser interessante.

Focado no mercado de hidrogênio, esse fundo de índice gerido pela Itaú Asset Management apresenta uma série de vantagens para os investidores. Contudo, para tomar decisões mais acertadas ao investir, você deve conhecer outras características — como sua composição e riscos.

Quer saber mais sobre o YDRO11 para avaliar se ele é uma alternativa adequada para você? Então continue a leitura deste artigo e tire suas dúvidas!

O que é e como funciona um ETF?

Antes de analisar especificamente o ETF YDRO11, é necessário compreender o que é o investimento em ETF. A sigla significa exchange traded fund, mas no Brasil é comum que esses fundos de investimentos sejam chamados de fundos de índice.

Em termos de funcionamento, os ETFs são similares aos demais fundos de investimento. Ou seja, trata-se de um portfólio coletivo que é gerido por um profissional especializado. Para participar de seus resultados, os investidores compram cotas do fundo.

A maior diferença dos ETFs para os demais fundos é que fundos de índice têm o propósito de acompanhar um benchmark, enquanto os outros geralmente buscam superá-lo. Por isso, a gestão do ETF é passiva, pois o gestor montará um portfólio semelhante ao do índice.

O que é o YDRO11?

Agora que você entende o que é um fundo de índice, é possível aprofundar o assunto e analisar especificamente o fundo YDRO11. Esse é o ticker do ETF It Now S&P Kensho Hydrogen, da Itaú Asset Management.

Esse ETF tem como objetivo investir em ações de companhias que desenvolvem hidrogênio para ser utilizado como combustível. Com isso, o YDRO11 é o primeiro fundo de índice no Brasil vinculado especificamente a esse setor.

Quais as principais características do YDRO11?

Como você viu, o ETF YDRO11 tem como objetivo replicar os resultados do índice It Now S&P Kensho Hydrogen, voltado ao mercado de hidrogênio. Para entender como ele funciona, vale a pena conferir algumas das principais características do fundo.

Acompanhe as informações a seguir:

Composição

Um primeiro aspecto que merece atenção diz respeito à composição do fundo. Ou seja, de que forma o YDRO11 aloca os recursos. Uma vez que o intuito é replicar um índice atrelado ao mercado de hidrogênio, o ETF investe em empresas diretamente relacionadas ao setor que fazem parte da carteira teórica do indicador.

Assim, o capital do fundo é investido em companhias que apresentam alguma relação com a produção, armazenamento ou distribuição de hidrogênio. Como o índice-alvo é diversificado, o ETF aporta tanto em empresas industriais, como de materiais e de energia.

Estreia na bolsa

Com relação à estreia do YDRO11 na bolsa de valores brasileira, B3, ela ocorreu no dia 23 de setembro de 2021. De acordo com o Itaú, o fundo surgiu como uma oportunidade para oferecer aos investidores uma opção de alocação voltada à redução das emissões de carbono, com foco em ESG.

Gestão

A gestão do fundo é feita pela Itaú Asset Management, a gestora de fundos de investimentos do Itaú Unibanco. Essa é uma instituição consolidada, sendo uma das maiores gestoras privadas do país, com mais de 60 anos de atuação.

Quais as vantagens e riscos de investir no YDRO11?

Depois de conhecer as principais características do YDRO11, é importante avaliar também suas vantagens e riscos do fundo. Afinal, compreender tais aspectos é indispensável para saber se esse investimento vale ou não a pena para você.

Confira!

Vantagens

Uma vantagem do investimento em YDRO11 é que as alocações dos recursos são focadas no mercado de hidrogênio. Como esse é o elemento mais abundante e mais leve da terra, além de ter alto potencial de combustão, ele é uma promessa que pode revolucionar o mercado de energia.

Com isso, o hidrogênio pode apoiar de forma relevante a diminuição de emissões de gás carbônico, favorecendo a produção de energia limpa. Então essa pode ser uma oportunidade interessante de investimento para quem acredita no potencial do elemento.

Por fim, também é preciso considerar que os fundos de índice contam com a gestão de um gestor profissional. Essa pode ser uma forma mais tranquila de investir, pois você não precisará analisar e alocar individualmente em cada ação do índice.

Riscos

Com relação aos riscos, um dos principais diz respeito ao risco de mercado. Como as cotas dos ETFs são negociados na renda variável, o investidor precisa considerar a oscilação dos preços — que ocorre de forma imprevisível, podendo gerar prejuízos.

Além disso, como o YDRO11 tem seu foco na produção e negociação de hidrogênio, seus resultados estão vinculados à relação de oferta e demanda do produto. Ou seja, o desempenho do ETF também dependerá dos resultados desse mercado na economia global.

Vale a pena investir no YDRO11?

Até aqui, você conferiu o que é o YDRO11, suas principais características, riscos e vantagens. Contudo, depois de analisar essas informações, como saber se o investimento vale a pena ou não?

É importante entender que essa é uma questão individual, que pode ser respondida apenas pelo investidor. Para isso, você deve avaliar com cuidado as condições do investimento, além de identificar se ele está adequado ao seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros.

Lembre-se de que existem diferentes opções de investimento no mercado, e cada uma delas pode servir para propósitos variados. Logo, é indispensável que você avalie suas condições financeiras, tolerância ao risco e estratégia antes de tomar suas decisões.

O investimento no ETF YDRO11 pode ser uma oportunidade interessante, uma vez que o setor de hidrogênio apresenta boas perspectivas para o futuro. Contudo, antes de investir, estude a alternativa com cuidado, verificando se ela é adequada à sua realidade e condições.

Para conhecer mais possibilidades no mercado financeiro e investir seu dinheiro de forma inteligente, acesse nosso artigo sobre como investir em empresas americanas!

 

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.