No passado, aprender sobre o mercado financeiro era uma tarefa que demandava muito esforço. Era preciso buscar livros, muitas vezes em inglês, para ter acesso a materiais de valor. Hoje, com podcasts sobre investimento e outros conteúdos, essa tarefa se tornou mais simples.

A partir da ascensão da internet e das mídias digitais, novas plataformas surgem regularmente e agregam possibilidades aos usuários. Entre elas, os conteúdos compartilhados por áudio podem se destacar, especialmente devido à sua praticidade.

Neste artigo você entenderá mais sobre os podcasts e conhecerá 5 opções para começar a ouvir. Confira!

O que são e como funcionam os podcasts?

Para entender o que faz dos podcasts uma alternativa interessante, é necessário saber o que eles são, não é mesmo? Desse modo, é possível traçar um paralelo entre eles e os tradicionais programas de rádio.

Isso porque o principal destaque em relação aos podcasts é que eles são programas de áudio. Assim, embora muitos também apresentem uma versão em vídeo, a conversa entre os participantes é o grande atrativo.

Além disso, a grande maioria não é ao vivo. Ou seja, o ouvinte não precisa adaptar sua rotina diária para ouvi-los no exato momento em que vão ao ar. É possível escutá-los horas ou dias depois, de acordo com a sua agenda pessoal.

Quais as vantagens de aprender com podcasts?

Como você viu, uma das vantagens de usar podcasts para aprendizado está na sua própria comodidade. Os conteúdos ficam disponíveis para que o usuário possa ouvi-los no horário ou local que mais lhe agrade.

Além disso, outro ponto positivo está na linguagem. Como são conteúdos por áudio, similares ao rádio, muitos podcasts se destacam por usarem uma abordagem simples. O funcionamento se dá como uma conversa leve, que facilita o entendimento do ouvinte.

Os podcasts também trazem o benefício de não demandarem o componente visual. Assim, não há a exigência de que se acompanhe de frente para a televisão ou o computador. É possível deixá-los em reprodução enquanto foca em outras atividades, como dirigir, cozinhar, arrumar a casa ou treinar.

5 Podcasts sobre investimentos para acompanhar

Agora que você entendeu o que são os podcasts e as vantagens de usá-los para aprender sobre investimentos, pode estar interessado em conhecer as alternativas para acompanhar, não é?

Confira 5 opções!

1. Finanças & Investimentos, com André Bona

O podcast Finanças & Investimentos do educador financeiro André Bona é uma das alternativas desse meio. Com uma linguagem simples, os ouvintes podem ter uma compreensão mais clara sobre como funciona o mercado financeiro.


Também chamado de Bonacast, ele está disponível nas principais plataformas de podcast do mercado. Entre os temas mais discutidos estão as dicas de como entrar no mercado de investimentos e as oportunidades que se apresentam.

Os episódios são curtos, durando entre 15 e 45 minutos. Além disso, podem ser escutados a qualquer momento.

2. Drops de Inteligência Financeira, com Gustavo Cerbasi

Também no ramo da educação financeira, o podcast Drops de Inteligência Financeira é uma opção para aprender mais sobre o tema. Comandado por Gustavo Cerbasi, um educador financeiro de renome no país, o podcast está acessível nas plataformas em geral.

Um dos destaques desse conteúdo está no tempo de duração. Como são apenas drops – ou seja, materiais curtos – Cerbasi aproveita para compartilhar insights rápidos. Normalmente, os episódios duram entre 3 e 10 minutos.

Os podcasts são compartilhados quase todos os dias. Entre os temas apresentados estão dicas para lidar melhor com o próprio dinheiro e explicações sobre o funcionamento do mercado financeiro.

3. Podcast BTG Pactual digital

O maior banco de investimentos da América Latina também se destaca na produção de conteúdos em áudio. Por isso, o Podcast BTG Pactual digital é uma das alternativas para quem quer conhecer mais sobre o mundo dos investimentos.

O destaque está na diversidade de materiais produzidos. Uma das opções, por exemplo, é acompanhar a série “Radar da Semana”. São episódios com cerca de 40 minutos de duração e centrados nas principais notícias do mercado.

Além dele, há o “Fundos em Foco”. Esses episódios duram aproximadamente 20 minutos e o objetivo é dialogar sobre fundos de investimentos com gestores do mercado. Outra opção é o “Papo de Responsa”, que traz líderes e empresários para uma conversa mais profunda.

4. Future of Money, da Exame Invest

Para aqueles que querem acompanhar as tendências e inovações do mercado, uma alternativa é o Future of Money, da Exame Invest. O podcast é centrado em criptomoedas, novas tecnologias e demais assuntos desse meio.

Produzido por um dos principais portais de conteúdo sobre o mercado, a Exame, é possível acompanhar o podcast em diversas plataformas. Como o objetivo é apresentar explicações mais densas sobre o assunto, os episódios duram até 1 hora.

Entre os temas em pauta estão as novidades acerca das moedas digitais, como o bitcoin. O intuito é deixar os ouvintes atualizados sobre cotação, projeções e a visão do mercado em torno delas. Assim, se você tem interesse nesse nicho, vale a pena conhecer o podcast.

5. Morning call do BTG Pactual

Para os mais experientes e que gostam de acompanhar tudo sobre investimentos, é possível conferir o podcast Morning Call, também do BTG Pactual digital. Os conteúdos vão ar logo pela manhã, antes mesmo da abertura do pregão da bolsa de valores brasileira, a B3.

O objetivo do podcast é dialogar, de forma simples, sobre os cenários do dia e as notícias recentes sobre finanças. Assim, o ouvinte pode realizar suas operações naquele dia com informações mais atuais em mãos.

Os conteúdos têm uma duração média de 15 minutos. Os apresentadores trabalham para manter o público ciente das movimentações mais relevantes do mercado e, desse modo, contribuir para que ele tome decisões mais assertivas na bolsa.

Como você pode ver, há diversas alternativas de podcasts sobre investimentos para aqueles que desejam estar mais bem informados acerca do mercado. Além disso, também é possível encontrar uma variedade de temas e formatos – capazes de agradar todos os gostos e contribuir com seu aprendizado.

Quer continuar aprendendo sobre investimentos? Conheça 7 dos maiores investidores do mundo e suas estratégias!