O que é MazaCoin? Conheça a moeda digital das tribos indígenas americanas
O que é MazaCoin? Conheça a moeda digital das tribos indígenas americanas

O que é MazaCoin? Conheça a moeda digital das tribos indígenas americanas

Depois do surgimento do Bitcoin, outras moedas digitais foram criadas, agora com foco em públicos e questões diferenciadas. Para conhecer um desses exemplos, é interessante saber o que é MazaCoin.

Essa moeda digital foi criada por um ativista e tem como grande foco as tribos indígenas norte-americanas. Com diferenciais no seu funcionamento e em sua estrutura, também apresenta riscos que não devem ser desconsiderados.

Para conhecer o que o ativo digital oferece, veja tudo sobre a MazaCoin e confira seus pontos de atenção.

O que é MazaCoin?

Muitos povos originários norte-americanos vivem em áreas de reserva, com foco na proteção da comunidade e de seus costumes. Foi pensando nesse contexto que a MazaCoin foi criada.

Surgida em 2014, ela deriva da Zetacoin que, por sua vez, é baseada no código-fonte e no protocolo do Bitcoin. Sua criação teve como objetivo ser a primeira criptomoeda para a comunidade nativo-americana. O desejo era transformar a MazaCoin no câmbio oficial de certas áreas.

Criado por um membro da tribo Oglala Lakota National, a criptomoeda surgiu como uma alternativa para melhorar as condições financeiras das tribos indígenas norte-americanas.

Como ela funciona?

Assim como acontece com outras criptomoedas, a MazaCoin funciona de modo completamente descentralizado. Não existe um órgão centralizador e as operações ocorrem do tipo peer to peer (P2P) ou ponto a ponto.

Para que tudo isso seja possível, utiliza-se a tecnologia conhecida como blockchain, também adotada no Bitcoin. Logo, todas as transações são registradas de maneira pública, com a criação de blocos conforme ocorrem novas negociações.

A ideia é usar a tecnologia para fazer transferências rápidas e com baixo custo, sem depender da moeda local. No caso das tribos que vivem ao norte dos Estados Unidos, por exemplo, a MazaCoin tem como proposta substituir o dólar e garantir mais acesso financeiro aos membros.

O armazenamento das moedas é feito em carteira própria (a chamada wallet), que pode ser digital ou impressa.

Quais são suas principais vantagens?

Um dos maiores aspectos positivos da moeda envolve o seu caráter social, com foco na distribuição de renda. Como muitas comunidades nativo-americanas são impactadas pela pobreza, essa moeda tem um propósito de servir como pagamento entre os grupos.

Ela também conta com o protocolo de base do Bitcoin, o que garante certo nível de segurança, ainda mais considerando seu processo de validação e mineração.

Com a sua proposta de servir aos povos originários, ela pode ajudar na conquista de soberania das tribos e comunidades formadas no entorno. No entanto, depende do sucesso de adoção sobre a moeda pelas partes interessadas.

Quais são os principais riscos da MazaCoin?

O fato de ser completamente descentralizada, assim como outras criptomoedas, cria alguma insegurança sobre a MazaCoin.

Em primeiro lugar, nem todas as comunidades indígenas têm acesso à internet. É uma questão que coloca em xeque a capacidade de alcance da moeda. Para reverter a questão, seria necessário ter uma espécie de banco, onde as pessoas pudessem utilizar suas carteiras físicas.

Também existe resistência por parte de alguns nativos, especialmente os mais velhos. Além de tudo, há riscos quanto ao posicionamento do Governo Federal dos Estados Unidos. A adoção definitiva da moeda digital pode fazer com que as comunidades percam subsídios em dólar.

Portanto, embora a ideia seja promissora e haja espaço para desenvolvimento, é preciso ter atenção quanto a esses pontos. Afinal, são questões que podem frear sua utilização, comprometendo a ideia de criar um ecossistema em que a MazaCoin é a moeda oficial em circulação.

Em relação a investimentos, é preciso atentar ao risco. Mesmo o Bitcoin, que passa por grandes valorizações de tempos em tempos, não está totalmente consolidado como um ativo real. Então, diante das dúvidas, é um investimento voltado para quem tem perfil arrojado.

Como ela se diferencia de outras moedas digitais?

Um dos destaques da MazaCoin é o seu processo de mineração, que tem características únicas em relação a outros tipos de criptoativo. A princípio, ela utiliza o modelo de validação proof-of-work (PoW) ou prova de trabalho.

Assim, é preciso dispor de recursos computacionais para validar transações. No entanto, ela tem um protocolo diferente, que foi criado para emular a raridade de um metal precioso, como ouro ou prata.

Além disso, exige recursos menos complexos que o Bitcoin quanto à mineração de moedas, por exemplo. Outro destaque sobre ela está ligado à quantidade de moedas digitais. Ao contrário do Bitcoin, ela não possui um número máximo.

Contudo, prevê a reserva de parte dos recursos para diversos fins. Há 20 milhões de moedas reservadas para uma tribo, 20 milhões para o desenvolvimento da estrutura e outros valores distribuídos.

Na prática, isso também acontece porque a mineração não será feita inteiramente por usuários. Em vez disso, foi dividida em 2 blocos iniciais, com aumento da disponibilidade conforme a necessidade.

A moeda também conta com um plano deflacionário, de modo a manter o valor do criptoativo ao longo do tempo. O método de consenso sobre a mineração ajuda nesse sentido, em busca de melhorar a valorização com o tempo.

Como investir em MazaCoin?

Depois de saber o que é MazaCoin e quais são suas características, talvez você defina que vale a pena realizar o investimento nela. No caso, tudo começa com a abertura de conta em uma exchange, que atua para intermediar o processo.

Caso a MazaCoin não esteja disponível nessa exchange específica, é possível adquirir Bitcoin e, com a criptomoeda, negociar MazaCoins em outra plataforma. Assim, o processo de compra fica mais simples e você pode armazenar suas moedas digitais com segurança.

No entanto, é preciso ter muita atenção com os riscos. Além do que você já conferiu, a capitalização de mercado é extremamente baixa devido à adoção menor. Logo, antes de executar qualquer um desses passos é fundamental realizar uma avaliação criteriosa.

Descobrir o que é MazaCoin e como ela funciona significa conhecer a primeira criptomoeda utilizada por tribos norte-americanas. Apesar de seus diferenciais e de ter vantagens, é um criptoativo que traz um risco elevado e que, portanto, exige cuidado antes do investimento.

Não deixe de participar do assunto. Conte nos comentários se você tem outra dúvida ou fale as suas impressões sobre esse criptoativo!

Compartilhe:

Deixe uma resposta


Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.