Tenho 100 mil reais. Onde investir esse dinheiro

Tenho 100 mil reais. Onde investir esse dinheiro?

À medida que o seu patrimônio aumenta, é fundamental procurar formas de fazê-lo trabalhar para você. Isso pode fazer uma grande diferença, em especial no caso de objetivos de longo prazo. Logo, vale a pena se informar sobre onde investir 100 mil reais.

Se você tem esse dinheiro, tenha em mente que investi-lo de maneira estratégica pode trazer bons resultados. Ao montar uma carteira de investimentos sólida, é possível obter uma rentabilidade satisfatória, mantendo um nível de segurança adequado.

É por isso que preparamos este artigo. Para saber onde investir 100 mil reais e fazer seu dinheiro render, confira as dicas que separamos para você!

O que avaliar antes de investir?

Antes de falarmos sobre onde investir 100 mil reais, precisamos conversar um pouco sobre como escolher investimentos. Você verá algumas alternativas neste artigo, mas precisará decidir quais delas são boas escolhas para o seu caso.

E como decidir? Para isso, é necessário considerar duas questões principais: o seu perfil e os seus objetivos. Entenda melhor esses dois fatores a seguir!

Perfil de investidor

Em primeiro lugar, é essencial que você descubra qual é o seu perfil de investidor. Algumas pessoas têm baixa tolerância a perdas e não têm um conhecimento aprofundado do mercado financeiro. Esse tipo de investidor geralmente se encaixa no perfil conservador.

Por outro lado, há investidores que têm muita tolerância ao risco e a perdas. Além disso, eles procuram conhecer bem o mercado financeiro para entender opções mais complexas. Essas pessoas geralmente se encaixam no perfil arrojado, ou agressivo.

E não podemos nos esquecer dos investidores moderados. Eles têm alguma tolerância a perdas, mas não abrem mão de certo nível de segurança. Assim, mesclam características dos dois grupos.

Para alguns investidores muito conservadores, a renda variável geralmente não é atrativa. Por isso, eles acabam preferindo investimentos de renda fixa. Quanto aos investidores arrojados, os ativos arriscados atraem mais, mas é importante ter uma parcela segura na carteira.

Por isso, antes de investir, descubra qual desses perfis combina mais com você. Isso determinará o tipo de investimento mais adequado para o seu caso. Para descobrir, basta fazer um teste de suitability no seu banco de investimentos.

Objetivos

Os seus objetivos também ajudam a definir o investimento que você deve fazer. Para objetivos de curto prazo, certos investimentos são mais indicados. No entanto, pode ser preciso recorrer a investimentos diferentes para atingir objetivos de longo prazo.

Sabe por que isso acontece? Geralmente, podemos observar o seguinte padrão nos investimentos: se você se compromete a manter o dinheiro investido por mais tempo, a rentabilidade oferecida na renda fixa é maior. No caso da renda variável, o tempo gera maturação de alguns investimentos.

Por conta disso, se usar um investimento sem pensar no prazo você poderá ter problemas ou prejuízos. Por exemplo, um investimento de curto prazo para um objetivo de longo prazo pode gerar rentabilidade aquém do potencial.

Já se você recorrer a um investimento de longo prazo para alcançar um objetivo de curto prazo, pode ter dificuldade para resgatar o dinheiro. Ou mesmo passar por perdas ao fazer isso.

Como vimos, analisar seu perfil e definir os objetivos é indispensável para escolher bem. Agora chegou a hora de descobrir onde investir 100 mil reais.

Onde investir 100 mil reais?

Não há um investimento certo para aportar 100 mil reais. Cada investidor deve considerar diversas alternativas e escolher as melhores para o seu caso. É importante ter em mente que a melhor estratégia é diversificar sua carteira de investimentos.

Desse modo, você dilui o risco e otimiza a rentabilidade do seu portfólio. Portanto, conheça as alternativas a seguir e veja quais delas estão de acordo com o seu perfil e objetivos!

Títulos Públicos

Os Títulos Públicos são negociados no sistema on-line conhecido como Tesouro Direto. Eles são uma forma de o Governo Federal captar recursos para financiar a dívida pública. Isso significa que o investidor empresta dinheiro ao Governo e é remunerado com juros.

A principal vantagem desses investimentos é sua segurança — a maior do mercado. Além disso, há liquidez diária em todos os títulos. Contudo, as aplicações do tipo Tesouro Prefixado ou Tesouro IPCA podem apresentar oscilações para baixo antes do prazo de vencimento, recomendado para objetivos de longo prazo.

Assim, é mais adequado deixar o dinheiro investido pelo prazo combinado para receber os juros corretamente. Já o título Tesouro Selic não apresenta esse risco. Como há maior segurança em relação à liquidez, ele costuma ser utilizado para guardar a reserva de emergência.

Debêntures

Debêntures são títulos de dívida privada. Elas também são de renda fixa, representando um empréstimo que o investidor faz para uma empresa em troca de remuneração. No entanto, elas envolvem riscos um pouco maiores do que alternativas da classe de investimentos, recomendado para objetivos de longo prazo.

Fundos Imobiliários

Comprar cotas de Fundos Imobiliários é uma forma de investir em ativos do mercado imobiliário — bastante popular no Brasil. Os fundos são uma modalidade coletiva, em que você adquire cotas e participa dos resultados alcançados por um gestor profissional.

Em alguns fundos, há pagamento de dividendos frequentes. Sabe o que eles significam? São partes dos lucros que o fundo distribui entre os cotistas. Assim, investir em Fundos Imobiliários pode ser uma estratégia de obter renda passiva, recomendado para objetivos de longo prazo

Fundos Multimercado

Os Fundos Multimercado também são uma modalidade coletiva. A diferença deles é que alocam recursos em investimentos de diversos mercados. Por exemplo, o cambial, o de renda fixa e o de Ações etc. Eles podem conter até mesmo derivativos.

Por conta dessa característica, costumam apresentar um maior nível de diversificação. Ao mesmo tempo, cada ativo do portfólio tem seu grau de risco. Por isso, não se esqueça de considerar o seu perfil de investidor ao analisar a possibilidade, recomendado para objetivo de longo prazo

Ações

Por fim, Ações são partes do capital social de uma empresa. Ao comprá-las, você se torna sócio da companhia e passa a ter direito a participar dos resultados dela. O lucro pode vir da valorização dos papéis na bolsa ou da distribuição dos lucros.

Naturalmente, existem empresas de diversos setores, de tamanhos variados e com níveis de saúde diferentes. Assim, investir em Ações pode ser vantajoso, mas é preciso analisar as empresas com atenção. Isso vale em especial para quem pensa em fazer investimentos de longo prazo.

Agora que você acabou de ver algumas sugestões de onde investir 100 mil reais, tem mais elementos para fazer suas escolhas. Não se esqueça de que diversificar é sempre uma boa alternativa, certo? Além disso, lembre-se de que é possível contar com uma assessoria de investimentos para entender melhor as opções!

Quer ajuda personalizada para conhecer os investimentos? Aproveite para entender como funciona uma assessoria de investimentos!

(Visited 116 times, 2 visits today)

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe uma resposta


Postagens Relacionadas

Mais Lidos

Categorias

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.