Renova Invest Facebook

Trend following: conheça essa estratégia

Trend following
Trend following

Operar na bolsa de valores é uma atividade desafiadora. Afinal, não há forma 100% eficiente de prever a movimentação dos preços. Logo, sempre há o risco de perder dinheiro. Porém, existe uma estratégia que busca seguir as tendências: o trend following. Você já o conhece?

Com ele, independentemente de o mercado estar em alta ou em baixa, o seu adepto poderá se posicionar para tentar aproveitar o movimento. Mas, antes de começar a utilizar essa estratégia, vale aprender seu conceito, como funciona e as principais características.

Quer saber mais? Acompanhe este artigo e conheça trend following para avaliar se ele faz sentido para o seu operacional.

Vamos lá?

O que é trend following?

A expressão inglesa trend following, em tradução livre, significa “acompanhamento de tendência”. Trata-se de uma estratégia que pode ser usada para investir ou especular na bolsa de valores. Ou seja, ela pode atender tanto quem visa objetivos de longo prazo quanto o interessado em lucros rápidos.

Ela parte de um dos princípios deixados pelo jornalista e investidor norte-americano Charles Dow, no que ficou conhecido como a Teoria de Dow. Após anos analisando o mercado, Dow percebeu que os preços se moviam em tendências, são elas: alta, baixa e lateral (sem tendência).

Dow também concluiu que uma tendência continuava em vigência até ser substituída por outra. Portanto, baseado nessas premissas, criou-se uma estratégia cujo objetivo é buscar acompanhar a tendência dominante do mercado até que ela se encerre.

Como funciona o trend following?

A metodologia do trend following parte da premissa que é impossível prever todas as movimentações dos preços no mercado. Logo, de maneira bem simples, a estratégia é pautada em apenas dois cenários: o de tendência (de alta ou baixa) ou sem tendência (lateral).

Dessa forma, o investidor ou especulador que a utiliza somente tomará uma decisão quando identificar que o mercado está em tendência. Nesse sentido, não importa se o preço está caro ou barato — existindo uma tendência definida, a operação pode ser feita.

Nesse cenário, uma das maneiras mais simples de identificar a tendência atual do mercado se dá com a análise técnica. Ela consiste na leitura dos preços por meio de gráficos e indicadores técnicos, como médias móveis, bandas de Bollinger, estocástico e diversos outros.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Por exemplo, muitos usuários dessa estratégia se valem de 2 médias móveis no gráfico: uma rápida (menos períodos) e outra lenta (mais períodos). Assim que a média rápida cruza a lenta para cima, é indício de uma tendência de alta. Se o cruzamento for para baixo, a tendência será de baixa.

A partir dessa informação, o operador pode abrir uma posição para acompanhar a tendência. A finalização da posição somente acontece quando a tendência for desfigurada. Por conta disso, é possível ter ganhos em curto, médio ou longo prazo — a depender da força da tendência.

Quais as principais características dessa estratégia?

Como você viu, a filosofia básica do trend following é não tentar prever os preços, mas reagir a eles de acordo com a tendência identificada. Isso quer dizer que, na estratégia, não é preciso se preocupar com o preço, fundamentos ou perspectivas econômicas — basta seguir a tendência atual.

São diferentes as técnicas, métodos e ferramentas que podem ser utilizadas no trend following. Porém, todas elas têm a mesma finalidade: definir se há uma tendência em andamento e tomar a decisão, sempre respeitando seu limite de riscos.

A regra é seguir o plano traçado, sem se influenciar por notícias ou acontecimentos extraordinários, apenas operar o gráfico. No trend following, questões como metas, limites de ganhos e de tempo não são conceitos preponderantes.

Após ingressar na operação, não será o trend follower que tomará a decisão de sair, mas o próprio mercado. Enquanto a tendência estiver em vigência, o operador ficará no aguardo do preço acionar seu stop — seja no gain (lucro) ou no loss (prejuízo).

Vale destacar que os mecanismos de stop loss e gain são importantes no trend following. No stop loss, é possível determinar um limite de perda — caso o preço siga na direção oposta da operação. Já no stop gain, o objetivo é assegurar o lucro de uma operação em que o preço já andou a seu favor.

Quais são as vantagens e riscos dessa estratégia?

A principal vantagem de operar o mercado utilizando o trend following é a sua praticidade. Como você conferiu, a sua aplicação é simples e não está presa a nenhum viés ou análises e indicadores complexos. Com isso, mesmo quem é novo de mercado consegue aprendê-lo.

Outra vantagem que merece destaque é a desnecessidade de acompanhar o mercado a todo o instante. Isso porque as operações de trend following podem ser planejadas mesmo quando o mercado está parado.

Porém, é preciso ter bastante disciplina, considerando que eles podem durar dias, semanas ou meses, sem que seja necessária qualquer modificação do operacional.


Já em relação aos riscos, tenha em mente que a simplicidade da estratégia faz com que você tome decisões com poucas informações sobre o ativo ou derivativo operado. Assim, você estará correndo riscos que poderiam ser evitados.

Por exemplo, ao não levar em conta indicadores fundamentalistas, investir em empresas com uma saúde financeira precária pode aumentar o risco da operação. Isso porque eventual acontecimento interno ou setorial poderá fazer com que a tendência seja revertida subitamente.

Vale a pena utilizar o trend following?

Chegando neste ponto é possível que você queira saber se vale a pena utilizar o trend following, certo? Mas não há uma resposta única para esse questionamento. Afinal, ela dependerá do seu perfil de investidor e objetivos no mercado.

No mercado, existem três principais perfis: conservador, moderado e arrojado. Quem possui perfil conservador, tende a não se expor a grandes riscos e prefere alternativas mais seguras. Já o perfil moderado visa manter o equilíbrio entre risco e proteção quando vai investir. Por fim, o investidor arrojado busca a maior rentabilidade, a despeito dos riscos existentes.

Tendo em vista que a aplicação do trend following traz consigo riscos a serem considerados, você precisará analisar se eles são adequados para o seu perfil. Agora, entendendo utilizar essa estratégia, não se esqueça de fazer um bom manejo dos riscos, visando mitigar perdas.

Sabendo o que é e como funciona o trend following, você tem mais uma estratégia à sua disposição para buscar lucro no mercado. No entanto, antes de utilizá-la, trace boas estratégias e faça testes de modo a ingressar mais preparado na bolsa de valores.

Quer iniciar sua jornada como especulador de mercado? Entre em contato com a Renova Invest e veja o que é preciso para começar!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.