Renova Invest Facebook

4 Melhores ações para comprar pensando no longo prazo

melhores ações para comprar
melhores ações para comprar

Para investir no mercado acionário, o ideal é ter uma visão que não se limite ao momento atual. Focar no longo prazo pode ajudar a gerenciar os riscos e a potencializar os resultados. Para tanto, é preciso escolher as melhores ações para comprar.

Em vez de apenas focar em empresas específicas, vale a pena entender quais são as características ideais para uma estratégia desse tipo. Assim, você pode montar uma carteira que possa ajudá-lo a obter um retorno melhor ao longo do tempo.

Quer saber como investir no mercado de ações com foco no longo prazo? Veja quais são os 4 melhores tipos de ações para comprar!

Como funciona o investimento em longo prazo?

O investimento em longo prazo, por convenção, é aquele que acontece em um prazo igual ou superior a 5 anos. É, portanto, uma alternativa que prevê a alocação dos recursos por mais tempo, o que leva a um acúmulo de desempenho ao longo desse período.

Isso é especialmente importante em investimentos de maior risco. Assim, ao buscar as melhores ações para investir, por exemplo, vale a pena focar na performance a longo prazo. A estratégia ajuda a diluir riscos e se expor menos à volatilidade do curto prazo.

Logo, a escolha das empresas deve ser feita pensando nos resultados que podem ser obtidos nesse prazo e não apenas na situação atual ou na perspectiva breve. No caso do investimento em ações, especificamente, o investimento em longo prazo envolve a estratégia de buy & hold.

A ideia é adquirir as ações e mantê-las na carteira por um prazo longo. A venda pode acontecer diante da perda de fundamentos do negócio — você saberá mais sobre isso na sequência —, ou se os objetivos de retorno forem alcançados.

Qual é a importância dos investimentos em longo prazo?

Devido ao funcionamento, o investimento em longo prazo auxilia a carteira de boa parte dos investidores. Se você investe ou opera no curto prazo também, vale a pena considerar ter investimentos focados em períodos mais longos para balancear a carteira.

Um dos motivos que justifica a importância disso é a diluição dos riscos. Como o tempo de aporte é maior, o impacto da volatilidade pode ser reduzido.

Pense em um investimento em ações que é feito durante 10 anos. Se, em um mês, os papéis sofrerem uma queda, é provável que os efeitos não sejam tão intensos. Ou seja, possíveis perdas e oscilações perdem impacto no longo caso, se ocorrerem pontualmente.

Além disso, há o efeito positivo sobre os resultados no longo prazo. Com a atuação, direta ou indireta, dos juros compostos, o potencial de acúmulo é maior. Portanto, o investimento desse tipo tende a favorecer o desempenho da carteira.

Como escolher as ações para investir?

Agora que você sabe que vale a pena investir na bolsa de valores em longo prazo, é preciso buscar as melhores ações para comprar. Para tomar a decisão, entretanto, é importante saber que não existem respostas definitivas.


INVISTA EM AÇÕES COM A PLANILHA DE ANÁLISE FUNDAMENTALISTA Invista em ações


Uma ação que pode ser considerada boa por um investidor pode não fazer sentido para outro, por exemplo. Portanto, o primeiro passo é identificar seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros.

Seu apetite ao risco tem que ser considerado. Afinal, a renda variável reúne investimentos mais arriscados. Ainda assim, é possível correr mais ou menos riscos com a escolha de ações específicas. Desse modo, seu perfil pode guiar uma estratégia alinhada ao que você busca.

Já a avaliação dos objetivos financeiros é útil porque cada ação ajuda na conquista de um tipo de resultado. Portanto, é preciso entender sua estratégia para selecionar o ativo correspondente. Além disso, deve-se fazer uma análise fundamentalista ao montar a carteira de ações.

4 Melhores ações para comprar

Após saber quais características devem fazer parte do seu processo de decisão, é o momento de entender quais são as melhores ações para considerar. Não apresentaremos ativos específicos, já que isso cabe a cada investidor.

Porém, você conhecerá 4 tipos de papéis que podem fazer sentido para um investimento em longo prazo. Confira!

1. Ações de negócios com capacidade de crescimento

Se o seu objetivo incluir obter uma ampla valorização dos ativos, pode ser interessante focar em ações com potencial de crescimento. Ou seja, a ideia é buscar empresas que possam crescer e, com isso, aumentar seu valor de mercado com o passar do tempo.

Uma forma de adotar a estratégia chamada de growth investing é pelo investimento em small caps. Essas são empresas de baixa capitalização e liquidez, com potencial de desenvolvimento. Ao mesmo tempo, envolve maiores riscos, já que o crescimento não é garantido.

2. Ações de empresas sólidas e com grande mercado

Por outro lado, você pode preferir o investimento em ações de empresas que já estão consolidadas, que podem ser mais estáveis. É o caso dos empreendimentos que são líderes de seus mercados e daqueles que movimentam grandes recursos.

Entre as melhores ações para investir com esse foco estão as chamadas large caps ou blue chips. Elas são companhias de grande capitalização e elevado volume de negociação. Ao comprar uma ação do tipo, você pode encontrar mais resiliência do que em small caps.

3. Ações de companhias que sejam boas pagadoras de dividendos

Muitos investidores buscam uma renda passiva. Nesse caso, as melhores ações podem ser aquelas que pagam bons dividendos. Assim, a escolha é feita com base no histórico de distribuição de parte dos lucros da empresa.

Para o investimento em longo prazo, os dividendos podem ser especialmente interessantes. Se o pagamento for periódico, pode ocorrer um aumento na rentabilidade geral do ativo. Além disso, os dividendos podem ser reinvestidos, acelerando o patrimônio.

4. Ações de empresas sustentáveis

Entre as melhores ações para comprar também podem estar as ligadas a negócios sustentáveis. É possível utilizar, por exemplo, a estratégia ESG. O foco dela é em empreendimentos que atendem a critérios ambientais, sociais e de governança — os pilares da sustentabilidade empresarial.

Para o longo prazo, essa pode ser uma escolha interessante porque a sustentabilidade tem ganhado força com o passar dos anos. Assim, na sua análise de ações isso pode ser considerado para verificar se os papéis podem ser vantajosos.

Conhecendo esses que são 4 dos melhores tipos de ações para comprar, você pode compor uma carteira voltada para o longo prazo. Assim, terá a chance de diluir os riscos e de potencializar o retorno, em busca dos seus objetivos financeiros.

Para ter suporte no processo de investimento, busque ajuda de uma assessoria. Entre em contato conosco da Renova Invest e tenha o apoio de nossos assessores!

Veja também

botão de concordância

0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.