Renova Invest Facebook
Busca de Artigos no blog

Diminua o risco de sua carteira de investimentos

risco de uma carteira de investimentos
risco de uma carteira de investimentos

Ao montar o portfólio, é comum que o investidor pense em como diminuir o risco de uma carteira de investimento. Afinal, isso trará mais segurança para o seu patrimônio e pode auxiliar na conquista de objetivos.

O mercado financeiro traz opções com diferentes níveis de riscos, oferecendo diversas possibilidades para que o investidor faça o seu manejo. Assim, é possível criar estratégias que ajudam a diminuir a exposição de sua carteira.

Quer aprender como fazer isso? Neste conteúdo, você saberá mais sobre os tipos de riscos existentes, a importância de avaliá-los e como diminuir isso na sua carteira de investimentos. Confira!

Quais são os principais riscos da carteira de investimento?

Os investimentos podem se expor a diferentes tipos de risco. Então, antes de tudo, o investidor precisa entendê-los.

Conheça os principais:

Risco de mercado

Ele trata dos riscos que decorrem das oscilações do mercado financeiro, que podem ser causadas por diversos motivos. Mudanças nas taxas de juros e variações no câmbio, por exemplo, podem afetar os investimentos. Esse risco está mais presente na renda variável.

Risco de liquidez

A liquidez é a facilidade em converter seus investimentos em dinheiro. Nesse cenário, o risco existente trata de problemas que podem surgir — como a ausência de compradores interessados nos seus ativos.

Na renda fixa, há títulos com liquidez diária. Outros precisam ser vendidos no mercado secundário, o que pode significar perda de rentabilidade. Na renda variável, a falta de liquidez pode causar prejuízos.

Risco de crédito

O risco de crédito é bastante conhecido, pois trata do risco de inadimplência. Ele é mais aplicado aos investimentos em renda fixa, que contam com emissores dos títulos que são adquiridos pelo investidor.

Contudo, existem opções que contam com garantias. Dois exemplos comuns são a cobertura pelo Tesouro Nacional, nos títulos públicos, ou do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), em alguns títulos privados.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Qual é a importância de avaliar os riscos ao investir?

A avaliação de riscos é uma etapa essencial do investimento porque permite decisões mais acertadas do investidor. Por meio dela, é possível entender quais fatores podem afetar o desempenho da carteira.

A partir disso, o investidor pode tomar decisões mais adequadas aos seus planos. Por exemplo, imagine que você procura uma opção para investir a sua reserva de emergência. A análise dos riscos é essencial para garantir que os valores estarão protegidos. Afinal, o objetivo é trazer segurança.

Quando o investidor não compreende os riscos de um investimento, isso pode resultar em decisões precipitadas e perdas. Além disso, sem entender quais são os possíveis problemas, também é mais difícil encontrar soluções e trabalhar na prevenção.

Como diminuir o risco de uma carteira de investimento?

Agora que você conhece os principais tipos de risco, pode saber como manejá-los na carteira. Todo investimento envolve riscos, mas seu portfólio pode ter diferentes níveis, a depender da sua estratégia.

Confira dicas!

Considere sempre seu perfil e objetivos

Essa é uma dica fundamental quando se trata de investimentos. O perfil de investidor trata da sua tolerância aos riscos, enquanto os objetivos demonstram o que você pretende alcançar. Eles devem ser a base das suas decisões e ajudarão a fazer as melhores escolhas.

Seguindo o seu perfil, você terá mais tranquilidade ao escolher investimentos adequados, conforme os níveis de riscos que está disposto a correr. Já os objetivos ajudarão a compor o portfólio de maneira adequada, considerando as suas prioridades.

Lembre-se de que diminuir riscos ao investir não significa que você deva contar apenas com as opções mais seguras. A prática trata de encontrar formas de manejar os riscos, reduzindo as perdas diante de cenários que não são os ideais.

Diversifique a sua carteira

Complementando a dica anterior, você precisa diversificar a carteira. Isso significa contar com diferentes investimentos, permitindo exposição a variados mercados, setores e índices. Assim, o risco da sua carteira não será o de um investimento apenas.

A ideia é que, diante de uma oscilação do mercado que prejudique um ativo, o impacto não chegue a todo o portfólio. Afinal, o restante da sua carteira pode compensar o movimento. Isso traz mais equilíbrio e protege o capital do investidor.


Um cuidado necessário é não cair na falsa diversificação, contando com diversos investimentos semelhantes. Por exemplo, ter aplicações em renda fixa atreladas à Selic não protegerá contra oscilações do mercado, como a queda na taxa de juros.

A estratégia pode ser válida para aproveitar determinadas oportunidades ou distribuir os valores em diferentes instituições. Porém, isso não é suficiente para garantir a diminuição de riscos na sua carteira.

Aqui, o ideal é considerar a correlação entre os ativos. Ou seja, buscar investimentos que se comportem de maneiras opostas. Além disso, ao buscar formas de proteger a carteira, pense nos diferentes tipos de riscos existentes e escolha opções com exposições variadas.

Considere o prazo dos investimentos

Os prazos também são fundamentais para o controle de riscos da carteira. Nesse caso, é importante ter opções em curto, médio e longo prazo, sempre adequando aos seus objetivos e visando proteção. Ainda, é preciso entender se a opção escolhida é adequada ao período planejado.

Confira um exemplo: o Tesouro IPCA+ oferece rentabilidade atrelada à inflação, mais um percentual fixo. Ele é atrativo para muitos investidores, já que mantém o poder de compra e traz um retorno adicional.

Contudo, essa é uma opção voltada ao longo prazo, com vencimentos a partir de 5 anos. Ainda que haja liquidez diária, a rentabilidade só é garantida na data combinada. Assim, o resgate antecipado pode trazer risco de perdas pela marcação a mercado.

Logo, a atenção aos prazos no momento de investir ajuda a evitar imprevistos e perdas geradas pela falta de planejamento. Se você tem investimentos de curto, médio e longo prazo, evita precisar se desfazer da parcela mais longa antes do tempo.

Tenha o suporte de uma assessoria de investimento

Uma dica essencial para saber como diminuir o risco de uma carteira de investimentos é contar com um banco de investimento que ofereça uma assessoria de qualidade. Os assessores são profissionais prontos para esclarecer dúvidas dos investidores e auxiliar nas estratégias de manejo de risco.

Com conhecimento e experiência no mercado financeiro, eles podem apresentar e explicar as diferentes alternativas. Assim, você terá mais segurança e autonomia para compor a sua carteira conforme seu perfil e objetivos.

Aplicando essas dicas sobre como diminuir o risco de uma carteira de investimentos, é possível montar um portfólio mais seguro. Para isso, analise as alternativas e os riscos existentes para tomar as melhores decisões.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Então entre em contato conosco e converse com um de nossos assessores!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.