Renova Invest Facebook

Stellar: o que é e como funciona essa plataforma?

Stellar
Stellar

As transferências bancárias ainda têm entraves quando há envio para instituições, países e câmbios diferentes. A busca por mais eficiência nos envios de dinheiro é uma das missões de alguns criptoativos e, nesse sentido, vale a pena conhecer o que é Stellar.

Essa é uma das plataformas que apresentam maior nível de robustez e flexibilidade, características que a tornam promissora. Ao mesmo tempo, é necessário considerar riscos e diferenciais para tomar uma decisão eficiente quanto a um possível investimento.

Neste artigo, você poderá conferir o que é a plataforma Stellar e como ela e sua criptomoeda atrelada funcionam!

Vamos lá?

O que é stellar?

A plataforma stellar consiste em uma rede de pagamentos e transferências digitais de baixo custo e alta velocidade.

Um dos maiores objetivos da plataforma é romper as barreiras geográficas e burocráticas de transações internacionais. Isso é especialmente aplicável quando se fala em transferências entre câmbios diferentes.

Para que tudo seja possível, a stellar utiliza a tecnologia blockchain, que é a mesma utilizada em muitas moedas digitais, como o bitcoin. Como consequência, existe uma maior segurança, transparência e capilaridade para a atuação.

Como a plataforma funciona?

Saber o que é stellar significa compreender também como essa estrutura funciona na prática. Para os usuários, ela permite definir o quanto se deseja transferir e qual será a moeda destino.

Não é necessário fazer a conversão cambial e, ainda assim, o destinatário recebe a transferência no próprio câmbio. O procedimento é viável porque a stellar faz uma espécie de conversão com a ajuda da sua moeda digital — que você conhecerá mais adiante.

Na prática, o criptoativo serve como uma espécie de lastro. Assim ele permite as movimentações entre os usuários. No momento de saída com a transferência, a criptomoeda dá lugar ao câmbio final de interesse.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Para que a stellar cumpra seu papel de fazer a interligação entre o ambiente físico e o meio digital, ela conta com o apoio de instituições financeiras conhecidas como âncoras. Além de bancos tradicionais, as fintechs podem atuar nessa etapa.

Dessa forma, os negócios trabalham em parceria com a stellar e servem como garantidores da operação. Com isso, as transferências podem acontecer com maior segurança e previsibilidade.

O que é a moeda lumens?

Apesar de haver uma confusão rotineiramente entre os termos, a stellar não é uma criptomoeda, e sim uma plataforma — como você acabou de ver. No entanto, ela funciona com uso de token de uma criptomoeda, que é a lumens.

Portanto, a lumens é a moeda digital utilizada como troca nas operações na plataforma stellar. Assim, ela tem a função de garantir que a transferência ocorra mesmo entre câmbios diferentes.

A lumens surgiu junto com a stellar, por volta de 2014. Ela também é descentralizada e utiliza a tecnologia blockchain. Por seu papel em cada transferência, é possível afirmar que a lumens é a razão de existir da plataforma, pois permite que as transações aconteçam de maneira rápida e confiável.

Quais são as principais vantagens da plataforma e da moeda?

Além de entender o que é e como funciona a stellar e sua criptomoeda, é importante avaliar algumas de suas principais vantagens. Esse é um aspecto de grande relevância para quem deseja fazer o investimento no token.

Portanto, acompanhe as informações a seguir!

Descentralização

A plataforma stellar é descentralizada, tem código aberto (open source) e permite a realização de milhares de transações por segundo, sem que os custos se elevem. Dessa forma, ela pode ser muito benéfica para quem precisa realizar transações internacionais.

Multiassinatura e anti-spam

Em relação à segurança, a stellar tem a possibilidade de adotar a multiassinatura e a proteção anti-spam. Ao desencorajar o mau comportamento pela obrigatoriedade de um valor simbólico pelo uso da plataforma, a estrutura fica mais protegida.

Velocidade nas transações

Outra vantagem da stellar é que as transferências são extremamente rápidas, ainda que sejam realizadas entre câmbios diferentes. Usando os recursos do modelo tradicional, mais burocrático, seria impossível atingir esse nível de desempenho.


Vale destacar que, a princípio, algumas características da stellar são semelhantes à plataforma ripple. Isso porque elas tiveram a participação do mesmo desenvolvedor. No entanto, a stellar passou por alterações, que incluem questões de segurança.

A equipe que compõe a stellar é bastante experiente no mercado, além de ser menos corporativa que os times responsáveis por outras alternativas. A moeda lumens, por exemplo, foi distribuída em sua quase totalidade de graça.

Quais são os riscos de mercado?

Agora que você conheceu os pontos positivos da stellar e da lumens, é hora de entender também os riscos dessas alternativas.

