Ao citar os grandes nomes do mercado de investimentos, Warren Buffett está no topo de diversas listas divulgadas. Porém, é importante para o investidor conhecer nomes distintos e, assim, aprender sobre outras trajetórias e estratégias. Nesse cenário, vale a pena saber quem é Howard Marks.

Considerado um investidor de sucesso há mais de 30 anos, Marks tem uma perspectiva diferente sobre o risco e a escolha de carteira. Portanto, conhecê-lo poderá trazer novas formas de pensar a respeito da composição de seu portfólio.

Por isso, veja quem é Howard Marks e entenda o que faz com que ele seja um dos investidores de destaque do mercado!

Quem é Howard Marks?

Nascido na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, Howard Marks é um dos maiores nomes do mundo dos investimentos. Esse destaque é fruto de sua trajetória, que começou relativamente cedo.

Na carreira acadêmica, Marks se formou pela Universidade da Pensilvânia e, depois, obteve especialização em negócios e marketing. No curso, ele apresentou um aproveitamento elevado e recebeu o prêmio George Hay Brown, o que já era um indício do seu caminho de sucesso.

Pouco tempo depois, Howard Marks começou a trabalhar no setor financeiro e ficou por mais de uma década no Citibank. Após a saída do seu primeiro emprego de longa duração, passou a integrar o time do TCW Group, onde chegou a ocupar a presidência.

Mais uma década se passou e, em 1995, ele decidiu fundar a Oaktree Capital Management, focada em títulos de risco e alternativas como private equity. Com o passar dos anos, a empresa se consolidou como a maior investidora em títulos de alto risco do mundo.

Anos após a consolidação da empresa sobre investimentos de alto risco, como no caso dos créditos podres (junk bonds), a Oaktree abriu seu capital na bolsa de valores de Nova York. Em 2019, a maior parte da companhia foi vendida para a Brookfield Asset Management.

Vale destacar que o investidor também é autor de livros que são reconhecidos em todo o mundo. Um exemplo de destaque é a obra “Mastering the Market Cycle: Getting the Odds on Your Side” ou “Dominando o Ciclo de Mercado”.

Quais estratégias esse megainvestidor utiliza?

Sendo um dos principais gestores da Oaktree Capital e tendo acumulado mais de 2 bilhões de dólares em sua carreira, vale conhecer as estratégias de Marks. Por priorizar títulos de alto risco, é possível afirmar que ele tem um perfil arrojado, mas suas abordagens não se limitam a isso.

No cotidiano do mercado financeiro, Marks foca em aproveitar oportunidades, sem se limitar às regras prontas. Ao mesmo tempo, ele prioriza o gerenciamento de risco para que as decisões sejam estratégicas e condizentes com seus objetivos.

Em relação à forma de investir, ele propõe reflexões a respeito do método conhecido como value investing. Consolidada por Benjamin Graham, ela é bastante utilizada por Warren Buffett. Porém, para Marks, essa estratégia pode não se adaptar tão bem ao cenário dinâmico atual.

INVESTIR FORA DO BRASIL? DESCUBRA COMO

INVESTIR FORA DO BRASIL? DESCUBRA COMO

Aprenda a como investir no exterior de forma prática

O investidor questiona a busca contínua por ações e outros ativos descontados. Isso porque ele acredita que a prática pode levar à perda de boas oportunidades.

Ao mesmo tempo, ele não desacredita dessa estratégia na bolsa. Seu questionamento trata do uso do preço da ação e outras métricas que podem ser menos significativas para determinados negócios. Afinal, ainda que não estejam descontados, eles poderiam agregar valor às carteiras.

O que se pode aprender com Howard Marks?

Diante de uma trajetória tão bem sucedida como a de Howard Marks, há como se inspirar em quem ele é e em seus resultados para ter mais aprendizado. Nesse sentido, uma das lições já consolidadas pelo investidor consiste na disposição para correr riscos.

Praticamente toda a carreira dele foi pautada em títulos de alto risco — como os títulos podres. Com tanta experiência no assunto, ele é categórico em afirmar que é possível se beneficiar da volatilidade do mercado — desde que o perfil de investidor contemple essa questão.

Para Marks, evitar o risco também significa evitar o retorno, o que compromete a formação de patrimônio. Para o megainvestidor, portanto, o foco deve estar em gerenciar o risco e decidir de acordo com a estratégia, o que pode favorecer o aproveitamento de oportunidades.

Também pode-se aprender a importância de focar na análise de mercado. Marks é famoso por seus memorandos, enviados na forma de e-mails com percepções a respeito do cenário. Esse hábito ajuda a tomar decisões de maneira muito mais embasada e é um hábito que pode auxiliar o sucesso.

Outro aprendizado envolve os ciclos de mercado, tema de um de seus livros. O megainvestidor é categórico em afirmar o comportamento cíclico do mercado, o que exige preparação para o movimento de virada — a queda que se torna alta e vice-versa.

Estar preparado para o momento depois da bolha e para fugir do pânico e do efeito manada pode levar ao aproveitamento de oportunidades. Em especial, estar pronto para cenários do tipo pode trazer ganhos com o erro dos outros.

Por que vale a pena conhecer Howard Marks?

Ao conhecer quem é Howard Marks, fica claro que ele tem uma postura de investimento agressiva e estratégica. Foi isso que o consagrou como um dos maiores investidores. Mesmo que seu perfil não seja compatível com essa tolerância ao risco, é interessante saber mais sobre Marks e sua história.

Para começar, conhecer a trajetória do investidor permite compreender a necessidade de gerenciar os riscos, especialmente em uma estratégia arrojada. Ao mesmo tempo, ajuda a reconhecer que a volatilidade pode ser importante para a composição de carteira e para o alcance de resultados.

Isso também pode servir de inspiração e ajudar no desenvolvimento de um estilo próprio ao investir. Portanto, entender quem é esse nome e seu papel no mercado de investimentos pode auxiliar na definição das suas estratégias para composição da carteira.

Agora você já sabe quem é Howard Marks. Ele é um dos maiores investidores do planeta e o criador de uma instituição financeira de destaque. Ao conhecer a filosofia do investidor e como ele atua no mercado financeiro, você tem a chance de incrementar a própria estratégia.

Para se manter atualizado sobre o mercado e também aumentar seu preparo, acompanhe nossas publicações no Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube!