Renova Invest Facebook

INSS: o que é e como funciona

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Previdência Social, responsável por administrar e conceder benefícios previdenciários aos trabalhadores e segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Neste artigo, vamos explorar em detalhes o que é o INSS, como funciona, quem pode se inscrever e quais são os benefícios oferecidos.

O papel do INSS no sistema previdenciário

O INSS desempenha um papel fundamental no sistema previdenciário brasileiro, garantindo a proteção social e o acesso a benefícios para os trabalhadores e segurados. Através do pagamento das contribuições mensais, o INSS viabiliza a concessão de diversos benefícios, como aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte, salário-maternidade e outros.

O que é o Regime Geral de Previdência Social (RGPS)?

O Regime Geral de Previdência Social (RGPS) é o sistema que abrange a maioria dos trabalhadores brasileiros. Ele engloba empregados com carteira assinada, trabalhadores avulsos, empregados domésticos, contribuintes individuais e trabalhadores rurais. O RGPS tem suas políticas elaboradas pela Secretaria de Previdência e é executado pelo INSS.

Quem pode se inscrever no INSS?

Diversas categorias de trabalhadores e segurados podem se inscrever no INSS. Vejamos quem são eles:

  1. Empregados com carteira assinada: São automaticamente filiados ao INSS e têm as contribuições descontadas diretamente de seus salários pelos empregadores.
  2. Trabalhadores avulsos: São aqueles que prestam serviços para diversas empresas, mas são contratados por sindicatos ou órgãos gestores de mão de obra. Eles também são obrigados a contribuir para o INSS.
  3. Empregados domésticos: Os empregados que trabalham em residências também estão inclusos no RGPS e devem contribuir para o INSS.
  4. Contribuintes individuais: São trabalhadores autônomos, como profissionais liberais, empresários individuais e freelancers. Eles devem se inscrever no INSS e realizar contribuições mensais por conta própria.
  5. Trabalhadores rurais: Agricultores familiares, pescadores artesanais, indígenas e outros trabalhadores rurais também podem se inscrever no INSS e contribuir para ter acesso aos benefícios previdenciários.

Benefícios oferecidos pelo INSS

O INSS oferece uma variedade de benefícios previdenciários aos segurados do RGPS. Conheça os principais:

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Aposentadoria por tempo de contribuição

A aposentadoria por tempo de contribuição é concedida ao trabalhador que comprovar um determinado período de contribuição ao INSS, que varia de acordo com o sexo e o tipo de atividade exercida. Para os homens, o tempo mínimo de contribuição é de 35 anos, enquanto para as mulheres é de 30 anos.

Aposentadoria por idade

A aposentadoria por idade é destinada aos trabalhadores que atingem uma idade mínima e também comprovam um período mínimo de contribuição ao INSS. Para os homens, a idade mínima é de 65 anos, enquanto para as mulheres é de 60 anos.

Aposentadoria por invalidez

A aposentadoria por invalidez é concedida aos segurados que se tornam permanentemente incapazes de trabalhar devido a doenças ou acidentes. Para ter direito a esse benefício, é necessário passar por uma perícia médica do INSS, que irá avaliar a incapacidade do segurado.

Auxílio-doença

O auxílio-doença é um benefício concedido aos segurados que ficam temporariamente incapacitados para o trabalho devido a uma doença ou acidente. Para receber esse benefício, é necessário passar por uma perícia médica e comprovar a incapacidade temporária.

Pensão por morte

A pensão por morte é destinada aos dependentes do segurado que falece. Ela garante uma renda mensal aos cônjuges, filhos menores de idade, filhos inválidos ou dependentes que comprovem a dependência econômica do segurado falecido.


Salário-maternidade

O salário-maternidade é um benefício concedido às seguradas que se afastam do trabalho devido ao parto, adoção ou guarda judicial para fins de adoção. Ele garante uma renda mensal durante o período de afastamento.

Como contribuir para o INSS?

A forma de contribuição para o INSS varia de acordo com a categoria do contribuinte. Vejamos como cada categoria deve efetuar suas contribuições:

  1. Empregados com carteira assinada: As contribuições são descontadas diretamente do salário pelo empregador, de acordo com a alíquota correspondente ao salário do empregado.
  2. Trabalhadores avulsos: As contribuições são realizadas pelos sindicatos ou órgãos gestores de mão de obra, que descontam as alíquotas correspondentes dos valores recebidos pelos trabalhadores avulsos.
  3. Empregados domésticos: As contribuições são realizadas pelo empregador, que deve descontar a alíquota correspondente do salário do empregado doméstico.
  4. Contribuintes individuais: Os contribuintes individuais devem realizar o pagamento da contribuição mensalmente, através da Guia da Previdência Social (GPS), que pode ser emitida no site do INSS.
  5. Trabalhadores rurais: Os trabalhadores rurais também devem realizar o pagamento da contribuição mensalmente, através da Guia da Previdência Social (GPS), que pode ser emitida no site do INSS.

É importante ressaltar que o não pagamento das contribuições pode acarretar a perda dos benefícios previdenciários.

Conclusão

O INSS desempenha um papel fundamental na garantia da proteção social e no acesso a benefícios previdenciários para os trabalhadores e segurados do Regime Geral de Previdência Social. Através do pagamento das contribuições mensais, é possível assegurar uma renda para a aposentadoria, auxílio em caso de doença ou acidente, pensão por morte e outros benefícios importantes. É essencial que os trabalhadores estejam atentos às suas obrigações e realizem as contribuições corretamente para garantir o acesso aos benefícios do INSS.

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.