Renova Invest Facebook

O que são aceleradoras de startups? Entenda!

O que são aceleradoras
O que são aceleradoras

Startups são empresas de estrutura enxuta e que, muitas vezes, contam com aceleradoras para se desenvolverem de maneira mais eficiente. Apesar disso, muitos empreendedores desconhecem essas organizações que podem alavancar suas empresas.

Por meio de mentorias e outros benefícios, as aceleradoras permitem às startups acesso a informações, contatos e até mesmo recursos financeiros. Diante disso, compreender o que são essas entidades e qual sua importância para o sucesso de um empreendimento pode ser útil.

Ficou interessado? Então acompanhe a leitura deste artigo e entenda o que são as aceleradoras de startups e como encontrar a parceira ideal para seu empreendimento!

O que são aceleradoras?

As aceleradoras são entidades que podem investir em projetos inovadores por meio de capital próprio. Dessa forma, elas agregam ao redor de si uma vasta gama de profissionais — como empreendedores, investidores, pesquisadores, etc.

É comum que essas instituições procurem por empresas ainda jovens e com produtos e serviços inovadores. O intuito é acelerar o desenvolvimento de companhias que apresentem um modelo de negócio que seja escalável e repetível.

Como funciona uma aceleradora de startup?

Como você viu, as aceleradoras buscam empresas com duas características que são bastante presentes nas startups. Uma é se propor a inovar com seus produtos e serviços. O segundo aspecto é ter modelos de negócios que sejam escaláveis e possam ser reproduzidos.

Além disso, as aceleradoras costumam investir em empreendimentos que já apresentem relativo crescimento. Então elas se responsabilizam por auxiliar os empreendedores a agilizarem o desenvolvimento do seu negócio.

Entretanto, o potencial de crescimento não é o principal aspecto visado pelas aceleradoras. Na realidade, o foco está em encontrar empreendimentos que sejam escaláveis. Ou seja, companhias que conseguem ampliar seu faturamento sem, necessariamente, aumentar seus custos.

Em termos práticos, as aceleradoras não garantem a estrutura para a expansão da startup. Suas ações são direcionadas principalmente a sessões de mentoria e consultoria, permitindo a geração de insights para que os empreendedores possam aumentar a eficiência de seu negócio.

Quais os tipos de aceleradoras de startups?

Além de compreender como funciona uma aceleradora de startups, vale a pena saber mais sobre os tipos existentes. Visto que é possível encontrar diferentes programas de aceleração espalhados pelo mundo, é importante conhecer suas principais categorizações.

Renda fixa
Seta Tripla

Descubra agora a
NOVA RENDA FIXA
que pode turbinar seus ganhos. 


Nesse aspecto, existem três categorias, sendo elas:

Programas governamentais

No caso dos programas governamentais, as empresas contam com um modelo gratuito de aceleração. É comum que eles sejam direcionados a companhias específicas, cujo desenvolvimento cumpre alguma necessidade do Governo local.

Programas de aceleração pagos

Diferente dos programas governamentais, existem aqueles que cobram pela aceleração. Nesses casos, a startup não recebe um aporte financeiro, mas conta com o auxílio de pessoas especializadas e experientes para fazer com que o negócio cresça.

Aceleradoras segmentadas

Por fim, as aceleradoras segmentadas são aquelas que atuam em um segmento específico. Um exemplo dessas instituições é a boostLAB, um hub de negócios e programa de mentoria do BTG Pactual voltado a empresas do setor de tecnologia.

Quais as vantagens de contar com uma aceleradora de startups?

Depois de entender o que são as aceleradoras de startups, como elas funcionam e quais seus tipos, é preciso conhecer as vantagens que elas podem trazer aos empreendimentos.

Existem diferentes benefícios que uma startup pode ter ao realizar uma parceria com uma aceleradora. Confira alguns deles a seguir!

Contar com mentores e instrutores especializados

A primeira vantagem em contar com uma aceleradora de startups é ter acesso a mentores e instrutores especializados. Com esse contato, os empreendedores têm melhores chances de terem insights e aprimorar diversos aspectos importantes para seus negócios, como:

Ter acesso a uma rede de contatos

Outro benefício que aceleradoras podem oferecer para as startups é a possibilidade de ter uma rede de contatos valiosa. Afinal, essas organizações também têm a capacidade de funcionar como hubs de negócios.

Assim, os empreendedores podem se relacionar com outros empresários, conhecendo diferentes realidades e aprimorando seus conhecimentos.

Além disso, é possível que a aceleradora também permita à startup parceira ter acesso a fornecedores, investidores parceiros e clientes. Muitas vezes, essas são excelentes oportunidades para fazer com que o empreendimento cresça significativamente.

Como ter acesso às aceleradoras de startups?

Até aqui, você conferiu as principais informações sobre as aceleradoras de startups. Entretanto, ainda é necessário saber como ter acesso a esses programas. Nesse ponto, é preciso entender como saber qual delas pode ser a mais adequada para sua empresa.

Para isso, é válido avaliar certos aspectos. Veja só:

Requisitos para a inscrição

Cada aceleradora aceita empresas com requisitos específicos. É comum que seja analisado, por exemplo, o faturamento, o estágio de desenvolvimento e a validação dos produtos. Diante disso, é importante que a startup esteja adequada aos requisitos do programa no qual deseja se inscrever.

Profissionais da aceleradora

Outro aspecto que merece atenção são os profissionais disponibilizados pela aceleradora. É importante conhecer os mentores e o time interno, garantindo que suas qualificações estejam alinhadas às necessidades da sua empresa.

Na hora de fazer essa avaliação, vale a pena ficar atento se o time do programa é completo. Para que a aceleração seja eficiente, é fundamental que profissionais de diferentes áreas contribuam para o melhor desenvolvimento do empreendimento.

Benefícios oferecidos

Também é interessante avaliar quais são os benefícios que a aceleradora oferece. Para encontrar o programa ideal, é preciso que os benefícios oferecidos estejam de acordo com as suas necessidades.

Existem diferentes possibilidades, como investimento financeiro, conexões com o ecossistema, infraestrutura para trabalho, mentorias individuais voltadas às particularidades da startup, etc.

Investimentos iniciais

Um dos grandes benefícios que as startups procuram em aceleradores é a possibilidade de receber aporte financeiro. Vale notar que, nesse aspecto, o acesso aos recursos pode ocorrer também a partir da antecipação de recebíveis ou em decorrência da conexão com investidores parceiros.

Embora esses não sejam aportes financeiros diretamente realizados pela aceleradora, essa pode ser uma ferramenta para impulsionar as atividades da companhia. Assim, vale a pena entender se existe ou não a oportunidade de investimentos para encontrar a aceleradora ideal para o negócio.

Como você viu, as aceleradoras de startups são entidades que permitem às empresas inovadoras ampliarem suas performances e expandirem seus negócios no mercado. Com as mentorias e outros benefícios, os empreendedores podem ter acesso a conhecimentos e ferramentas para aplicar e impulsionar sua empresa!

Quer saber mais sobre como adotar estratégias inteligentes para ampliar seu negócio? Então acompanhe nossos conteúdos no YouTube, Facebook, Instagram e LinkedIn!

 

 

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.