Renova Invest Facebook

Nizan Guanaes: conheça o embaixador da UNESCO!

Nizan Guanaes é um dos brasileiros mais influentes, sendo considerado um revolucionário da propaganda no país. O empresário e embaixador da UNESCO tem uma trajetória de sucesso que vale a pena conhecer. Assim, você pode aprender e se inspirar com ele.

Frequentemente, Guanaes compartilha seus conhecimentos e experiências em seus textos, palestras, entrevistas etc. Assim, ele pode servir como modelo para aqueles que pretendem ascender profissionalmente e realizar grandes conquistas.

Neste artigo, você conhecerá mais sobre a história e os negócios de Nizan Guanaes. Boa leitura!

Quem é Nizan Guanaes?

Nizan Mansur de Carvalho Guanaes Gomes, mais conhecido como Nizan Guanaes, é um empresário e publicitário brasileiro. Ele nasceu em 9 de maio de 1958, na cidade de Salvador (Bahia).

Guanaes realizou a sua educação básica no Colégio Marista e cursou a graduação em administração de empresas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ele também cursou o Owner President Management (OPM) em Harvard.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

A carreira de Nizan teve início em sua cidade natal, como redator publicitário. Ele teve diversas experiências posteriores no ramo da publicidade, em agências como Artplan do Rio de Janeiro, além de DPZ e W/GGK (que posteriormente mudou seu nome para W/McCann) em São Paulo.

Em 1988, o publicitário gerou uma grande repercussão com o seu comercial denominado “Hitler”. Ele é considerado uma das 100 melhores peças publicitárias do mundo, lhe rendendo o prêmio Leão de Ouro no Festival de Cannes.

O empreendedor também recebeu outros prêmios, como:

  • Medalha da Ordem de Rio Branco no grau Comendador em 2000, como reconhecimento por seus serviços meritórios e virtudes cívicas;
  • Empreendedor do ano pelo Prêmio Ernst & Young Brasil em 2008;
  • Empreendedor do Ano na Comunicação pela Revista IstoÉ em 2009;
  • Homem do Ano na categoria Liderança pela revista estadunidense GQ em 2014;
  • Prêmio Jeca Tatu no 9º Encontro de Redação Publicitária.

Participação em projetos sociais

Guanaes é reconhecido também por sua participação ativa em diversos projetos sociais, o que deu a ele o título de embaixador da Boa Vontade da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

No ano de 2004, o publicitário fundou a Associação Empreendedores Amigos da UNESCO, em parceria com Oskar Metsavaht. Essa organização não governamental tem o objetivo de fomentar a educação pública de qualidade, a cultura e a preservação do patrimônio histórico nacional.


Além disso, Nizan Guanaes é membro da UNAIDS (Joint United Nations Program on HIV/AIDS), um programa da Organização das Nações Unidas (ONU) que atua na prevenção do HIV.

Ele também participa de outras organizações sem fins lucrativos, como a Clinton Global Initiative, World Economic Forum, Endeavor e Women in the World Foundation.

Experiência como corredor

O esporte é outro campo que exerce papel importante na ascensão de Nizan no mercado. Ele já teve problemas com maus hábitos para a sua saúde e encontrou na corrida uma forma de cuidar do corpo e também da mente.

Inclusive, esse hábito impactou positivamente a sua jornada como empresário. Guanaes foi embaixador do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), demonstrando acreditar no esporte como forma de inclusão e de transformação da vida das pessoas.

Quais são os empreendimentos de Nizan Guanaes?

Além de sua carreira como publicitário e a participação em diversos projetos sociais globalmente relevantes, Guanaes tem diversos empreendimentos que são destaque no Brasil e no mundo.

Conheça alguns de seus negócios mais importantes!

Participação na DM9

Em 1989, Nizan passou a ser um dos sócios da DM9 — empresa na qual foi estagiário. Ele adquiriu uma participação de 19%. Posteriormente, a companhia mudou seu nome para DM9DDB. Sob o comando de Guanaes, a marca se destacou pela ousadia nas campanhas e recebeu diversos prêmios.

Criação do Grupo ABC

A fundação do Grupo ABC em 2002, resultado de uma parceria entre Nizan Guanaes e Guga Valente, é um dos negócios mais relevantes da trajetória do empreendedor. Trata-se de uma holding que controla diversas empresas, inclusive a DM9.

Essa foi a primeira holding focada em propaganda e marketing do Brasil. Ela se tornou uma das 20 maiores do mundo e uma referência em criatividade na publicidade. Em 2015, o Grupo ABC foi vendido para a companhia estadunidense Omnicom, em uma operação de R$ 1 bilhão.

Investimentos

Com sua ampla visão de mercado, Nizan também se dedica a expandir o seu patrimônio com investimentos. Ele apoia startups e busca projetos liderados por empreendedores que se destacam no aspecto executivo.

Nesse contexto, seu foco é mais na postura dos representantes do negócio do que nos projetos em si. Entre os valores que Nizan preza em líderes de novas empresas estão a resiliência e a persistência.

Palestras e consultoria

A partir de sua vasta experiência, Nizan passou a atuar auxiliando empresas e empreendedores a partir de consultorias e de palestras. Assim, ele fundou a Consultoria N-Ideias para o seu negócio. A empresa tem clientes importantes, como Itaú, Marfrig, Magazine Luiza e outros.

Em seus ensinamentos, além de mostrar os caminhos que o levaram ao sucesso, Guanaes também expõe os erros que cometeu, tendo frases marcantes para a inspiração. Uma de suas falhas foi não ter cuidado melhor dos seus funcionários em certos momentos.

Ademais, ele cita não ter construído uma cultura comum para todas as empresas do Grupo ABC e ter feito escolhas equivocadas de parcerias. Todos esses aprendizados são muito relevantes para as pessoas que estão desenvolvendo uma jornada no mercado.

Além dos bons resultados, Guanaes também enfrentou crises importantes. Em 1990, por exemplo, ele teve um investimento equivalente a US$ 1 milhão confiscados pelo Governo. Ele também teve os resultados de suas empresas afetados pela crise global de 2008.


Por meio dessas vivências, o publicitário desenvolveu aprendizados que transmite para os empreendedores. Desse modo, ele ajuda a orientar sobre como se posicionar diante de diferentes cenários e dificuldades.

Como você viu, Nizan Guanaes teve um percurso de grandes conquistas e de desafios no mercado. Assim, ele se destaca por seu espírito criativo e inovador, bem como pela preocupação social. Além de ser um dos embaixadores da UNESCO, o empresário também movimenta diversos negócios!

Gostou de conhecer mais sobre Nizan Guanaes? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais e mostre a história dessa personalidade aos seus amigos!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.