Renova Invest Facebook

O que é e como funciona o COE?

coe o que é
coe o que é

O Certificado de Operações Estruturadas (COE) é um investimento que tem ganhado destaque por unir características de renda fixa e renda variável, oferecendo aos investidores a possibilidade de diversificar sua carteira de investimentos. Mas, você sabe o que é COE e como ele funciona? Neste artigo, vamos explorar este produto financeiro, seus tipos, vantagens, desvantagens e como investir.

O que é o COE?

O COE é um produto financeiro que combina elementos de renda fixa e de renda variável em um único “pacote. Seu funcionamento lembra um pouco o de um fundo de investimentos, mas com diferenças importantes: além de ter um valor mínimo de investimento e um indexador definido, o COE possui também uma data de vencimento e apresenta ao investidor uma série de cenários diferentes de ganhos e perdas.

O Certificado de Operações Estruturadas foi criado pela Lei 12.249/10 e regulamentado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) do Banco Central em 2013.

Essa modalidade de investimento é bastante popular em países como os Estados Unidos e na Europa, onde são conhecidas como “Notas Estruturadas”.

Como funciona o COE?

Os COEs são emitidos pelos bancos e registrados junto à B3 (antiga Cetip). Esses certificados podem adotar estratégias bastante variadas, tendo a rentabilidade baseada no desempenho dos ativos de referência durante o período de vigência do certificado. Entre os ativos de referência mais comuns estão:

  • Juros
  • Moedas
  • Ouro
  • Commodities
  • Índices de inflação
  • Ações e índices de ações nacionais
  • Ações e índices de ações internacionais

Porém, antes de fazer o investimento, o investidor também precisa receber um termo de ciência de risco, indicando que conhece os riscos a que se submeterá ao comprar um COE.

Tipos de COE

Existem dois tipos de COE, cada um com suas peculiaridades:

COE de Valor Nominal Protegido: Esse tipo de COE garante que o investidor receberá de volta no mínimo o valor que investiu inicialmente, mesmo que os ativos de referência do produto tenham um desempenho negativo.

COE de Valor Nominal em Risco: Nesse tipo de COE não há nenhuma garantia de retorno do valor investido. O investidor pode perder até o limite do capital que foi inicialmente investido.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Carteira Recomendada de Ações – Small Caps
Carteira Recomendada BTG de Dividendos
Carteira Recomendada de Ações (10SIM)
Carteira Recomendada BTG Pactual ESG

Vantagens e desvantagens do COE

Como todo investimento, o COE também possui suas vantagens e desvantagens. Entre as vantagens, destacam-se:

  • Diversificação: O COE permite ao investidor ter exposição a diversos ativos e mercados que, muitas vezes, seriam inacessíveis para ele.
  • Proteção do capital: No caso do COE de Valor Nominal Protegido, o investidor tem a garantia de que, no mínimo, receberá de volta o valor investido.
  • Potencial de ganhos: Dependendo das condições de mercado e dos ativos de referência, o COE pode proporcionar ganhos significativos.

Por outro lado, as desvantagens incluem:

  • Risco de crédito do emissor: Ao adquirir um COE, o investidor se sujeita ao risco de crédito do banco emissor.
  • Custo de oportunidade: A garantia de não perder o investimento inicial pode significar deixar de ganhar mais em outra aplicação.
  • Risco de liquidez: Os COEs têm uma data de vencimento fixa, e normalmente ela não ocorre no curto prazo.

Como investir em COE?

Para investir em COE, é necessário abrir uma conta em uma corretora ou banco que ofereça esse produto. Após isso, o investidor deve transferir o valor que deseja investir para sua conta na corretora ou banco e, então, escolher o COE que melhor se encaixa em seu perfil de investidor.

Conclusão

O COE é uma opção interessante para quem busca diversificar sua carteira de investimentos, combinando características de renda fixa e renda variável. É um investimento que permite a exposição a diversos ativos e mercados, oferecendo a segurança da renda fixa e o potencial de ganhos da renda variável. Porém, como todo investimento, também possui seus riscos e é importante que o investidor conheça bem o produto antes de investir.

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.