Renova Invest Facebook

Liquidez seca: o que é e por que é importante entender

Liquidez seca:
Liquidez seca:

A liquidez é uma característica que indica a facilidade com a qual é possível converter determinados ativos financeiros em dinheiro. Desse modo, ela é um indicador importante em empresas — e, portanto, para investidores em ações. Entre as formas de calcular esse índice, existe a liquidez seca.

Por meio dessa informação, você consegue analisar melhor a situação de um empreendimento e a composição financeira dele. Com isso, tende a ser mais fácil fazer uma escolha mais embasada sobre a alocação dos seus recursos ao investir em um negócio.

Neste artigo, descubra por que a liquidez seca é importante na hora de investir e veja como analisá-la!

O que são os índices de liquidez?

Um índice de liquidez é uma medida que mostra quão líquido é determinado montante ou patrimônio. Ele pode ser aplicado, por exemplo, para acompanhar a situação financeira de uma empresa, considerando o dinheiro que está disponível para cumprir suas obrigações financeiras.

Em geral, esse indicador é calculado pela relação entre os ativos circulantes e os passivos circulantes. Os ativos representam os valores em caixa e os direitos — como os recebíveis da companhia em análise.

Já os ativos circulantes são as dívidas e contas a pagar, de modo geral. Assim, o objetivo é alcançar um resultado maior que 1, pois isso indica que existe capacidade para que as obrigações financeiras sejam cumpridas com o dinheiro circulante.

Quais são os tipos de liquidez?

Até aqui, você viu as informações gerais sobre o índice de liquidez e seu significado. Porém, é importante entender que ele pode se dividir em algumas classificações, dependendo da metodologia utilizada para o cálculo.

A liquidez corrente, por exemplo, representa a relação simples entre ativos e passivos. Já a liquidez imediata considera apenas os valores efetivamente disponíveis. Com isso, é possível saber qual é a capacidade de pagamento de modo imediato.

Por sua vez, a liquidez geral utiliza informações focadas no longo prazo. Assim, há como definir como a empresa tende a se comportar perante os compromissos financeiros de longo prazo.

O que é a liquidez seca e como calcular?

Além dos três tipos de índice de liquidez que você conferiu, existe outra classificação importante: o índice de liquidez seca. Esse indicador financeiro é considerado mais preciso que a liquidez corrente, pois o cálculo exclui os estoques do ativo circulante.

Sendo assim, a fórmula da liquidez seca é a seguinte:

Liquidez seca = (Ativo circulante – Estoque) / Passivo circulante

Essa adaptação é importante por dois motivos. O primeiro é que o estoque faz parte do patrimônio, mas pode não ser tão fácil transformá-lo em recursos líquidos. Em períodos de baixa demanda, por exemplo, tende a ser mais difícil realizar as vendas necessárias para obter os recursos.

O segundo ponto é que algumas empresas apresentam estoques acima da média. Nesse caso, calcular a liquidez seca ajuda a tornar as informações mais representativas da situação atual do negócio.

Como interpretar esse tipo de liquidez?

Agora que você sabe como calcular a liquidez seca, é essencial entender como analisá-la e quais conclusões é possível tirar dela. Como você viu, qualquer índice de liquidez permite compreender a capacidade de pagamento em curto prazo da empresa.

Assim, um nível maior de liquidez seca pode indicar que a companhia tem uma capacidade maior de reagir a imprevistos financeiros, sem necessariamente se endividar.

Além disso, se torna viável comparar a liquidez seca com a liquidez corrente. Desse modo, há como entender qual é o papel que o estoque desempenha na composição do ativo circulante e quais podem ser os impactos disso na gestão financeira da empresa.

A análise do resultado numérico também é relevante para avaliar a saúde financeira da companhia. Uma liquidez seca menor que 1, por exemplo, aponta que os compromissos financeiros imediatos são maiores que os ativos circulantes menos o estoque.

Por que é importante entender sobre a liquidez seca?

Como investidor, é fundamental saber o que a liquidez seca representa e como avaliá-la. Afinal, esse é um indicador relevante do setor e ajuda a compreender melhor a estrutura financeira de um negócio no qual você pretende aportar.

Logo, você pode analisar a liquidez seca de uma empresa antes de fazer um investimento nas ações dela, por exemplo. Essa é uma forma de ponderar se o empreendimento tende a estar protegido ou se pode gerar grandes dívidas no curto ou médio prazo.

No geral, é possível usar a liquidez seca como um indicador financeiro da análise fundamentalista. Assim, há como compreender melhor a situação do negócio e avaliar se as perspectivas são interessantes.

Dependendo do caso, pode valer a pena comparar a liquidez seca entre empresas diferentes, mas do mesmo segmento. Com isso, você pode encontrar a opção que faz mais sentido para a sua carteira.

Ao mesmo tempo, é preciso ter atenção para não utilizar apenas esse indicador financeiro como referência. Afinal, a liquidez seca mostra apenas uma parte das finanças da companhia, sendo necessário entender o contexto mais amplo.

Como usar a análise de liquidez seca ao investir?

Caso você tenha interesse em explorar a liquidez seca em sua análise de ações, é importante efetuar o cálculo com base em dados divulgados pelo negócio. É comum encontrar as informações necessárias no balanço patrimonial das companhias.

Conhecendo o indicador, você pode fazer o benchmarking para analisar seu resultado. Ao comparar a liquidez seca de uma empresa com a média de mercado, por exemplo, é possível saber como a empresa se posiciona em relação a outros negócios.

Se precisar de suporte para usar essa ferramenta ou conhecer melhor as oportunidades do mercado financeiro, você pode recorrer ao assessor de investimentos. Esse profissional pode ajudá-lo a entender as alternativas de investimento mais adequadas ao seu perfil e objetivos financeiros.

No momento de avaliar uma empresa, o assessor pode auxiliá-lo com informações de qualidade — que podem ser úteis na sua avaliação sobre companhias listadas na bolsa. Assim, é mais fácil usar os dados de maneira estratégica na sua análise de fundamentos e fazer escolhas mais embasadas.

Agora você sabe que a liquidez seca permite entender melhor a capacidade de pagamento de uma empresa no curto prazo. Com base nessas informações, se torna viável encontrar as melhores oportunidades para compor seu portfólio, com foco nas metas financeiras definidas por você!

Gostou dessas informações? Conheça mais sobre o mercado financeiro ao falar conosco da Renova Invest!

 

Para aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre o mercado financeiro, nos acompanhe nas redes sociais. Estamos no YouTubeInstagramFacebook e LinkedIn!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.