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Seguro para empresas: como funciona e quando vale a pena adiquirir para a sua?

Seguro para empresas como funciona e quando vale ter
Seguro para empresas como funciona e quando vale ter

Quem busca ter uma tranquilidade maior para superar qualquer imprevisto precisa ter um bom seguro. Na esfera pessoal, é fácil encontrar diferentes tipos de seguro como o de vida, de saúde, odontológico e veicular. Mas você sabia que também existe o seguro para empresas?

Se você é dono de uma companhia ou gestor poderá se interessar por essa solução. Afinal, contar com uma proteção financeira evita previne maiores dificuldades tempos de crise ou diante de contratempos, o que pode ser fundamental à sobrevivência do negócio.

Quer saber mais sobre o seguro para empresas? Então prossiga com a leitura deste artigo. Nele, será abordado como funciona e quando vale a pena ter esse tipo de seguro.

Aproveite!

O que é um seguro para empresas?

Também chamado de seguro empresarial, o seguro para empresas é uma modalidade de apólice que tem o objetivo de proteger o patrimônio de uma companhia. A depender da cobertura contratada, a proteção oferecida pode ser ampla ou destinada a cobrir uma especificidade.

Logo, é fundamental que uma empresa saiba quais são as suas necessidades para encontrar as soluções mais adequadas à proteção de seu negócio. Vale destacar que uma companhia pode contratar diferentes tipos de seguros ou coberturas personalizadas.

No Brasil, o mercado de seguros é regulamentado e fiscalizado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Trata-se de uma Autarquia Federal vinculada ao Ministério da Economia cuja função é determinar os critérios de constituição e funcionamento das seguradoras.

Por sua vez, as seguradoras são as instituições habilitadas para o fornecimento de seguros. Dessa maneira, elas podem oferecer os mais variados tipos de seguros, desde que estejam cadastradas na Susep e sigam as normas estipuladas pelo órgão.

Como funciona um seguro empresarial?

O funcionamento de um seguro empresarial é bastante semelhante aos serviços que são fornecidos às pessoas físicas. Na prática, é estabelecida uma apólice com todas as cláusulas e condições referentes às coberturas que estão sendo contratadas.

Isso inclui eventuais prazos, carência, franquia, prêmio, formas de pagamento etc. Ademais, as coberturas indicarão os sinistros e as situações em que a empresa poderá pedir a indenização da seguradora.

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Entre as mais conhecidas, estão aquelas que protegem uma companhia contra:

  • danos a terceiros;
  • desastres naturais;
  • incêndios;
  • litígios judiciais;
  • problemas elétricos;
  • quebra de equipamentos;
  • roubo ou furto de bens.

Ou seja, caso uma organização contrate um seguro contra incêndio e o imóvel de sua sede pegue fogo, por exemplo, ela poderá solicitar a indenização contratada. Nesse caso, a seguradora avaliará o pedido e, se tudo estiver em ordem, liberará o pagamento previsto no contrato.

A contratação de um seguro também envolve o pagamento de uma mensalidade ou uma quantia única, conhecida como prêmio. Quanto maior for o valor da indenização contratada, maior tende a ser o valor pago a título de prêmio.

Quando vale a pena ter um seguro empresarial?

Sabendo o que é e como funciona um seguro para empresas, você deve estar se perguntando quando vale a pena contratá-lo, não é mesmo? De modo geral, ele é interessante quando a companhia busca maior proteção, já que o serviço proporciona diversos benefícios.

A principal vantagem que um seguro pode oferecer é o suporte financeiro diante de uma situação que fuja do comum e cause prejuízos. Imagine que sua empresa tenha se equipado com computadores de última geração e, poucos dias depois, seja alvo de roubo ou furto.

Caso você não possua uma apólice de seguro contra esse tipo de sinistro, terá que arcar sozinho com os prejuízos sofridos. Se o seu faturamento depender dessas máquinas, é possível que a sua empresa fique sem produzir e enfrente dificuldades na aquisição de novos equipamentos.

Já quando o seu negócio está assegurado, parte ou todo o prejuízo sofrido poderá ser reembolsado. Assim, ter um seguro costuma valer a pena, já que ele aumenta as chances do seu negócio continuar produzindo e faturando normalmente, mesmo diante de imprevistos.

Além de oferecer proteção financeira, os seguros podem trazer outros benefícios. O seguro de vida empresarial, por exemplo, contribui com a gestão de pessoas. Isso porque ele protege a vida do colaborador. Esse diferencial pode ser útil na atração e fidelização de funcionários.

Quando os empregados percebem uma preocupação da companhia com essas questões, eles tendem a trabalhar motivados e a serem mais produtivos. Ou seja, ainda que um seguro possa beneficiar a sua equipe ou terceiros, os reflexos poderão ser sentidos nos resultados da companhia.

Como avaliar o melhor seguro para o seu empreendimento?

Até aqui, você viu que existem diferentes seguros empresariais e suas vantagens. Porém, ainda falta aprender como avaliar o melhor seguro para o seu empreendimento, certo?


No momento de escolher um seguro, é pertinente avaliar a qual tipo de risco o seu negócio está exposto. Assim, você conseguirá verificar quais são as coberturas essenciais e quais podem ser dispensadas.

Também é importante verificar a flexibilidade da seguradora, os prazos e condições que ela trabalha. Desse modo, é possível buscar aquela que possa oferecer a maior cobertura, preços acessíveis e o pagamento em menor tempo.

Por exemplo, não será muito eficaz contratar um seguro que demore muito tempo para liberar a indenização. Afinal, o prazo mais longo para pagamento provavelmente atrapalharia o funcionamento e a gestão patrimonial da sua empresa.

Outro ponto a ser observado diz respeito ao atendimento da seguradora e a disponibilidade na sua região. Pode ser mais benéfico contratar aquela que ofereça um suporte rápido e eficiente a qualquer momento, sem burocracia.

Nesse sentido, pesquise avaliações de clientes para entender como a seguradora age diante dos impasses levantados por seus clientes. Lembre-se de que o bom atendimento deve estar presente tanto na fase de pré-venda quanto no pós-venda.

O mercado de seguros é bastante amplo e diversas companhias e instituições bancárias oferecem as mais variadas proteções. Portanto, avalie as suas necessidades, preferências e opte pela seguradora que desperte maior confiança e satisfaça a sua demanda.

Conclusão

Neste conteúdo você aprendeu sobre o seguro para empresas, o seu funcionamento, importância e se vale tê-lo. No entanto, a decisão de contratar esse tipo de seguro é individual e somente pode ser tomada por você. Então veja se essa é uma solução que faz sentido para o seu negócio.

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