Renova Invest Facebook

Qual a melhor forma de fazer investimento na bolsa?

Qual a melhor forma de fazer investimento
Qual a melhor forma de fazer investimento

Fazer um investimento na bolsa de valores é uma das principais formas de ampliar seu patrimônio e diversificar sua carteira. Por isso, muitos investidores buscam entender como ela funciona e qual é a melhor maneira de investir nas alternativas disponíveis nesse ambiente.

No entanto, na bolsa são negociadas diversas oportunidades da renda variável. Ou seja, que apresentam mais riscos do que aquelas na renda fixa. Nesse sentido, é fundamental desenhar um planejamento estratégico antes de iniciar seus aportes.

Neste artigo você entenderá qual a melhor forma de fazer investimentos na bolsa de valores. Boa leitura!

O que é a bolsa de valores?

Antes de você saber a melhor forma de investir na bolsa, é preciso entender como ela funciona, certo? A bolsa de valores representa o ambiente no qual os investidores podem negociar diversos tipos de ativos e derivativos do mercado financeiro.

Por exemplo, caso você tenha interesse em investir nas ações da Petrobras (PETR3 e PETR4), é por meio da bolsa que a compra acontecerá. Assim, você se tornará um acionista da empresa e poderá usufruir dos seus eventuais resultados positivos.

Além disso, existem mais alternativas de investimento além das ações. É possível destacar as cotas de fundos imobiliários (FIIs) e de exchange traded funds (ETFs), bem como diversos derivativos — como contratos futuros.

Vale destacar que a B3 é a única bolsa em atuação no mercado brasileiro. Ele surgiu a partir da fusão entre a BM&FBovespa e a Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos (Cetip).

O processo aconteceu em 2017 e, desde então, ela é a maior bolsa da América Latina e uma das principais em nível global. Ademais, o funcionamento dela é inteiramente digital.

Assim, os investidores podem negociar ativos mobiliários de forma mais rápida — e com mais segurança e eficiência. Afinal, a principal atribuição de uma bolsa é prover um espaço transparente e seguro para todos os envolvidos nos processos de compra e venda.

Como funcionam os investimentos da bolsa?

Como você viu, os investidores podem negociar na bolsa diversos tipos de ativos e derivativos financeiros — cada um com características únicas. Porém, estar presente na renda variável é um aspecto comum a todos eles.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Isso significa que esses investimentos não apresentam qualquer tipo de garantia de ganhos para o investidor. Inclusive, é possível que eles tragam prejuízos. Em contrapartida, o potencial de lucros costuma ser maior que nas alternativas de renda fixa.

Esse potencial de ganhos tem relação com os riscos do investimento. Logo, ativos e derivativos com mais riscos podem entregar uma rentabilidade mais alta. Porém, devido aos riscos mais altos, as alternativas da bolsa podem ser mais adequadas para investidores moderados e arrojados.

Outra informação relevante sobre a bolsa é que existe mais de um ambiente de negociação. O mercado à vista é um deles. Nesse espaço os investidores podem negociar ações de empresas de capital aberto e cotas de determinados fundos de investimentos.

Também existe o mercado a termo. É nesse ambiente que os investidores firmam um contrato de compra e venda com um prazo determinado. O comprador paga o combinado no vencimento — quando há a liquidação da operação.

Há, ainda, o mercado de opções e o mercado futuro. O primeiro foca na negociação de derivativos chamados de opções. Já o segundo permite a negociação de contratos futuros. Esses ambientes são muito utilizados em estratégias de hedge e especulação.

Qual é a melhor forma de fazer investimento na bolsa de valores?

Você entendeu os principais aspectos relativos ao funcionamento da bolsa de valores? Com essas informações em mente, é possível avançar para entender a melhor forma de investir nela.

Confira!

Conheça seu perfil e seus objetivos

Como foi possível aprender, os ativos e derivativos negociados na bolsa de valores são de renda variável. Portanto, é indispensável que você identifique o alinhamento com o seu perfil de investidor antes de iniciar os seus investimentos nesse ambiente.

Investidores de perfil conservador, por exemplo, podem não se adequar a essas alternativas. Afinal, eles apresentam menor tolerância aos riscos. Além disso, oportunidades com derivativos tendem a ser adequadas para aqueles com perfil arrojado.

Ademais, também é essencial que você trace objetivos financeiros e estipule prazos para eles. Isso acontece porque existem alternativas para curto, médio e longo prazo na bolsa de valores. Portanto, é necessário que você encontre as oportunidades mais apropriadas para suas metas.


Estude o mercado

Cada alternativa presente na bolsa de valores possui suas próprias características. O mercado de ações, por exemplo, apresenta distinções significativas em relação às operações com contratos futuros.

Desse modo, você também deve se dedicar a estudar sobre o funcionamento do mercado. Ou seja, é necessário entender os principais aspectos de cada um, para quais tipos de estratégia podem ser mais adequados, entre outros elementos.

Ademais, vale ressaltar que a bolsa de valores é um ambiente volátil — visto que está suscetível às oscilações do mercado. Portanto, pode ser interessante que você se mantenha atualizado em relação a novas tendências e oportunidades para otimizar o planejamento dos seus aportes.

Trace uma estratégia de investimento

Depois de ter objetivos claros e começar a entender sobre o funcionamento do mercado, você deve traçar sua estratégia de investimento. Ela servirá como guia para você monitorar ativos da sua carteira e do mercado para analisar seus resultados.

Nesse sentido, é importante considerar a diversificação dos seus investimentos. A estratégia consiste em dividir seu capital entre as alternativas do mercado. Essa prática costuma ser positiva para diminuir o impacto da volatilidade e ampliar seu potencial de retorno.

Tenha o suporte de uma assessoria

Em complemento aos aspectos que você conferiu, pode ser benéfico contar com o suporte de um assessor de investimentos para operar na bolsa. Afinal, ele é um profissional qualificado para esclarecer suas dúvidas sobre os ativos e derivativos disponíveis.

Com esse apoio, você terá maior facilidade para traçar objetivos financeiros e desenhar uma estratégia sólida para seus investimentos. Ao otimizar o seu planejamento, há mais chances de conquistar os resultados desejados.

Como vimos, fazer um investimento na bolsa de valores não é uma tarefa complexa. No entanto, é preciso que você tenha uma estratégia clara para seus aportes e estude sobre as oportunidades do mercado para realizar as negociações mais adequadas às suas necessidades.

Precisa de suporte para saber mais sobre o mercado financeiro? Conte com o suporte dos assessores da Renova Invest para seus investimentos!

 

 

 

 

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.