Os vieses comportamentais podem afetar o poder de decisão dos investidores. Por exemplo, o efeito Danny Krueger faz com que as pessoas superestimem seus conhecimentos e, consequentemente, façam escolhas equivocadas.

Desse modo, os vieses cognitivos podem induzir a erros de percepção e julgamentos que desconsideram a racionalidade. Logo, conhecer e controlar essas tendências é fundamental para melhorar a sua conduta diante de determinadas situações — especialmente no mercado financeiro.

Quer saber mais? Neste artigo, você entenderá o que é o efeito Danny Krueger, como ele pode se manifestar e como pode comprometer seus investimentos.

Não perca!

O que é o efeito Danny Krueger?

O efeito Danny Krueger, também conhecido como efeito Dunning Kruger, é um viés cognitivo que se refere a um fenômeno comportamental no qual o cérebro julga a realidade de forma errada. Para isso, a mente toma decisões a partir de ideias e experiências passadas.

Como consequência, o cérebro exclui a análise da situação de forma racional e imparcial. Esse efeito está relacionado à capacidade humana de compreender o quanto sabe ou não sobre determinado assunto.

Assim, o efeito Dunning Kruger é comum entre pessoas que acreditam saber mais sobre qualquer tema do que os indivíduos mais instruídos.

Como ocorre esse efeito?

Quando uma pessoa não sabe praticamente nada sobre um assunto, ela pode cair na ilusão de que conhece bem o tema, pois não se depara com a complexidade real dele. Afinal, para estar ciente do próprio desconhecimento em relação a um tema, é preciso ter um mínimo de entendimento sobre ele.

Assim, um leigo em mercado financeiro, por exemplo, pode acreditar que é capaz de prever o comportamento das ações na bolsa de valores.

Contudo, vale ressaltar que a tendência de pessoas com menos conhecimento serem mais confiantes não é uma questão de caráter ou ego. Na verdade, trata-se de uma predisposição natural dos seres humanos.

Como ninguém consegue ser especialista em tudo, é comum que todos os indivíduos sofram o efeito Dunning Kruger em algum grau e em relação a determinada área de conhecimento.

Quem descobriu o efeito Dunning Kruger?

O nome do efeito Dunning Kruger é uma homenagem a dois professores norte-americanos de psicologia: David Dunning e Justin Kruger. Eles investigaram o fenômeno e publicaram artigos que ajudam a entendê-lo.

INVESTIR FORA DO BRASIL? DESCUBRA COMO

INVESTIR FORA DO BRASIL? DESCUBRA COMO

Aprenda a como investir no exterior de forma prática

O principal teste realizado pela dupla foi com voluntários e envolvia responder perguntas de lógica e gramática. Antes de revelar os resultados, eles pediram às pessoas para avaliarem seus próprios desempenhos.

Com isso, eles perceberam que os mais bem classificados subestimaram suas performances. Essas pessoas acreditaram que estavam apenas na média ou pouco acima dela. Já os que erraram muitas perguntas foram os que mais se superestimaram.

Por meio desse estudo, os psicólogos definiram a teoria de que, em diversos casos, o ser humano acredita ser melhor do que realmente é. Além disso, quanto menos uma pessoa sabe, mais ela acreditará que entende sobre determinado assunto.

Embora não tenha sido uma constatação exatamente nova para a época, Dunning e Kruger foram os pioneiros em propor uma explicação para ela.

Como o efeito Danny-Krueger pode se manifestar no mercado financeiro?

Como você viu, o mercado financeiro é um ambiente bastante propício para o efeito Dunning Kruger se manifestar. Quando começam a investir, muitas pessoas não entendem sobre o assunto, mas conseguem dar o primeiro passo.

Nesse momento, elas descobrem que investir pode ser simples e começam a pensar que já têm bastante experiência. Como exemplo, estão as pessoas que oferecem diversas dicas sobre investimentos, sem ter nenhuma formação ou experiência no assunto.

Em geral, elas investiram em determinados ativos ou leram dicas na internet e acreditam que realmente sabem sobre o que estão falando. Por esse motivo, é fundamental analisar cuidadosamente de onde vêm determinadas dicas e conselhos sobre finanças e investimentos.

Essa prática evita que você tome decisões erradas no mercado financeiro. Afinal, o efeito Dunning Kruger nos investimentos pode causar consequências graves. Por exemplo, investidores que não reconhecem suas limitações podem acumular muitas perdas.

Também é possível que investidores com muito conhecimento adotem estratégias de investimento conservadoras — o que seria o oposto do efeito Danny Krueger. Com isso, eles obtêm resultados abaixo do esperado e do potencial da carteira.

Nesses casos, os indivíduos não estão agindo de forma racional. Ou seja, eles não estão investindo conforme seus perfis, objetivos e necessidades.

Como evitar o efeito Danny Krueger?

Agora você sabe que o efeito Danny Krueger pode trazer diversos malefícios para os investidores menos preparados para o mercado financeiro. Ademais, de maneira geral, indivíduos mais capacitados estão menos suscetíveis a sofrer esse viés.

Portanto, vale a pena saber como evitar o efeito Danny Krueger. Confira as principais dicas!

Conheça seu perfil e objetivos

O autoconhecimento é fundamental para todo investidor. Por isso, a primeira atitude que você deve tomar para evitar o efeito Dunning Kruger é conhecer o seu perfil de investidor. Essa classificação indica suas preferências ao investir.

Ele está diretamente relacionado ao seu nível de tolerância ao risco. Assim, serve como um guia para a tomada de decisão. Além disso, também é importante definir seus objetivos financeiros. Dessa forma, você pode escolher investimentos mais alinhados às suas expectativas e necessidades.

Estude sobre investimentos

Conhecer o mercado financeiro e toda a sua dinâmica é fundamental para investir melhor. Isso envolve entender as características e o funcionamento das alternativas de renda fixa e variável, por exemplo. Isso permite escolher as opções mais adequadas para a composição da sua carteira.

Se mantenha atualizado

O mercado financeiro é bastante dinâmico e tanto fatores da macro quanto da microeconomia podem influenciar seus investimentos. Por esse motivo, é essencial se manter atualizado em relação a questões econômicas, sociais e políticas, por exemplo.

Conte com o suporte de um profissional do mercado

Como você aprendeu, agir com excesso de confiança em relação ao mercado financeiro pode ser prejudicial para as suas finanças. Portanto, sem ajuda profissional pode ficar mais difícil fazer os aportes, considerando todas as informações necessárias.

Assim, é interessante contar com o auxílio de um assessor de investimentos. Trata-se de um profissional com certificação no mercado financeiro, preparado para ajudar investidores durante sua jornada no mercado de investimentos.

Desse modo, ele pode apresentar alternativas, esclarecer o funcionamento e trazer informações relevantes sobre as oportunidades do mercado. Logo, há menos riscos de fazer escolhas equivocadas por falta de conhecimento.

Agora você sabe o que é o efeito Danny Krueger e pode evitar que ele interfira e prejudique os seus investimentos. Afinal, tomar decisões por impulso e equivocadas no mercado financeiro pode fazer com que você tenha prejuízos em sua estratégia e se distancia dos seus objetivos.

Quer aumentar seu conhecimento sobre investimentos e tirar suas dúvidas para investir melhor? Entre em contato conosco e agende uma reunião com um assessor!