Renova Invest Facebook

6 Motivos pelos quais o seguro de vida pode compor o planejamento sucessório

planejamento sucessório
planejamento sucessório

A contratação de um seguro de vida é uma prática que pode trazer benefícios para você e sua família. Afinal, ele funciona como um mecanismo que oferece proteção em cenários adversos. Além disso, o seguro pode assumir outros papéis relevantes em sua estrutura patrimonial.

Nesse sentido, ele pode ser um instrumento interessante para compor o seu planejamento sucessório. Isso acontece porque um seguro de vida traz diversas vantagens para o processo de transferência de bens para os seus herdeiros e beneficiários.

Quer saber mais sobre o tema? Acompanhe a leitura deste artigo para conhecer 6 motivos pelos quais o seguro de vida pode compor o seu planejamento sucessório!

O que é e como funciona um planejamento sucessório?

Antes de entender como o seguro de vida pode atuar em sua estrutura financeira, é preciso saber o que é um planejamento sucessório, não é mesmo? Como o nome adianta, ele representa o processo de organização prévia de transferência do seu patrimônio.

Desse modo, o planejamento sucessório é uma estratégia utilizada para agilizar e trazer mais eficiência para esse processo. Para isso, ele estabelece como serão as divisões do patrimônio para os herdeiros.

Ademais, o planejamento da sucessão patrimonial é um instrumento relevante para reduzir as burocracias e os custos do inventário.

O que é e para que serve um seguro de vida?

Agora que você conferiu o que é e como funciona o planejamento sucessório, é preciso conhecer o outro elemento importante: o seguro de vida. Trata-se de um produto financeiro com objetivo de prover proteção para você e sua família ou beneficiários em cenários de infortúnio.

Dessa maneira, o seguro de vida garante que os beneficiários do contrato terão cobertura em caso de morte do titular — chamado de segurado. Ainda, existem outros cenários que podem gerar o pagamento de indenização, como diante de doenças graves ou invalidez do contratante.

6 Motivos para o seguro de vida compor o planejamento sucessório

Como você viu, tanto o planejamento sucessório quanto o seguro de vida assumem funções importantes em sua organização financeira. Por esse motivo, eles também podem trabalhar em conjunto.

Confira 6 motivos para compor seu planejamento sucessório com o seguro de vida!

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

1.      Oferece proteção para sua família

Você já aprendeu que o seguro de vida é um instrumento relevante para oferecer proteção para sua família e demais beneficiários em situações adversas, certo? Afinal, com a indenização paga, eles não ficarão desamparados após o sinistro — especialmente se você for o principal provedor da casa.

Além disso, o seguro serve para proteger o próprio patrimônio. A razão é que os beneficiários terão acesso à indenização, permitindo que eles disponham de valores para realizar todos os trâmites necessários, como o funeral e outras despesas relacionadas.

Como resultado, há menos chances de que eles precisem recorrer a empréstimos ou se desfazer de bens para arcar com os custos. Logo, também há menos riscos de que os herdeiros fiquem endividados no processo.

2.      Pode ser utilizado em vida

Muitas pessoas usam o seguro de vida para proteger os beneficiários em casos de morte do segurado. Entretanto, essa não é a única situação em que o seguro de vida é útil para seu planejamento financeiro.

Ele também pode ter aplicações nas coberturas adicionais. Como você viu, o seguro pode oferecer cobertura em casos de invalidez. Ademais, existem alternativas que cobrem custos relacionados a doenças graves.

Nesse sentido, os custos com medicamentos e as despesas médico-hospitalares podem ser reembolsáveis — respeitando o limite do capital segurado. Assim, ele pode minimizar o desgaste do seu patrimônio diante de situações que geram mais gastos e podem deixá-lo incapacitado para o trabalho.

3.      A indenização é isenta de tributação

A contratação do seguro de vida também pode ser vantajosa para seu planejamento sucessório devido à isenção de tributos sobre a indenização. É o caso do Imposto de Renda (IR), que não incide sobre o montante recebido.

Outro ponto de destaque é a isenção do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doações (ITCMD). A cobrança dele acontece sobre heranças e doações. Ou seja, ele pode incidir quando há transferência não onerosa dos seus bens para os herdeiros.

Porém, o seguro de vida não faz parte da herança, evitando que parte do montante seja destinado ao Fisco.

4.      Reduz burocracias

Quando não há um planejamento sucessório adequado, o processo de transferência dos seus bens para os herdeiros pode ser bastante burocrático. Esse procedimento é feito por meio do inventário, que pode ser judicial ou extrajudicial.


No entanto, os recursos do seguro de vida não fazem parte desse procedimento. Então os beneficiários do contrato receberão a indenização diretamente da seguradora, após cumprirem os trâmites indicados na apólice. Logo, eles terão mais tranquilidade financeira para lidar com o restante do processo de partilha.

5.      Se adequa ao seu planejamento financeiro

Uma crença comum entre muitas pessoas é que o planejamento sucessório deve ser uma prática restrita para as famílias com grandes reservas financeiras. Contudo, ele é uma alternativa que pode trazer benefícios independentemente da quantidade de bens que serão transmitidos.

Nesse sentido, uma das principais vantagens do seguro de vida é oferecer possibilidades que podem se adequar ao planejamento de qualquer pessoa. Logo, é possível contratar um serviço que tem alinhamento com os seus objetivos, seu orçamento e suas necessidades.

6.      Liberdade para indicar os beneficiários

Por fim, a cobertura do seguro de vida não precisa ser exclusivamente destinada para seus herdeiros diretos — como os filhos. O segurado pela apólice tem a liberdade de designar qualquer beneficiário para receber a indenização, mesmo que ele não seja da família.

Assim, essa pode ser uma alternativa vantajosa para organizar melhor sua estrutura de sucessão patrimonial. Afinal, você poderá fazer uma divisão mais estratégica dos recursos e incluir novas pessoas para a partilha dos bens.

Como você entendeu com esses 6 motivos para contar com o serviço, a contratação de um seguro de vida pode ser uma oportunidade para tornar a sua organização financeira mais estratégica. Assim, ele pode servir para estruturar com mais clareza seu planejamento sucessório!

Quer entender melhor como organizar seu patrimônio investindo no mercado financeiro? Entre em contato conosco da Renova Invest e entenda como podemos ajudar!

 

Para saber mais sobre o mercado financeiro, acompanhe nossos conteúdos no YouTubeInstagram e LinkedIn!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.