A POSI3 é uma alternativa de renda variável disponível na bolsa brasileira, a B3, que pode ser interessante para investidores com foco no mercado tecnológico. Se esse é o seu caso, é importante saber mais informações sobre as ações da Positivo Tecnologia.

Assim, você terá mais dados para analisar os papéis e avaliar se eles estão alinhados com as suas necessidades e estratégia de investimentos. Assim, é possível tomar decisões mais acertadas na composição da carteira.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura e conheça as ações POSI3, da empresa Positivo Tecnologia!

Vamos lá?

O que é a Positivo Tecnologia?

Antes de saber mais sobre a POSI3, você deve entender o que é a Positivo Tecnologia. Ela é uma fabricante brasileira de computadores, celulares e softwares de tecnologia educacional, que também atua no mercado argentino com a marca Positivo BGH.

Além disso, seu foco de produção é atender as classes econômicas B e C. Inclusive, no ano de 2017, 17,1% de todos os computadores vendidos no Brasil foram fabricados pela empresa.

Vale destacar que, em 2016, a Positivo entrou no mercado de tecnologia médica, com 50% do capital social da Hi Technologies S.A.

Qual é a história da companhia?

Agora que você já sabe o que é a Positivo Tecnologia, é a vez de conhecer a história dessa companhia. Ela nasceu em 1989 do Grupo Positivo, uma empresa de educação fundada em 1972, com objetivo de produzir e vender computadores para as escolas clientes do grupo educacional.

Em 1994, a Positivo Tecnologia passou a oferecer softwares de tecnologia educacional. Dez anos depois, ela iniciou as vendas de computadores no mercado de varejo e, em 2005, começou a vender hardware para o mercado corporativo, com notebooks, desktops e servidores.

No ano seguinte, a companhia abriu o seu capital social na bolsa de valores brasileira. Em 2009, ela começou a produzir placas-mãe para notebooks e placas de memórias para desktops. Já no final de 2012, a empresa entrou no mercado de smartphones, lançando três modelos de dispositivos.

Passados três anos, a Positivo lançou a Quantum — um braço do negócio focado na venda de smartphones de alto desempenho. Na época, ela também iniciou a produção e venda da marca VAIO no país.

O que é POSI3?

Como você viu, a Positivo Tecnologia negocia suas ações na B3. Na prática, isso acontece por meio do ticker POSI3 — um código que identifica os ativos na bolsa de valores. Esses papéis são do tipo ordinário, então permitem a participação em assembleias e tomada de decisão junto a outros acionistas.

INVESTIR FORA DO BRASIL? DESCUBRA COMO

INVESTIR FORA DO BRASIL? DESCUBRA COMO

Aprenda a como investir no exterior de forma prática

Entretanto, o poder de decisão é proporcional ao número de ações que cada investidor possui. A POSI3 é listada no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da bolsa de valores brasileira.

O que considerar antes de investir na ação POSI3?

Agora que você já sabe o que é a Positivo Tecnologia e as suas ações, chegou o momento de entender o que considerar antes de investir na POSI3.

Para tanto, é necessário ponderar fatores individuais, como perfil de investidor e objetivos. Esses pontos ajudam a compreender se uma alternativa se encaixa em sua estratégia de investimentos.

Além disso, é necessário analisar a própria empresa. Afinal, ao comprar uma ação, você se torna sócio do negócio. A seguir, será possível entender mais sobre o que considerar antes de investir!

Perfil de investidor

O perfil de investidor identifica o seu nível de tolerância aos riscos. Dessa maneira, o resultado permite que você conheça quais investimentos estão mais alinhados com a sua estratégia.

Por exemplo, o perfil conservador é aquele que está menos disposto a arriscar, enquanto o moderado e o arrojado têm maior tolerância à volatilidade dos investimentos.

Por conta dos riscos envolvidos e da oscilação de preços do mercado acionário, os dois últimos perfis costumam estar mais alinhados com esse tipo de investimento.

Objetivos financeiros

Além do perfil de investidor, é preciso considerar os seus objetivos financeiros. Eles ajudam a entender qual tipo de investimento está mais alinhado com o que você deseja conquistar. Nesse sentido, as ações costumam favorecer os objetivos a longo prazo, já que o tempo tende a diluir os riscos da renda variável.

Além disso, os papéis podem distribuir proventos, então costumam ser uma alternativa para quem deseja viver de renda passiva, por exemplo. Contudo, é importante avaliar se os dividendos oferecidos pela companhia estão alinhados com a sua estratégia.

Para tanto, vale a pena saber qual é o histórico de distribuição de dividendos da POSI3, mas com a consciência que resultados passados não garantem resultados futuros.

Ou seja, por mais que a Positivo Tecnologia tenha antecedentes de pagamento dos dividendos, isso não dá certeza que ela deverá distribuir nos próximos anos. Isso porque a distribuição depende da obtenção de lucro pela companhia.

Análise fundamentalista

Somado ao perfil de investidor e aos objetivos financeiros, a análise fundamentalista possibilita identificar as ações que mais se alinham à sua carteira de investimentos. Essa é uma ferramenta de estudo que busca entender a condição atual da empresa, além de embasar projeções sobre o seu desempenho.

Para realizá-la, é necessário observar as informações relevantes sobre a companhia em diversos aspectos, considerando os indicadores fundamentalistas. Dessa maneira, há como ter um panorama sobre a empresa, avaliando as suas condições de crescimento e consistência no mercado.

Vale a pena investir nas ações da Positivo Tecnologia?

Depois de aprender mais sobre a POSI3, você pode estar curioso para saber se vale a pena investir nessa ação. Para obter essa resposta, além de considerar o seu perfil de investidor, seus objetivos e a análise fundamentalista, vale a pena analisar setor de mercado da empresa.

No caso da Positivo Tecnologia, o nicho é o mercado tecnológico de computadores e celulares. Esse setor tem uma trajetória crescente de vendas nos últimos anos, especialmente com o aumento do trabalho home office. Contudo, existem riscos que precisam ser avaliados — juntamente com os números do negócio.

Caso decida investir em POSI3, não se esqueça de abrir conta em um banco de investimentos para acessar o home broker — ambiente de realização de negociações na B3.

Neste post, você conheceu as informações relevantes sobre as ações ordinárias POSI3 e a empresa Positivo Tecnologia. Agora, cabe a você analisar os aspectos mencionados neste artigo e entender se esses ativos se encaixam em sua carteira de investimentos.

Este conteúdo foi útil? Aproveite para aprender mais e descubra o que é e quais as vantagens da calculadora de Imposto de Renda para ações!