Valor extrínseco o que é e o seu significado no mercado financeiro
Valor extrínseco o que é e o seu significado no mercado financeiro

Valor extrínseco: o que é e o seu significado no mercado financeiro

Ao comprar ativos ou derivativos, como Ações e Opções, muitos investidores olham para o potencial de valorização de uma empresa. Contudo, é preciso uma análise mais completa. Vale a pena analisar fatores como o seu valor extrínseco, por exemplo.

Os entusiastas desses mercados provavelmente já ouviram falar de valor intrínseco — ou seja, do chamado “preço justo” de um ativo. Ele se relaciona ao conceito de Valuation. Logo, avalia o que a empresa vale para comparar com o preço que Ação está sendo negociada.

Mas o que será o valor extrínseco e como ele impacta a análise de um ativo ou derivativo? Saiba mais a seguir!

O que é o valor extrínseco?

Na língua portuguesa, é possível definir “extrínseco” como algo externo e passível de impactar um objeto, condição ou pessoa. No mercado financeiro, uma ideia semelhante é usada. Afinal, a definição ampara a avaliação de investimentos no mercado de Ações e Opções.

Ao falar sobre valor extrínseco de um ativo ou derivativo, o investidor está analisando o valor no tempo de um investimento. Ele, por sua vez, representa o risco envolvido no tempo de exposição do capital.

Assim, quanto maior for o valor extrínseco de um ativo financeiro, maior será o risco envolvido nele — e vice-versa. Isso porque tem relação com o nível de incerteza que o investimento gera.

Além dessa definição, o valor extrínseco também é usado como valor de expectativa. Nesse sentido, ele se volta ao mercado de Opções e ajuda a avaliar a expectativa de valorização de um ativo com o tempo.

O que interfere na definição desse valor?

Agora que você entendeu o que é valor extrínseco, é interessante analisar os pontos que o impactam. Os cenários políticos, econômicos e as crises são apenas alguns fatores que afetam diretamente o valor no tempo de um investimento.

Confira outros dois!

Expectativas do mercado

As expectativas de mercado impactam diretamente o valor extrínseco de um ativo. Isso porque trazem ao investidor a visão que outras pessoas têm do ativo ao longo do tempo. Assim, oferecem uma visão externa do cenário econômico em torno desse ativo.

Grau de volatilidade

O grau de volatilidade de um ativo diz respeito ao movimento que sua precificação faz ao longo do tempo, dentro de um determinado cenário financeiro. Novamente, é um fator que diz respeito aos impactos externos que o ativo objeto sofre.

Inevitavelmente, percebe-se que os pontos citados sofrem a interferência do risco de oportunidade. Ele fala sobre a perda de melhores oportunidades no tempo em que o capital está empregado.

Em conclusão, é possível dizer que o fator extrínseco pode ser um tanto quanto subjetivo. Afinal, ele dependerá da percepção do mercado quanto à possibilidade de o investimento trazer benefícios ao investidor.

Qual a diferença entre o valor intrínseco e o valor extrínseco?

Essa é uma dúvida comum. A maior diferença entre valor intrínseco e valor extrínseco é fato do primeiro analisar o impacto de aspectos internos no valor do tempo de um ativo. Enquanto isso, o segundo avaliará os externos.

Alguns investidores se perguntam se um é melhor que o outro. A resposta é: não. Valor intrínseco e valor extrínseco são ferramentas complementares. Portanto, não se anulam. Desse modo, é interessante usar ambas para encontrar boas oportunidades.

Contudo, é fundamental alinhar essas métricas aos objetivos e seu perfil de investidor para tomar decisões no mercado financeiro. O conceito terá relação com o que você busca ao investir.

Pense em um investidor menos arrojado, por exemplo. Enquanto ele preferirá comprar Ações com baixo valor extrínseco, investidores com maior apetite a risco podem priorizar os potenciais de ganho. Assim, poderão tolerar valores extrínsecos mais altos.

Qual o significado do valor extrínseco no mercado de Opções?

O valor no tempo de um investimento é um conceito fortemente aplicado no mercado de Opções, que se refere à negociação de derivativos na bolsa. Nesse caso, é comum que se avalie a expectativa de valorização no tempo de um ativo.

De modo a fazer isso, considera-se tanto o valor intrínseco quanto o valor extrínseco. Isso porque é a somatória dos dois tipos de valores que representará o prêmio de uma determinada Opção.

Nesse cenário, resumidamente, o valor extrínseco terá a função de medir o risco e o tempo do ativo. Já o intrínseco mensurará o potencial interno da empresa. O valor extrínseco de uma Opção é calculado pela subtração do seu preço atual do seu valor intrínseco.

Assim, confirma-se o que foi dito acima. Os dois conceitos podem — e devem — se complementar, em especial nas Opções.

Por que o investidor precisa conhecer esses conceitos?

Conhecer o valor extrínseco (e intrínseco, conforme visto) de um ativo é importante para que os investidores façam escolhas verdadeiramente alinhadas às suas necessidades. Isso porque ambos os conceitos atuam como ferramentas que amparam a tomada de decisão.

No caso do valor extrínseco, poderão contar com um indicador de risco relacionado ao tempo. Já ao buscar conhecer o valor intrínseco do ativo, poderão conhecer o potencial das empresas em que investem.

Além de trazer boas noções sobre riscos e incertezas em relação a um ativo, seus valores intrínsecos e extrínsecos trazem mais possibilidades de interpretação. Eles permitem, por exemplo, que um investidor opte por um ativo de maior risco, priorizando os retornos.

Por outro lado, a depender do perfil do investidor, pode influenciar a venda de ativos mais arriscados.

Dessa maneira, reforça-se a importância de conhecer seu perfil de investidor e seus objetivos. Assim, você pode alinhá-los ao uso dos conceitos de valor extrínseco e intrínseco. E, com isso, poderá encontrar as melhores alternativas para compor sua carteira de investimentos!

Gostou de conhecer mais sobre o tema? Compartilhe sua opinião conosco abaixo, tire suas dúvidas e enriqueça a discussão!

Compartilhe:

Deixe uma resposta


Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.