Renova Invest Facebook

Seguro pet: O que é e como funciona?

seguro pet
seguro pet

Os animais necessitam de diversos cuidados, mas não são capazes de dizer o que sentem. Por isso, nem sempre é fácil identificar a presença de algum problema na saúde deles, não é mesmo? Eles precisam de atenção contínua — e seguro para pet pode ajudar nessa tarefa.

O serviço pode evitar que você passe por dificuldades diante de uma emergência com o animal. Afinal, a depender do problema de saúde que ele apresentar, pode ser necessário arcar com consultas, exames, cirurgias ou internações.

Quer entender o que é e como funciona um seguro para pet? Então continue a leitura e conheça o serviço!

O que é um contrato de seguro?

Primeiramente, é preciso esclarecer o que é um contrato de seguro. Trata-se de um acordo que envolve a transferência de risco para a seguradora, que se compromete a garantir o interesse do segurado.

Em troca, o segurado precisa arcar com o prêmio — uma quantia paga mensalmente ou em outra frequência acordada. Esse montante compõe a reserva da seguradora, utilizada para arcar com as coberturas contratadas, além de remunerar os seus serviços.

Se o evento predeterminado no contrato e coberto pelo seguro — chamado sinistro — realmente ocorrer, a empresa deve pagar a indenização contratada em favor do segurado ou de seus beneficiários.

O que é um seguro pet?

Após conhecer o conceito de seguro, fica mais fácil compreender quando ele é direcionado aos pets. Afinal, o serviço é similar ao oferecido para humanos, mas é direcionado aos animais de companhia. Na prática, ele pode ter duas vertentes: o seguro de vida e o seguro de saúde.

O primeiro tipo é menos comum. Nesse caso, a seguradora indenizará o tutor em caso de acidentes ou doenças súbitas. Já a segunda vertente oferece coberturas para os gastos de saúde durante a vida do animal. Além disso, o mercado conta com diversas opções, fazendo com que a variação de preço seja bastante extensa.

É possível encontrar seguros para pets vinculados a outros serviços, como seu seguro residencial. Também existem seguros de saúde ligados a determinadas clínicas veterinárias ou com ampla rede credenciada.

Ademais, existem algumas regras para os seguros que indenizam os tutores em caso de morte do pet. Por exemplo, é preciso garantir que o animal esteja imunizado contra doenças comuns à região onde ele vive. Também é importante assegurar que o tutor possui uma rotina que reduz os riscos de infecção.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Como funciona um seguro pet?

Em relação ao funcionamento, existem variações entre os seguros, a depender dos seus objetivos. Mas, como você viu, as regras e coberturas do seguro para pet costumam ser similares àquelas oferecidas pelos seguros de saúde para humanos.

No caso dos animais de estimação, é preciso fazer o pagamento da taxa mensal, que garante atendimentos veterinários em clínicas e hospitais especializados. Em geral, até mesmo os contratos mais básicos costumam atender à maior parte das necessidades dos pets.

Entre elas, estão:

  • consultas de rotina;
  • exames de laboratório e de imagem;
  • aplicação de vacinas;
  • atendimentos de emergência.

Se optar pelos seguros de saúde mais completos, é possível contar com cirurgias de alta complexidade e outros tipos de tratamentos, como acupuntura.

Quais são as vantagens de contratar um seguro pet?

Gostou de saber o que é e como funciona um seguro pet, mas está em dúvida se vale a pena contratar o serviço? Então é importante conhecer quais vantagens ele pode oferecer para você e seu animal de estimação.

O primeiro benefício é o fato de alguns seguros para pets oferecem atendimento domiciliar. Como esse serviço evita a locomoção do animal para a clínica veterinária, a resposta ao eventual tratamento pode ser melhor, já que reduz o estresse do pet.

Outra vantagem é que a maioria dos seguros oferecem benefícios relacionados a diversos produtos e serviços para os animais. Entre eles, estão clubes de vantagens, descontos em serviços de higiene, medicamentos, acessórios e mais.

Também vale citar que muitos seguros de saúde para pets possuem uma ampla rede de clínicas e hospitais veterinários cadastrados. Dessa forma, o tutor não dependerá apenas de um local para levar o animal e pode se fidelizar àquele que aceite o serviço e com o qual seja possível criar uma relação de confiança.

Dependendo do produto adquirido, o seguro também cobre o implante de microchip do animal. Muitos tutores utilizam essa estratégia para identificar os pets e ajudar a localizá-los, caso eles se percam.

Além disso, como existem diversas opções no mercado, é possível encontrar diferentes tipos de coberturas, com preços variados e acessíveis. Logo, você pode pesquisar para saber qual seguro está alinhado com a sua renda e necessidades.


Como escolher um seguro pet ideal para as suas necessidades?

Agora que você conhece as vantagens do seguro pet, pode se interessar em contratar o serviço. Como visto, os preços variam de acordo com a cobertura escolhida, mas também pode haver diferenças dependendo da raça e do porte do animal.

Ademais, o seguro pode ser mais caro no caso de pets idosos ou com maior propensão a doenças. Como não existe legislação que defina os procedimentos exigidos para esse tipo de serviço, é fundamental analisar todas as opções e ponderar suas vantagens e desvantagens.

Verifique questões como preços, qualificação dos profissionais que farão o atendimento e se a rede credenciada atende às suas expectativas. Também é válido observar se o seguro pet é oferecido por uma seguradora sólida e regulamentada pela Susep (Superintendência de Seguros Privados).

Afinal, esse órgão é responsável pelo controle e fiscalização do mercado de seguros. Avalie, ainda, se o produto tem opção de reembolso. Mesmo se você estiver acostumado a utilizar a rede credenciada, essa opção é importante para viagens.

Se você costuma levar seu animal de estimação quando você viaja, é fundamental que ele tenha cobertura em qualquer lugar. Por fim, para entender melhor se você precisa do seguro para pet, vale fazer as contas para entender o seu orçamento.

Considere a sua despesa mensal com consultas veterinárias, vacinas e, principalmente, a idade e a condição de saúde do seu pet. Lembre-se de que, em algum momento, ele pode precisar de um procedimento mais caro — e ter esse serviço à disposição pode trazer mais tranquilidade financeira.

Com essas informações, você pode analisar se contratar um seguro pet está alinhado às suas necessidades. Dessa forma, é possível manter seu animal de estimação mais protegido e evitar imprevistos financeiros.

Gostou do conteúdo? Siga nosso perfil no LinkedIn e acompanhe nossas postagens!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.