Renova Invest Facebook
Busca de Artigos no blog

O que é Risco-País e por que todo investidor deve conhecer esse conceito?

risco país
risco país

Investir no exterior pode ser uma estratégia interessante para equilibrar os resultados de uma carteira em épocas em que o mercado local não vai bem. No entanto, antes de decidir fazer investimentos estrangeiros, é preciso avaliar o Risco-País.

Esse indicador pode ajudar um investidor a tomar melhores decisões de investimentos ao investir no mercado internacional. E o conceito também é importante dentro da própria economia local, ajudando a entender as características do Brasil.

Por isso, neste artigo, você entenderá o que é Risco-País e como ele impacta nos seus investimentos. Acompanhe!

O que é Risco-País?

Risco-País é um indicador econômico utilizado para avaliar quais são as condições de um país arcar com seus compromissos financeiros. Para tanto, são considerados diversos fatores econômicos, sociais e políticos.

Por exemplo, os países que têm uma dívida pública elevada apresentam maior risco de problemas financeiros. Portanto, investir em seus títulos públicos representa um perigo mais alto para o investidor. Enquanto isso, economias mais estáveis são mais seguras.

Processos políticos também influenciam muito no Risco-País. Um exemplo é um processo de impeachment. Isso gera um cenário de incerteza e eleva o risco de se investir em um lugar que enfrenta situação de instabilidade governamental.

Para que serve o Risco-País?

Como você viu, o Risco-País é uma medida que demonstra o grau de estabilidade econômica de um país em relação aos investimentos. Assim, essa é uma ferramenta que ajuda investidores a entender os riscos de determinada escolha.

E ele não serve apenas para aqueles que desejam fazer investimentos no exterior. Os brasileiros também devem analisar o Risco-País do Brasil para entender como sua carteira pode se comportar em determinados momentos.

Como o Risco-País funciona na prática?

Para entender como o Risco-País funciona na prática, é preciso conhecer as formas de medi-lo. Uma delas é por meio do índice EMBI+ (Emerging Markets Bond Index Plus) — que significa Índice de Títulos de Países Emergentes.

Também é possível utilizar o CDS (Credit Default Swap), que é um contrato de SWAP. Existem, ainda, as notas divulgadas por agências de classificação de risco. Elas podem ajudar a complementar a análise do investidor.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Entenda cada uma dessas formas de medir o Risco-País a seguir!

EMBI+

O EMBI+ é um índice calculado pelo banco J.P. Morgan Chase, com base nos títulos emitidos por 19 países do mercado emergente. Entre eles, destacam-se: África do Sul, Argentina, Brasil, Egito, Marrocos, México, Rússia, Turquia e Ucrânia.

Para o cálculo é feita a média ponderada do spread dos papéis da dívida pública. Então ela é comparada aos títulos do tesouro americano — que são considerados isentos de risco.

Assim, quanto maior for o spread de um título de um país emergente em relação ao título mais seguro, maior será o risco que ele oferece ao investidor. A unidade de medida é por pontos-base, sendo que cada 100 pontos equivale a um percentual de juros.

Por exemplo, se o índice EMBI+ do Brasil fosse estimado em 400 pontos, significaria que a remuneração oferecida pelos títulos públicos do país deveria ser, pelo menos, 4 pontos percentuais superior aos títulos americanos. A finalidade seria compensar os maiores riscos.

CDS

O CDS é um título derivativo que funciona como um seguro para evitar o risco de crédito de um título. Geralmente, ele é emitido por seguradoras, que garantem o pagamento caso haja inadimplência. Assim, quem possui um CDS recebe uma indenização.

Dessa forma, ele se tornou um dos indicadores de Risco-País mais utilizados nas negociações internacionais. Seu preço tem relação com a probabilidade de um país pagar ou não suas dívidas. Logo, se o CDS for baixo, menores são as chances de calote.

E como ele funciona? Suponha que um investidor deseja proteger US$ 10 milhões de títulos e espera recebê-lo em 15 anos. Para evitar um prejuízo, ele paga ao longo desses anos uma porcentagem sobre o valor.

Ao final do prazo, a seguradora paga o investidor, se houver inadimplência ou insolvência, por exemplo. Caso contrário, ele fica com o valor arrecadado pelo título. O CDS também considera o sistema de ponto, do mesmo modo que o EMBI+.

Rating Soberano

O Rating Soberano é uma classificação emitida por uma agência de risco. Entre as mais famosas estão a Standard & Poor´s (S&P), a Fitch Ratings e a Moody´s.


Além de países, elas também avaliam a situação financeira das empresas para dar suporte aos investidores na tomada de decisões. Para isso, classificam os países e os títulos em duas categorias.

Uma delas é o grau de investimento, que ocorre quando é avaliada a capacidade de pagamento. Quanto maior a classificação, maiores são as chances de pagar. A outra categoria se refere ao grau especulativo, sendo o contrário da anterior. Portanto, avalia o maior risco de calote.

Qual o impacto do Risco-País nos investimentos?

Ao chegar até aqui provavelmente você já deve ter entendido por que todo investidor deve conhecer o conceito de Risco-País. Afinal, ele pode afetar bastante os seus investimentos — sejam nacionais ou estrangeiros.

Os efeitos da má avaliação de um país podem ser tanto positivos quanto negativos para os investidores, a depender do seu perfil e objetivos. Isso porque os Governos de países de risco mais alto precisarão oferecer juros maiores para atrair investidores.

Assim, o Risco-País maior pode trazer oportunidades pela relação entre risco e retorno. Isso se você tiver um perfil mais aberto aos riscos — como moderado ou arrojado. Por outro lado, para pessoas mais conservadoras a busca é por um Risco-País menor.

De modo geral, quando se fala em Risco-País o foco está nos efeitos sobre os títulos públicos e outras aplicações de renda fixa. Mas o conceito também pode impactar a renda variável, relacionando-se ao risco de mercado.

Se um país enfrenta instabilidades econômicas ou políticas, a bolsa de valores pode passar por mais volatilidade. Assim, investimentos como as ações podem sofrer impacto e gerar prejuízos para investidores.

Como você viu, o Risco-País é um fator essencial a se considerar antes de investir no exterior. E também é válido para analisar os investimentos dentro da economia nacional. Ele pode ajudar a compor uma carteira da melhor forma.

Precisa de ajuda para investir? Entre em contato conosco e converse com um de nossos assessores de investimento!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.