Renova Invest Facebook
Busca de Artigos no blog

UNIP6: Conheça a ação da empresa Unipar Carbocloro

UNIP6
UNIP6

Você já pensou em investir no setor da indústria química? A Unipar Carbocloro negocia os seus papéis na bolsa de valores brasileira, a B3, sob o ticker UNIP6. Assim, ela apresenta aos investidores mais uma possibilidade de investimento em renda variável.

Se você se interessa pelas ações da empresa, deve avaliar a alternativa para se certificar que ela se alinha às suas necessidades. Para isso, você deve conhecer mais sobre a companhia e entender as características do ativo.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura e aprenda mais sobre a UNIP6 e a Unipar Carbocloro!

Qual é a história da Unipar Carbocloro?

Para começar, é interessante saber a história da Unipar Carbocloro S.A. Trata-se de uma empresa da indústria química que produz cloro e derivados, além de soda cáustica. Ademais, ela é acionista controladora de uma companhia argentina fabricante de soda cáustica, PVC e cloro — a Unipar Indupa S.A.I.C.

A companhia foi criada em 1969 sob o nome de União Participações Industriais Ltda., como um complexo industrial de produção de poliolefinas, produtos químicos e derivados de petróleo. Dessa maneira, ela foi uma das pioneiras na instalação do polo petroquímico de São Paulo.

Em 1971, a organização abriu seu capital, fazendo sua estreia na bolsa de valores brasileira. De 1998 a 1990, ela passou por um processo de consolidação, modificando o seu nome para Unipar — União de Indústrias Petroquímicas S.A.

Já em 1996, houve a constituição da Rio Polímeros, com objetivo de construir um complexo gás-químico. Ele só entrou em operação em 2006 e, no ano seguinte, a companhia comprou sua participação na Petroquímica União.

Em 2010, a empresa passou por uma nova mudança em seu nome social, sendo denominada Unipar Participações S.A. Assim, o seu objeto social passou a ser as participações acionárias.

Porém, em 2013, a Unipar adquiriu 50% do capital social da Carbocloro, obtendo 100% da sua titularidade. Desse modo, o seu objeto social mudou novamente para atuação direta no setor de soda, cloro e derivados. Além disso, o nome da empresa foi alterado para Unipar Carbocloro.

Anos depois, em 2019, a Vila Velha S.A. Administração e Participações obteve o controle da companhia, com 57% do capital ordinário. Em relação às suas ações na B3, a Unipar Carbocloro apresentava, em 2022, ações ordinárias (UNIP3) e preferenciais (UNIP5 e UNIP6).

O que é a UNIP6?

Como você viu, a UNIP6 é uma das ações preferenciais da Unipar Carbocloro, listada na B3 desde 1971. Para melhor compreendê-la, vale conferir o conceito de ações.

Na prática, elas representam parte do capital social de uma empresa e são negociadas na bolsa de valores. Por essa razão, quando um investidor adquire um papel, ele se torna sócio da empresa.

As ações são classificadas como um investimento de renda variável. Já a sua rentabilidade pode ser obtida tanto com a distribuição de dividendos quanto pela sua valorização no mercado financeiro.

Ademais, você precisa entender o que é uma ação preferencial, como a UNIP6. A principal característica desse tipo de ação é que os seus investidores têm preferência na hora de receber os dividendos ou os valores devidos em caso de falência da empresa —quando houver o que receber.

O que avaliar antes de investir na ação UNIP6?

Após aprender mais sobre a UNIP6 e suas características, é importante saber o que avaliar antes de investir nessa alternativa. A seguir, você confere os principais pontos a considerar para tomar uma decisão!

Perfil de investidor

Primeiramente, você deve conhecer o seu perfil de investidor. Ele demonstra qual é o seu nível de apetite aos riscos do mercado. Como as ações são investimentos de renda variável, o indivíduo deve ter maior tolerância à volatilidade e disposto a correr mais riscos.

Nesse sentido, os perfis moderado e arrojado costumam estar mais alinhados com esse tipo de investimento do que o perfil conservador, que é menos tolerante aos riscos relacionados ao aporte.

Objetivos financeiros

Outro ponto imprescindível para analisar se vale a pena investir na UNIP6 são os seus objetivos financeiros e os respectivos prazos. Com essas informações, ficará mais fácil avaliar as oportunidades do mercado e definir se elas se alinham às suas necessidades.

Nesse sentido, vale destacar que as ações favorecem os objetivos a longo prazo. Afinal, um horizonte de tempo maior ajuda a diluir os riscos e aumentar o potencial de retorno. Afinal, as oscilações do curto prazo deixam de ter tanto impacto nos resultados obtidos.

Também é preciso considerar outros objetivos, como viver de renda passiva. Como as ações distribuem proventos, elas costumam atrair investidores com esse objetivo.

Nesse caso, é importante avaliar o histórico de distribuição de dividendos da UNIP6 — embora resultados antigos não sejam garantia de rentabilidade futura.

Análise fundamentalista

Por fim, é interessante fazer uma análise fundamentalista — uma metodologia de estudo que visa entender a situação atual e as projeções do desempenho de uma empresa. Ela é elaborada a partir da conferência dos fundamentos da organização.

Assim, essa análise é baseada na observação de diversas informações importantes sobre a companhia, de maneira bastante abrangente. Dessa maneira, é possível ter um panorama sobre a empresa — como as suas condições de crescimento e solidificação no mercado — e fazer uma avaliação mais robusta.

Vale a pena investir nesses ativos?

Conhecendo mais sobre as ações UNIP6, é comum se perguntar sobre se vale a pena investir. Como visto, a decisão dependerá do seu perfil e objetivos, além da análise fundamentalista que você fizer acerca da companhia. Caso a alternativa se alinhe à sua estratégia, o aporte pode ser interessante.

Para isso, você precisará abrir conta em um banco de investimentos. Com ela, é possível utilizar o home broker, que dá acesso ao ambiente de negociação da B3. Depois, basta pesquisar o ticker da ação (UNIP6), inserir o número de ativos e o preço, e emitir a ordem de compra.

Ao longo deste conteúdo, você pôde conhecer mais sobre as ações preferenciais da Unipar Carbocloro, sob o ticker UNIP6. Agora você tem informações relevantes que podem ajudar a entender se esses ativos são adequados para a sua carteira.

Quer aprender mais sobre como investir? Aproveite e descubra como fazer a análise fundamentalista com 5 passos!

 

 

 

 

 

 

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.