Banco múltiplo o que é e como ele funciona blog
Banco múltiplo o que é e como ele funciona blog

Banco múltiplo: o que é e como ele funciona?

Já pensou em acessar diversos serviços financeiros, como investimentos, Previdência Privada, conta corrente e outros em um só local? Se a resposta for sim, você precisa saber o que é banco múltiplo. Uma instituição financeira desse tipo conta com algumas particularidades.

Ainda que você não conheça o termo, é provável que use um banco multiplo sem perceber — caso tenha conta em uma instituição de grande porte. Neste conteúdo, será possível entender as principais informações sobre o assunto.

Continue conosco e se informe com maior profundidade em relação aos produtos bancários que consome, a partir do conceito de banco múltiplo. Confira!

O que é o banco múltiplo?

Apesar de o nome não ser tão próximo aos ouvidos de todos, os serviços ofertados por instituições desse tipo são bastante comuns. Na verdade, elas estão presentes no dia a dia da grande maioria das pessoas que conta com bancos.

Pense na solicitação de empréstimos, arrendamentos ou, até mesmo, em investimentos que você possa realizar. Quando todas as soluções citadas podem ser adquiridas em um só local, estamos portanto falando do conceito do que é banco múltiplo.

Esse tipo de organização, conforme o nome aponta, oferece funções diversas em uma só plataforma. O banco pode ser tanto público quanto privado. Desse modo, ele permite que o cliente acesse diversos serviços sem precisar de diferentes empresas para isso.

Sendo assim, por definição, o banco múltiplo deve contar com duas ou mais carteiras na intenção de ser considerado como tal. Deve estar presente, no hall de opções, uma carteira obrigatoriamente comercial ou de investimento.

Além delas, podem constar as carteiras de:

  • financiamento;
  • desenvolvimento de crédito imobiliário;
  • crédito imobiliário de arrendamento;
  • mercantil e de crédito.

Todos os serviços citados estão sujeitos às regras e normas legais e regulamentáveis que se aplicam às instituições que oferecem tais carteiras individualmente.

Ou seja, imagine um banco múltiplo que oferece, por exemplo, empréstimos e financiamentos em suas carteiras (além de outras opções). Ele deve cumprir todos os requisitos da mesma lei de uma empresa que oferta apenas soluções de crédito.

Como o banco múltiplo funciona?

Agora você sabe que os bancos múltiplos são instituições financeiras privadas ou públicas que ofertam, minimamente, carteiras comercial e de investimento. É interessante conhecer mais alguns detalhes sobre eles.

Acompanhe!

Características

Os pontos apresentados a seguir incluem algumas especificações que devem ser seguidas a fim de que o banco seja chamado de múltiplo. Em primeiro lugar, ele precisa estar organizado na forma de sociedade anônima.

Além disso, sua denominação social deve conter o termo “banco”. As regras apresentadas fazem parte da Resolução CMN 2.099, de 1994.

Muitas das maiores instituições bancárias brasileiras são bancos múltiplos. Assim, podem oferecer, além de serviços de conta-corrente e crédito, seguros, Previdência Privada, entre outros serviços e investimentos.

Alguns dos mais famosos do país incluem:

Operações realizadas

Até aqui, você viu que provavelmente já conhece muitas instituições que são classificadas como banco múltiplo. Então, é hora de entender os tipos de operações que elas estão autorizadas a realizar. As classificações são três: ativas, passivas e especiais.

A primeira diz respeito ao fornecimento de capital ao cliente. Ou seja, ela configura, por exemplo, os empréstimos e os financiamentos que os bancos ofertam aos correntistas e demais consumidores.

Já a segunda fala sobre o caminho contrário. Ou seja, ela se refere às situações em que o cliente deixa o seu capital no banco. Aqui, podem ser citados os depósitos ou os investimentos — como a poupanças e o CDB.

Finalmente, as operações especiais, ou acessórias, são de intermédio. Dessa forma, representam momentos em que o banco serve como intermediário de duas pessoas (sendo Pessoa Jurídica ou Pessoa Física).  Um exemplo em que isso pode ocorrer são as operações de câmbio.

E como os bancos múltiplos podem obter lucro? Conforme você viu, os ganhos das instituições, além de advirem do spread bancário, ainda incluem a cobrança de taxas pela oferta de serviços personalizados.

Quais as diferenças entre o banco múltiplo e outros tipos de bancos?

Com todas as informações acessadas até o momento, é possível compreender que a principal disparidade entre uma instituição bancária tradicional e o conceito de o que é banco múltiplo está na presença das carteiras comercial, ou seja, de investimentos juntas.

Não se pode chamar de múltiplos os bancos que contam apenas com um tipo de carteira. Aqueles que ofertam a carteira de investimentos, mas não a comercial, por exemplo, são os bancos de investimento.

Por que é importante conhecer o assunto?

Você está se perguntando os motivos para entender o que é banco múltiplo? As informações deste conteúdo podem ajudá-lo a cuidar melhor do seu dinheiro. Afinal, elas permitem que se faça escolhas tanto de instituições e de serviços mais alinhados às suas necessidades.

Será possível entender melhor onde manter o seu dinheiro em conta, qual instituição utilizar para investir etc. Muitas pessoas não sabem, mas acabam pagando taxas extras ao contar com soluções de bancos múltiplos, como no caso da Previdência Privada.

Como envolvem algumas atividades terceirizadas, pode haver mais taxas para cobrir as comissões pagas a terceiros. Assim, ao optar por pelo produto bancário, uma parte do lucro do investimento pode ser perdida nas taxas de corretagem ou de administração, por exemplo.

Desse modo, é interessante entender mais sobre o que é banco múltiplo e como se dá o seu funcionamento e, claro, conhecer os bancos de investimento se o seu interesse for manter uma carteira e formar patrimônio.

Com essas informações, você expande os seus conhecimentos sobre o mercado financeiro. Assim, suas escolhas podem se tornar mais acertadas e alinhadas aos seus objetivos!

Gostou das informações deste artigo? Não deixe de dividi-las com seus amigos e conhecidos. Compartilhe este post em suas redes sociais!

Compartilhe:

Deixe uma resposta


Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.