Nesse aspecto, é preciso considerar os seguintes fatores:

Regulamentação

Quando se trata de criptoativos e suas plataformas, é preciso saber que não há regulamentação para esse mercado no Brasil. Isso pode aumentar o risco das operações, já que não existem regras institucionais ou fiscalizações específicas.

Volatilidade

A criptomoeda lumens e a plataforma stellar também apresentam riscos quanto à volatilidade. Como o sistema e o ativo são descentralizados, eles estão sujeitos diretamente à lei de oferta e demanda do mercado. Logo, podem ocorrer oscilações intensas em um curto período.

Adoção

Por ser um tipo de moeda digital, a lumens está sujeita ao risco de adoção. Ou seja, não há garantia de que ela será aceita em todos os contextos e transações financeiras. Esse aspecto precisa ser considerado por quem deseja investir lumens ou usar o sistema stellar.

Liquidez

Por fim, há o risco de liquidez. Isso significa que pode haver dificuldade em encontrar um comprador para o ativo no mesmo momento em que você quer se desfazer dele.

Apesar desses riscos, é importante considerar que a estrutura da stellar e de sua criptomoeda é focada em desenvolver uma experiência consistente e segura. Sem ter sofrido ataques sérios, como outras estruturas, ela oferece um risco operacional potencialmente menor.

Quais são os principais diferenciais da stellar?

Um dos maiores diferenciais dessa plataforma é o seu protocolo de consenso e validação. Enquanto outras utilizam recursos já conhecidos, como prova de trabalho ou de participação, a stellar desenvolveu sua própria solução. Isso garante flexibilidade e escalabilidade, sem ignorar a confiança.

Ela também se destaca das outras porque não foca, necessariamente, em instituições bancárias já consolidadas. Assim, a stellar tende a ser mais utilizada por empreendedores, empresas de tecnologia e mesmo indivíduos.

Sobre a moeda lumens, um diferencial é que ela não apresenta processo de mineração. Apesar disso, novos tokens são colocados em circulação a uma taxa constante inflacionária, o que ajuda a manter a saúde do ecossistema.

Vale a pena investir nela?

Depois de conhecer os principais pontos da stellar e de sua moeda, lumens, é natural questionar-se se vale a pena investir nela. Afinal, ela já tem sido adotada por grandes empresas, como a Deloitte, em projetos específicos.

Somando isso aos picos de valorização da criptomoeda, existe um interesse no mercado por parte de muitos investidores. Um dos motivos é a confiança de que a tecnologia tem evoluído e os negócios têm se tornado cada vez mais digitais.

Contudo, apesar das possíveis perspectivas positivas, é necessário analisar suas condições e necessidades com cautela antes de investir.

Veja o que considerar para decidir!

Identificar seu perfil de investidor

O primeiro passo antes de investir é identificar seu perfil de investidor. Por meio de um teste de suitability em seu banco de investimento você poderá percebê-lo, notando sua tolerância ao risco dos investimentos.

Analisar seus objetivos financeiros

Outro ponto central é verificar se o investimento está alinhado com seus objetivos financeiros. Como existem diferentes alternativas no mercado, é preciso escolher aquelas que sejam condizentes com as finalidades que você quer alcançar.

Como investir na stellar?

Se você acredita que o investimento na stellar é interessante, é hora de entender como fazê-lo. Existem duas maneiras de investir em criptoativos. São elas:

Diretamente

A primeira forma é a negociação direta de criptoativos. Para tanto, é preciso contar com uma exchange, que fará o intermédio da operação. Como esse modelo de investimento apresenta maior risco, é essencial buscar por companhias que sejam bem referenciadas.

Um exemplo é o Mercado Bitcoin. Ele está entre as 25 exchanges mais seguras do mundo e é a maior plataforma de criptoativos da América Latina. Além disso, a empresa disponibiliza mais de 200 ativos para negociação.

Indiretamente

Também é possível investir indiretamente nos criptoativos. Como o mercado de moedas digitais não é regulamentado no Brasil, essa é uma maneira de ter segurança institucional.

Para tanto, você pode optar, por exemplo, por:

  • fundos de criptomoeda: são veículos de investimento coletivo que compõem seu portfólio com ativos no mercado de cripto. O nível de exposição depende da estratégia do fundo. Por isso é indispensável analisar o funcionamento dele antes de investir;
  • ETF de criptomoedas: os exchange traded funds (ETFs), também chamados de fundo de índice, são veículos coletivos de gestão passiva. Assim, eles replicam os resultados de um indicador do mercado financeiro — no caso, um índice de criptomoedas.

Agora você já sabe o que é stellar e sua moeda lumens. Assim, é possível ter conhecimentos sobre uma das plataformas para transferências digitais mais robustas em termos de uso da blockchain. Caso faça sentido para o seu perfil, o investimento nela pode ser interessante!

Você conhecia essa alternativa de investimento? Para saber mais sobre o mercado financeiro, acompanhe nossos conteúdos no YouTube, Instagram e LinkedIn!

 

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
2 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.