Renova Invest Facebook
Busca de Artigos no blog

Sinqia (SQIA3): vale a pena investir nas ações?

Sinqia
Sinqia

Com a ascensão das fintechs ao longo dos últimos anos, as empresas que atuam no mercado de soluções financeiras passaram a chamar a atenção dos investidores. Uma delas é a Sinqia (SQIA3). Você conhece as principais características dessa companhia?

A empresa se destacou por apresentar uma postura agressiva do mercado, fazendo aquisições de várias outras companhias. No entanto, é indispensável entender e avaliar os principais detalhes do negócio antes de realizar seu investimento.

Desse modo, acompanhe a leitura para conhecer mais sobre SQIA3!

Qual a história da Sinqia?

Ao investir em uma empresa listada na bolsa de valores você passa a fazer parte do quadro acionário da mesma. Por isso, é interessante conhecer os principais detalhes sobre seu histórico antes de realizar a compra de ações.

Entre as companhias listadas na bolsa de valores brasileira, a B3, está a Sinqia. Ela é uma empresa que fornece soluções tecnológicas para o mercado financeiro. O negócio, por exemplo, é responsável pelo desenvolvimento de softwares com foco em serviços de crédito e ferramentas para suporte contábil.

A empresa foi fundada em 1996 como Senior Solution. Desde então, ela deu início a um processo de expansão constante baseado na aquisição de outras companhias. Até 2021, por exemplo, foram mais de 15 negócios adquiridos.

Além disso, a Sinqia se beneficia com o crescimento do setor financeiro nacional e internacional. Só na última década, por exemplo, surgiram diversas fintechs e bancos digitais no Brasil. Essa expansão amplia o leque de alternativas para que a empresa oferte seus serviços.

O que é a SQIA3?

Como empresa de capital aberto, as ações da Sinqia são negociadas na bolsa de valores do Brasil. Elas são identificadas pelo ticker SQIA3 e começaram a ser negociadas em 2012 — quando a companhia realizou sua oferta pública inicial (IPO).

O número 3 em seu código indica que essas ações são do tipo ON — ou seja, ordinárias. Assim, elas garantem aos seus acionistas o direito de participação e voto em assembleias da empresa.

Também vale destacar que a Sinqia é considerada uma small cap. O termo serve para definir uma empresa com menor capitalização. Essa categoria costuma atrair investidores que buscam negócios com maior potencial de crescimento. A SQIA3, inclusive, fazia parte do índice de small caps da B3 no início de 2022.

Além disso, as ações da empresa estão listadas no Novo Mercado. Esse segmento da B3 é destinado a companhias que adotam as mais modernas práticas de governança corporativa e transparência de forma voluntária.

Ainda, como companhia de capital aberto, a Sinqia pode fazer repasse de proventos aos seus acionistas. Contudo, como ela faz parte da renda variável, os ganhos não são garantidos — e resultados passados não servem como garantia para o futuro.

O que avaliar antes de investir na Sinqia?

Você entendeu que a Sinqia faz parte de um mercado que apresentou crescimento nos últimos anos, não é mesmo? No entanto, antes de realizar esse investimento, é indispensável conduzir avaliações para entender se essas ações fazem sentido para sua carteira.

Descubra o que avaliar!

Perfil de investidor

Como em qualquer tipo de investimento, é fundamental que a ação esteja alinhada com o seu perfil de investidor. Ele se refere à sua tolerância a riscos e atua para trazer uma maior clareza sobre quais alternativas são as mais adequadas para o nível de risco que você está disposto a suportar ao investir.

Desse modo, por fazerem parte do mercado de ações e integrarem a lista de small caps da bolsa, os papéis da Sinqia podem ser mais voláteis. Assim, é possível que o investimento se adapte melhor às carteiras de investidores arrojados.

Objetivos e prazos

Também é preciso que essas ações estejam alinhadas com seus objetivos. Para verificar essa questão, é interessante fazer um planejamento financeiro. Esse processo permite um melhor entendimento sobre sua realidade financeira e perspectivas para o futuro.

Além disso, é importante que você estipule prazos para suas metas. Por exemplo, dividindo seus objetivos entre curto, médio e longo prazo. Essa definição possibilita uma projeção mais clara sobre os resultados que podem ser atingidos com SQIA3.

Como você viu, a Sinqia é considerada uma small cap. Por ter baixa capitalização, ela pode ser uma oportunidade para investidores com estratégias de valorização para o longo prazo. Contudo, tenha em mente que o crescimento do negócio não é garantido.

Indicadores da empresa

Outra etapa essencial para sua avaliação está em conhecer os principais indicadores da empresa. Para isso, é preciso se dedicar a analisar os números da companhia e conhecer sua saúde financeira, além das projeções de longo prazo.

Dessa maneira, você pode avaliar o balanço patrimonial, as receitas e o dividend yield, por exemplo. Também vale conhecer os indicadores de endividamento e outros dados fundamentalistas da empresa.

Com essas informações em mãos, você terá uma base mais sólida para fazer projeções sobre a companhia e avaliar se o investimento faz sentido para você.

Ainda, é válido entender melhor sobre o mercado no qual a Sinqia empresa está inserida. Mesmo com as fintechs se destacando nos últimos anos, é preciso conhecer as perspectivas para o futuro desse nicho e analisar se ele está alinhado com seus objetivos.

Vale a pena investir em SQIA3?

Além de saber o que considerar para investir, é fundamental ponderar algumas vantagens e desvantagens desse investimento. Todos esses dados podem ajudá-lo a avaliar se vale a pena investir em SQIA e tomar uma decisão mais acertada.

Confira alguns possíveis benefícios e desvantagens do aporte!

Vantagens

Uma das possíveis vantagens de investir em SQIA3 pode estar no seu potencial de crescimento. Como você acompanhou, as small caps podem apresentar desenvolvimento acelerado ao longo dos anos. Assim, suas ações podem se valorizar.

Também vale considerar o fato de a Sinqia estar listada no Novo Mercado da B3. Afinal, esse aspecto demonstra que a empresa está comprometida com as melhores práticas de governança — o que pode ser benéfico para o investidor.

Desvantagens

Apesar das vantagens, os investimentos em renda variável envolvem riscos que devem ser considerados. Dessa forma, o preço das ações sofre oscilação pela volatilidade do mercado e é possível ter prejuízos em alguns cenários.

Além disso, ações small caps tendem a ter menor liquidez na comparação com outras ações do mercado. Considere, ainda, que avaliar o negócio antes de investir pode não ser uma tarefa fácil para investidores iniciantes.

Agora você aprendeu que a Sinqia está presente no mercado de fintechs. Esse é um dos setores que mais cresceu nos últimos anos graças ao avanço da tecnologia. Por isso, o investimento em SQIA3 pode apresentar perspectivas positivas para quem acredita no futuro do segmento. Contudo, é preciso avaliar a alternativa com cautela.

Você tem interesse em investir empresas com potencial de valorização? Então saiba como encontrar  ações de crescimento!

 

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.